Atlan espera Don Redhorse no hangar da eclusa. No caminho até a central de comando, o major informou-lhe que o transmissor do centro foi selado pelas frotas halutenses e não há maneira de usar o transmissor sem ser despercebido. Ao chegar a central de comando, Redhorse repetiu seu relatório. Melbar Kasom é da opinião de que, assim, é impossível voltar ao presente, e se propõe a encontrar um planeta onde a tripulação da CREST III possa se instalar. Atlan discorda e vai até a central de computação da espaçonave onde está o halutense Icho Tolot.

O arcônida informa o halutense sobre o resultado do voo de reconhecimento de Don Redhorse. O halutense teme que a tripulação arcônida da CREST III, culpe-o pelas ações dos halutenses na Via Láctea. O arcônida consegue dissipar esses temores, e juntos, os dois começam a traçar um plano de resgate. Depois de algumas horas eles são convidados por Perry Rhodan, para participar da conferência dos principais oficiais da espaçonave.

O engenheiro-chefe da CREST III, o dr. major Bert Hefrich, deixou claro que a CREST III, em nenhuma circunstância, poderia voar o 1,45 milhão de anos-luz de distância que a separava da Nebulosa de Andrômeda, com suas próprias forças. A energia restante dos conversores kalup da nave é suficiente para cerca de 900.000 anos-luz. É necessário a troca dos conversores para alcançar, sem o uso do transmissor central em voo direto para Andrômeda. Atlan sugere considerar usar o transmissor galáctico. Uma vez que essa operação não promete qualquer perspectiva de sucesso, devido a ocupação do planeta Kahalo pelos halutenses, ele pede aos participantes que primeiro pensem em outras possibilidades.

Após o término da conferência, Gucky o rato-castor espera por Atlan na cabine dele. Gucky relata que ele ouviu uma voz telepática chamando seu nome durante sua última missão na Terra. Quando Atlan mencionou que não foi ele quem o chamou, Gucky explica ao arcônida sua teoria de que deve existir alguém na terra, nesta época, que é telepático e sabe o seu nome. Ele quer ir à Terra com Atlan.

A 35 anos-luz da Terra, a CREST III descarrega um jato-mosquito com Gucky e Atlan a bordo, para voar para a Terra, para procurar o contato desta época. É um negócio arriscado, porque o Sistema Solar ainda possui a Estação de Tempo e a Fortaleza da Lua dos senhores da galáxia. Com uma ousada manobra, Atlan consegue chegar a Terra. Ele entra na atmosfera da Terra e começa a busca pelo contato telepático.

Neste meio de tempo, a CREST III, é descoberta e atacada por um couraçado halutense. A CREST III destrói a nave halutense e permanece na sua posição, a espera de Atlan e Gucky.

Agora Gucky conduz Atlan para o Himalaia. Na montanha Gaurisankar ele encontra a fonte da chamada telepática e aterrissa. Gucky diz a Atlan que a chamada vem de um transmissor mecânico ajustado exatamente às frequências do cérebro de Gucky e, portanto, não pode ser recebido por nenhum outro telepata. Gucky irradia um impulso de abertura telepático e recebe uma mensagem do major Gerald Snigert, o comandante do tênder da frota DINO III. Nela, Snigert relata suas ordens para seguir a CREST III para o passado e abastecer-lhes, em particular, com três conversores kalup novos. Finalmente, ele pede a Gucky para resgatar o memotransmissor, pois contém mais informações importantes. Gucky retira o memotransmissor, e ele e Atlan voltam para a CREST III.

Durante a manobra de ajuste para entrar na CREST III, a espaçonave é descoberta por uma frota de 44 espaçonaves halutenses e é imediatamente atacada. Depois de uma acidentada manobra de embarque para recuperar o jato-mosquito, a CREST III consegue fugir para o espaço linear. Por precaução, Gucky tinha saltado por teleportação com o memotransmissor para a CREST III. Uma vez lá, ele informou Perry Rhodan sobre as aventuras na Terra. Perry Rhodan decide abrir o memotransmissor no laboratório de física.

Dentro do memotransmissor, há uma bobina de filme sobre as aventuras da DINO III e as medidas tomadas por Gerald Snigert e seu pessoal para entregar os três conversores Kalup para a CREST III, que eles imaginam estar a 500 anos no futuro. No final do filme, os espectadores descobrem que a DINO III foi colocada em órbita em torno do Sol Profus.

Imediatamente, a CREST III voa para o sol Profus. Eles descarregaram várias corvetas para encontrar o tênder da frota no interior do sistema solar. Quando a CREST III ainda estava afastada cerca de 10 horas de Profus, finalmente o Capitão Finch Eyseman retorna com a corveta KC-4 e transmite a mensagem que a DINO III foi encontrado ilesa.

Perry Rhodan pousa sobre a plataforma com um space-jet, na qual Gucky removeu todos os dispositivos de segurança existentes. Ele é cumprimentado por uma gravação do major Snigert, que lhe entrega a plataforma e pede-lhe para ir para a central de comando do tênder da frota. Lá, os homens encontram os restos mortais do major Snigert, sentado em sua cadeira de comando e, antes de morrer, guardou as últimas informações para Perry Rhodan em um cofre. Os homens descobriram que a tripulação da DINO III conservou o tênder da frota e como foi que os homens morreram. Eles também descobriram que parte da tripulação sob o comando do major Gus Barnard e Capitão Rog Fanther – a maioria membros do Corpo Técnico-Científico – tentaram, usando um voo de dilatação relativista como uma ponte através dos 500 anos, sem sofrerem um envelhecimento significativo, com uma corveta do tênder chamada GOOD HOPE. Rhodan decide procurar a corveta desaparecida, enquanto isso, tanto o tênder da frota quanto a CREST III estão sendo preparados para o voo linear para Andrômeda. Após 14 dias de intenso trabalho nas duas espaçonaves, em 1º de setembro, Perry Rhodan ordena a decolagem em direção a Andrômeda, sem terem encontrado a GOOD HOPE.

Depois de 25 dias de voo pelo espaço vazio entre as galáxias, finalmente os conversores kalup da CREST III estão queimados, e depois de ejetar os dispositivos queimados, a espaçonave aterrissa no tênder da frota para trocar os três conversores novos. Antes que isso possa ser feito, a 483 anos-luz de distância, surge um objeto com cinco mil vezes a massa da CREST III. Perry Rhodan, quer evitar o risco de localização, envia uma nave auxiliar, pede aos dois parasprinters, Tronar e Rakal Woolver, para explorar o objeto com a ajuda de suas habilidades. Uma vez lá, eles percebem que o objeto é enorme, são cinco estações espaciais maahks com trinta quilômetros de largura. Aparentemente, as plataformas, tem o objetivo de trocar os conjuntos para o voo ultraluz na viagem entre Andrômeda e a Via Láctea. Isso deixa claro que os maahks, originalmente vieram de Andrômeda e foram levados da Via Láctea pelos lemurenses que fugiam dos halutenses.

Os três conversores kalup foram levados apressadamente para a CREST III e, a espaçonave se afasta do tênder da frota. Antes que os novos conversores possam ser ligados, a CREST é descoberta por três espaçonaves maahks. A CREST III destrói as espaçonaves para ganhar tempo. Um pouco mais tarde, aparece uma frota ainda maior de espaçonaves maahks e cercam a CREST III. Os conversores ficam prontos a tempo, e a CREST III pode continuar o voo até a galáxia Andrômeda. Onde ela chega em 03 de outubro de 2404, tempo de bordo.

As tripulações das três espaçonaves maahk destruídas – eram a elite científica dos refugiados. Posteriormente, os refugiados restantes foram realocados para um planeta à beira da Via Láctea. Sem os seus cientistas eles voltam ao primitivismo e só alcançam seus conhecimentos técnicos antigos 30 mil anos depois. Eles deixam seu planeta e se encontram com os arcônidas. Surgem os primeiros conflitos, dos quais geram a guerra do metano. No final da guerra, os maahks fogem para sua antiga casa, a nebulosa de Andrômeda. Lá eles encontram os tefrodenses e os senhores da galáxia...

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..