Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
Subciclos - 01 - Primeiras Aventuras de Atlan: 1 ao 16 – 16 volumes.
No Grande Império Arcônida é o ano 10496 Ark (de Árcon) um tempo correspondente ao ano terrano de 8024 aC.1 Portanto, é uma época em que os habitantes da Terra ainda estão mergulhados na barbárie, não sabendo das estrelas, nem da grande herança da Lemúria desaparecida.
Por outro lado e apesar de Árcon manter uma grande guerra contra os maahks, que está no seu ápice, o imperador atual deste vasto domínio, é Orbanaschol III, um homem brutal e de grande astúcia. O qual está sob a suspeita e há boatos espalhados, de ter planejado e executado a morte de seu irmão, Gonozal VII, a fim de assumir o poder para si.
Mesmo que Orbanaschol III tenha estabelecido firmemente o seu poder, existe um homem a quem o Imperador de Árcon deve temer: Atlan, o herdeiro legítimo do trono. Após a morte de Gonozal VII, seu pai, ele havia desaparecido sem deixar vestígios, em companhia do ex-médico particular de Gonozal VII.
Mas talvez as pistas não fossem suficientemente ocultas, porque os brutais agentes de Orbanaschol III, os kralasenes, apareceram subitamente no remoto planeta Gortavor, onde Atlan crescera para a maturidade sob o olhar atento de Fartuloon e na proteção de Tarkihl, sem saber nada de sua verdadeira origem. E aqui eles prenderam o velho médico de Gonozal VII, sem qualquer aviso.
Atlan deve pensar em como conquistar a liberdade de Fartuloon e empreender A Fuga de Tarkihl, com seus companheiros enceta a fuga dos agentes do Imperador.
Na fronteira das terras brancas Fartuloon tem uma base. Atlan quer fugir com seus companheiros por meio do OMIRGOS – um cristal. Apesar dos fantasmas da neve e tempestades os atingirem, Fartuloon e seus companheiros chegam ao povoado de Adjover onde Fartuloon pode dominar o tirano local, Umman, para obter suprimentos frescos.
Poucos antes da estação, os fugitivos são alcançados pelos kralasenes. A própria estação está localizada no Vale Kermant, onde até mesmo a moderna tecnologia falha. Na neblina os kralasenes sequestram Farnathia. Atlan, Fartuloon e Eiskralle fogem de Gortavor por meio de um efeito transmissor do OMIRGOS. (Atlan 1 a 3)
O jovem Príncipe de Cristal ainda está muito vivo! Depois de ter sido informado de sua verdadeira história e ter ativado seu cérebro extra, seu pensamento e cada ação têm um claro objetivo: derrubar o usurpador. Mas este projeto de Atlan não se concretizará tão facilmente. Após o surgimento do exército de espectros em Kraumon, a principal e secreta base de Fartuloon, onde junto com Atlan, planejam a luta contra Orbanashol.
O caçador de cabeças Corpkor, um arcônida de 60 anos de idade, que opera com uma nave esférica de 60 metros e um exército de animais treinados, recebe de Orbanaschol III a tarefa de capturar o Príncipe de Cristal Mascaren da Gonozal. Através de documentos antigos de Fartuloon, ele descobre evidências de Kraumon, a base secreta do cirurgião é finalmente localizada, graças à explosão no planeta, que trouxe de volta os “espectros” ao universo normal.
Corpkor finge um pouso de emergência, para deixar apenas seu exército de animais atacar a base. Ambos os lados sofreram pesadas perdas de animais ou robôs. Corpkor consegue com a ajuda das mariposas tulh, que têm hipno-ornamentos em suas asas, capturar Atlan e Morvoner Sprangk. Por sua vez, Fartuloon envia robôs para impedir a nave esférica de decolar.
Finalmente Atlan é libertado e derrota Corpkor em um duelo. Então, ele consegue convencer o caçador de cabeças do fato de que o Imperador é o assassino de seu pai. O caçador de cabeças entra imediatamente no movimento de resistência de Atlan.
Para promover seus próximos planos, para alterar a configuração de poder, Atlan vai junto com os companheiros para Trumschvar, o mundo dos Kralasenes. E ali se dá o primeiro conflito direto com os adversários mais poderosos.
Sofgart o Cego voa para Ganberaan, seu mundo da tortura, onde Atlan passa pelo conselho. Em um pântano, ele salva a vida do arcônida Kelese Ta-Amonte. A partir dele, ele ouve que um ser chamado de Apanhador de Almas torna incerto os pântanos. Somente após Atlan lutar contra os kralasenes, Ta-Amonte confia nele.
Juntos, eles atacaram um comboio de prisioneiros, em que também se encontra o vulther Mingor, e assumem o papel de kralasenes para entrar na Sepulkorvat, a fortaleza de Sofgart. Lá, fica a espreita o Apanhador de Almas, que é também um vulther. Mingor, que é o sucessor do Apanhador de Almas anterior, acompanhou Atlan e Ta-Amonte. Os dois seres se matam em um combate único, de modo que os dois arcônidas podem penetrar na fortaleza.
Atlan e Kelese Ta-Amonte invadem o Sepulkorvat, a fortaleza de Sofgart o Cego, que está localizada em uma montanha de seis quilômetros de diâmetro e uma altura de 1,5 quilômetro. Quando eles chegam até o líder dos kralasenes, encontram o guarda superior Argee, o mesmo está no garrabo, um jogo em que se tratava de sua vida, porque ele foi misericordioso com um prisioneiro que perdeu para Sofgart. O garrabo é um jogo de estratégia dos arcônidas, semelhante ao xadrez terrano, mas no qual os prisioneiros do líder dos kralasenes são utilizados no lugar de peões e uma vez que seu personagem é atingido no jogo, ele também é morto.
Sofgart quer oprimir Atlan e Ta Amonte, eles são cercados por robôs de combate. O lider dos kralasenes se deixa persuadir a um jogo de garrabo por Atlan em que é disputada a liberdade ou a morte dos dois arcônidas. Como o Príncipe de Cristal ganha o jogo, seus prisioneiros não são mortos a pedido de Atlan, Sofgart não cumpre o acordo e quer interrogar os intrusos. No entanto, Atlan e Ta Amonte podem escapar. Nos momentos seguintes, os dois arcônidas aproveitam a confusão na fortaleza e libertam os prisioneiros. Pouco tempo depois, Ta-Amonte é alvejado pelos kralasenes.
Sofgart reconhece o interesse de Atlan, cuja verdadeira identidade ele não tem ideia, por Farnathia. Ele faz um prisioneiro silencioso levar o Príncipe de Cristal para ela e, em seguida, fugir da Sepulkorvat. Por meio da selva, após uma caminhada que se transforma em uma marcha de um dia inteiro, eles chegam até Perkora, uma cidade dos kralasenes onde podem se esconder em uma casa atualmente desocupado. Pouco tempo depois, o hipnobloco de Sofgart o Cego em Farnathia fica ativo, a forçando a atacar Atlan. No entanto, ele pode quebrar o feitiço, quando ele relembra a jovem arcônida a juventude em comum em Gortavor.
Ele então colocou Farnathia numa ligação de videofone com Sofgart que, em seguida, vai para Perkora pegar os adversários supostamente dominados. Atlan pode tomar o líder dos kralasenes como refém e, assim, pedir uma espaçonave com quatro prisioneiros como sua equipe. Pouco antes da partida, ele deixa Sofgart livre e se revela a ele como o legítimo Príncipe de Cristal.
Entretanto, estes objetivos de Atlan estão mais longes do que nunca. Porque depois de sua bem-sucedida fuga do planeta Ganberaan, o Reino do Torturador, ele cai nas mãos dos piratas da Barreira de Sogmanton. E para salvar Farnathia, a sua amada, ele arrisca tudo.
Sofgart infectou Farnathia com um bioparasita que assume o controle dela e a transforma gradualmente num monstro. Então, ocorre uma série de assassinatos no Castelo de Richmond, provocando atritos entre o pessoal de Hanwigurt Sheeron e a gangue dos piratas do Coletor. Só então eles descobrem Farnathia como um monstro, quando então o Coletor propõe adquirirem um corpo androide para Farnathia, tal como aqueles encontrados no ninho dos piratas Tarugga.
No entanto, quando Atlan e o Coletor chegam lá, eles descobrem que os androides ficaram loucos devido à radiação da barreira Sogmanton, de modo que devem ser dominados pelos piratas. Por causa desta distração o bioparasita pode matar Lorde Correson, apenas para reaparecer na sede de Sheeron onde ele quer finalmente matar Farnathia. No entanto, o metabólico Morgus assume a forma de Farnathia para que o parasita o penetre e seja aniquilado no processo. Farnathia está relativamente intacta após o fim do parasita.
Sheeron já havia contatado Kraumon mais cedo, de forma que Fartuloon, Eiskralle e Morvoner Sprangk chegam para ajudar Atlan.
Na barreira Sogmanton, acontecem estranhos incidentes com os grauzaynas cuja nave está há anos na barreira. A única tentativa até agora para entrar na nave realizada pelos piratas terminou num fiasco. Como a nave dos grauzaynas aparentemente começa a dissolver, quatro ovos de poeira são tripulados. Atlan pode entrar em contato com um grauzayna e aprender sobre a iminente metamorfose. O grauzayna deixa para trás, como um presente de despedida, 33 Talamas, antes de a nave grauzayna desaparecer no hiperespaço.
Os piratas voam para o mundo de livre comércio Jacinther IV para vender seu saque acumulado. Atlan, Fartuloon, Morvoner Sprangk e Eiskralle querem participar do voo e oferecer os Talamas. Sob o comando de Jepson Tropp, os piratas voam para o continente Broschaan. Uma vez que Atlan não partilha os Talamas e os piratas ficam com raiva, os grupos rapidamente se dissociam.
Pelas atividades de Atlan, o seu grupo logo é feito prisioneiro pelo governador Prillgram Galbass, que os prende como espiões dos outros governadores. Atlan e seus amigos podem escapar da morte fugindo com a ajuda de uma amante de Galbass, ação que lhe custou a sua vida. Questionando Galbass, Atlan tem conhecimento de que o economista Freemush vai visitar Jacinther em breve, e decide raptá-lo.
Primeiro, ele se oferece a Galbass como um homem livre se seu espião para o mandatário Fertomash Agmon, que todos os governadores gostariam de seguir. Galbass respondeu à oferta e envia os quatro com uma nave para Sebentool. Porém, a nave é desviado por agentes de Mavillan Ruuver para a ilha Kortasch-Auromt porque Ruuver está interessado nas atividades de espionagem de Galbass.
Em Kortasch-Auromt há todo um exército de grandes lagartos, os moojas que são controlados via receptores implantados. Os animais são destinados ao trabalho e lutas. Após Fartuloon com ajuda de sua Skarg realizar um feito que permite a fuga do grupo, eles construíram um amplificador para uma estação de controle; e foi possível remover um líder mooja, para que eles possam escapar dos lagartos da ilha sob o controle do governador Mavillan Ruuver.
Em seguida, Atlan, Fartuloon, Morvoner Sprangk e Eiskralle, com a ajuda do treinador de moojas Coraschol e o mercador Harakas, conseguem chegar a um paredão íngreme de 1.000 metros acima do nível do mar que separa o resto da ilha através de um planalto de 50 km, com o espaçoporto e o Palácio do Governador. Pela estação de controle, Fartuloon força o governador a negociar.
Como em Broschaan, Atlan e Fartuloon se oferecem para verificar se o boato de que o representante império, Agmon Fertomash, está realmente morto. Sprangk e Eiskralle permanecem como apoio na ilha em uma caverna com a estação de controle enquanto Atlan e Fartuloon tomam curso para Sebentool com um planador.
Em Sebentool Atlan e Fartuloon fingem ser emissários do economista Freemush. Então eles são levados para Djulf Sorpschan, o chefe secreto da organização criminosa Nocto-NOS, que reside em um palácio entre o espaçoporto Sebentool-Varn e a cidade Sebentool-Braan. Quando ele é informado por seus espiões em Broschaan do blefe, Atlan e Fartuloon ainda podem escapar, tomando Sorpschan como refém.
Depois que eles deixam Sorpschan, penetram no palácio do oficial do império, Fertomash Agmon. Lá eles encontram Kaddoko, o governador de KevKev. Este matou Agmon em legítima defesa e desde então assumiu o seu papel. Atlan e Fartuloon o ajudam a implantar pistas falsas que indicam um acidente.
Pouco tempo depois, eles têm que deixar o palácio, enquanto as tropas de Sorpschan atacam. Por rotas subterrâneas, Atlan, Fartuloon, Kaddoko e sua comitiva podem escapar dos soldados e, em seguida, sair de KevKev. Um pouco mais tarde, eles descobrem que Freemush se antecipou e chegou com uma frota de 600 espaçonaves robotizadas em Jacinther IV.
Em KevKev a aliança entre Atlan e Kaddoko quebra logo após o Príncipe de Cristal e seu mentor Fartuloon terem testemunhado várias execuções em que Kaddoko mergulha seus inimigos para a morte nas falésias. Por outro lado Kaddoko sabe que Atlan e Fartuloon sabem demais. Assim, os dois acabam na masmorra do Governador. Quando Atlan está para ser executado, os homens de Freemusch invadem o palácio de Kaddoko. Kaddoko é preso pelo assassinato de Fertomash Agmon, o novo representante do império é um homem chamado Jalanock.
Freemusch oferece a todos os ex-prisioneiros para se estabelecerem em Jacinther IV ou deixar o planeta em seu cruzador, CAISED. Como a nave só pode ser alcançado a pé, através de um território perigoso, sua oferta é apenas aparentemente generosa. Atlan parte com um homem chamado Kolcho, que tem habilidades notáveis, graças aos seus olhos azuis cristalinos e tem contas a acertar com Freemusch, no caminho, enquanto Fartuloon com um planador temporariamente reparado e Morvoner Sprangk e Eiskralle informam os piratas. Atlan e Kolcho recebem reforços do ordenhador de mertes, Parok, durante a viagem antes de Fartuloon ir buscá-los.
Seis pessoas do grupo chegam a CAISED e conseguem realmente render a central de comando e, na verdade, Freemusch. No entanto, a frota robô os persegue a cada transição até Sprangk desviar a CAISED na barreira de Sogmanton. Lá as naves robotizadas encalham e viram presas indefesas para os piratas, enquanto Sprangk voa para o castelo de Richmond. Como Kolcho reconhece que Atlan é um inimigo de Orbanaschol, ele quer matá-lo, enviando-lhe com seus olhos para um plano diferente de existência. No entanto Eiskralle pode derrubá-lo.
Atlan deixa a CAISED para os piratas e busca Farnathia. Parok quer voltar para Jacinther IV. A pequena força rebelde está a caminho de Kraumon com Freemusch.
1No texto de abertura dos 4 primeiros volumes consta que o ano 10496 da Ark corresponde ao 9003 aC. Estes dados estavam incorretos. Durante os trabalhos de criação dos Volumes Azuis de Atlan, Rainer Castor corrigiu estas informações, baseado nas informações que apareceram nos PR15, PR60 e PR70, e que foram negligenciadas. No Volume Azul 17 a conexão de datas foi feita: Os romances começaram ambientados no ano de 8024 aC.
Veja abaixo os detalhes em nossos resumos!
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 993
“O Príncipe de Cristal em um mundo de livre comércio – Entre piratas, trapaceiros e espiões”
Título Original: Planet der Intrigen
Autor: Ernst Vlcek
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 18/03/1974
Publicação no Brasil: Março/2013
Época: Ansoor 5 a Ansoor 13 de 10.497 da Ark (8.023 aC)
Local da ação: Jacinther IV
Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Eiskralle, Morvoner Sprangk, Jepson Tropp, Prillgram Galbass, Orfina
Resumo
No ano de 10.497 da Ark um grauzayna desfalecido chega ao Castelo de Richmond. Os piratas salvam o corpo sem vida. Agora eles querem saquear a espaçonave porque o grauzayna não parece vivo. Os piratas estão interessados principalmente nos Talamas.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 960
“Um misterioso exército marcha – Lagartos obedecem a comandos de rádio”
Título Original: Meister der Echsen
Autor: Clark Darlton
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 01/04/1974
Publicação no Brasil: Abril/2013
Época: Ansoor 13 a Ansoor 16 de 10.497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Jacinther IV
Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Eiskralle, Morvoner Sprangk, Coraschol, Harakas, Mavillan Ruuver.
Resumo
Atlan, Fartuloon, Morvoner Sprangk e Eiskralle chegam a uma cidade portuária no continente de Kortasch-Auromt. Estão assentados como prisioneiros em uma jaula que está parada no cais. Finalmente, três arcônidas aparecem para levar os prisioneiros para Mavillan Ruuver. A gaiola é levantada em uma carroça, que é puxada por dois moojas.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 916
“De caçadores a caça – O Príncipe de Cristal Atlan anda pela Estrada das Mil Crateras”
Título Original: Die Burg des Tyrannen
Autor: Hans Kneifel
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 15/04/1974
Publicação no Brasil: Maio/2013
Época: Ansoor 18 a Ansoor 20 de 10.497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Jacinther IV
Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Banff, Vergord, Djulf Sorpschan, Kaddoko, Fertomash Agmon.
Resumo
Fartuloon e Atlan chegaram ao continente Sebentool no mundo do livre comércio Jacinther IV. Eles tentam ver através das relações, e se colocam como os comerciantes que negociam informações. Os dois companheiros entram em contato com Vergord, o que os une com o grande comerciante Banff. Fartuloon já inicia a conversa falando que Banff pertence a Nocto-NOS, uma organização criminosa, e suspeita que o Governador Djulf Sorpschan é o chefe da organização. Para coroar o descaramento Fartuloon e Atlan dizem ser agentes do economista Freemush, o qual é esperado em Jacinther IV para verificar as condições de saúde do oficial do império de Fertomash Agmon.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 920
“A grande batalha do Príncipe de Cristal – contra um homem e uma frota robô”
Título Original: Flucht ins Chaos
Autor: H. G. Francis
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 29/04/1974
Publicação no Brasil: Julho/2013
Época: Ansoor 21 a Ansoor 27 de 10497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Jacinther IV
Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Eiskralle, Morvoner Sprangk, Kolcho, Kaddoko, Freemusch
Resumo
Ao chegar em KevKev, o governador simplesmente deixa Atlan e Fartuloon no hangar de planadores e não se preocupa com os alegados representantes do economista Freemusch, que é esperado em Jacinther IV. Dois guardas são atribuídos a eles, supostamente para proteção pessoal. Os dois amigos observam a forma como Kaddoko lida com prisioneiros. Num penhasco a beira-mar aparecem sete figuras esfarrapadas que tentam escalar, apesar da rebentação nas rochas. Os dois guardas complicam as suas vidas e atiram com os radiadores energéticos sobre os prisioneiros. Atlan e Fartuloon não podem somente assistir a isso e começam uma luta com os dois homens. Enquanto Atlan envia um dos guardas para o reino dos sonhos, Fartuloon empurra o seu adversário sobre o penhasco. Os companheiros pegam um planador e se dirigem para os últimos prisioneiros sobreviventes. Um homem chamado Kolcho consegue saltar a bordo do veículo. Mas quando Atlan aterrissa no hangar, ele fica desolado, é insultado pelos prisioneiros e até mesmo ameaçado de morte. Atlan agiu corretamente, mas tendo em conta a superioridade dos guardas do governador Kaddoko. O prisioneiro é conduzido.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Delgado
- Acessos: 1328
"Sob traidores e assassinos – uma aventura do jovem [[Atlan]] no ano 10496 de Árcon"
Título Original: In Der Spinnenwüste
Autor: Ernest Vlcek
Tradutor: Augustus César
Revisor: Delgado
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Conversão da capa brasileira: José Antonio
Publicação na Alemanha: 11/06/1973
Publicação no Brasil: Setembro/2011
Época: Ano 10496 de Árcon (8024 aC)
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle, Pronti, Komyal, Lay Manos, Waccor, Vafron.
Local da ação: Gortavor.
Curiosidades: No texto de abertura deste volume consta que o ano 10496 de Árcon corresponde ao 9003 aC. Estes dados saíram nos 4 primeiros volumes deste ciclo. Durante os trabalhos de criação dos Volumes Azuis de [[Atlan]], Rainer Castor corrigiu estas informações, baseado nas informações que apareceram nos PR15, PR60 e PR70, e que foram negligenciadas. No Volume Azul 17 a conexão de datas foi feita: O romance é ambientado no ano de 8024 aC.
Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série [[Atlan]], incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryverso, algo que sempre foi desejo de muitos.
Resumo
No ano de Árcon 10496, 8024 aC., [[Atlan]] é um adolescente. Ele está no isolado mundo de Gortavor, com seu pai adotivo e mestre, Fartuloon, que foi médico particular do pai do jovem príncipe de cristal, o falecido imperador [[Gonozal]] VII. Ele trata de garantir a segurança de seu pupilo e mantê-lo escondido dos que procuram por ele para matá-lo, a mando de seu tio usurpador, Orbanaschol III, assassino do imperador. Fartuloon deu à criança o nome de [[Atlan]], como originalmente queria a mãe do jovem, mas nada diz a ele sobre sua origem e seu direito legítimo ao trono de Árcon.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1213
"Os mercenários do Imperador estão vindo – eles exigem a cabeça do Príncipe de Cristal."
Título Original: Flucht aus dem Tarkihl
Autor: Clark Darlton
Tradutor: Augustus e Antônio Sérgio
Revisor: Delgado
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Conversão da capa brasileira: José Antonio
Publicação na Alemanha: 09/07/1973
Publicação no Brasil: Outubro/2011
Época: Ano 10496 de Árcon (8024 aC)
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle, Armanck da Declanter, Farnathia da Declanter, Sofgart.
Local da ação: Gortavor.
Curiosidades:
Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série [[Atlan]], incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryversum, algo que sempre foi desejo de muitos.
Resumo
Em Gortavor, depois de voltar do deserto da aranha, Fartuloon recebe uma notícia pelo Tato Armanck da Declanter: um representante direto do imperador Orbanaschol III. chegou a Tarkihl e quer que seja marcado um encontro com o cirurgião.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1099
“Seu caminho os levou pelo deserto glacial – quatro pessoas em fuga num mundo diferente”
Título Original: Hetzjagd durch das Blasse Land
Autor: Hans Kneifel
Tradutores: Augustus, Antônio Sérgio e Fernando de Oliveira
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 06/08/1973
Publicação no Brasil: Dezembro/2011
Época: Ano 10496 de Árcon (8024 aC)
Local da ação: Gortavor
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle, Farnathia da Declanter, Umman
Curiosidades:
No texto de abertura deste volume consta que o ano 10496 de Árcon corresponde ao 9003 aC. Estes dados saíram nos 4 primeiros volumes deste ciclo. Durante os trabalhos de criação dos Volumes Azuis de [[Atlan]], Rainer Castor corrigiu estas informações, baseado nas informações que apareceram nos PR15, PR60 e PR70, e que foram negligenciadas. No Volume Azul 17 a conexão de datas foi feita: O romance é ambientado no ano de 8024 aC.
Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série [[Atlan]], incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryversum, algo que sempre foi desejo de muitos.
Resumo
Fartuloon, [[Atlan]], Eiskralle e Farnathia estão no povoado da Terra Branca, Seuder Tent. [[Atlan]] está tentando fazer um veículo de seis rodas, bastante degradado, se movimentar novamente, com o qual os companheiros querem alcançar a base de Fartuloon na Terra Branca.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1315
“Eles lutam por [[Atlan]] e Árcon – acima da vida e da morte”
Título Original: Der Kristallprinz
Autor: K. H. Scheer
Tradutor: Eduardo J. C. Carvalho
Revisor: Augustus
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 03/09/1973
Publicação no Brasil: Dezembro/2011
Época: Meio do Tarman 10497 de Árcon (8023 aC)
Local da ação: Largamenia
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Eiskralle, Farnathia da Declanter, Umman
Curiosidades:
No texto de abertura deste volume consta que o ano 10496 de Árcon corresponde ao 9003 aC. Estes dados saíram nos 4 primeiros volumes deste ciclo. Durante os trabalhos de criação dos Volumes Azuis de [[Atlan]], Rainer Castor corrigiu estas informações, baseado nas informações que apareceram nos PR15, PR60 e PR70, e que foram negligenciadas. No Volume Azul 17 a conexão de datas foi feita: O romance é ambientado no ano de 8024 aC.
Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série [[Atlan]], incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryversum, algo que sempre foi desejo de muitos.
Resumo
O ano de 10.497 de Ark raiou. [[Atlan]] tem dezoito anos, e atingiu a idade em que o setor lógico de um arcônida pode ser ativado. Para obter o [[ARK SUMMIA]] os candidatos chamados de hertasos, no entanto devem primeiro passar por vários testes. Estes ocorrem em cinco mundos de exames especiais, porém todos monitorados por Orbanaschol III. Fartuloon escolheu o planeta Largamenia. Para escapar dos sequestradores do Imperador, o Príncipe de Cristal [[Atlan]] se apresenta como Macolon, que morreu recentemente na guerra do metano, cuja morte foi mantida em segredo.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1157
“Luta entre as dimensões – dado como mortos no ataque”
Título Original: Krieg der Gespenster
Autor: Clark Darlton
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 01/10/1973
Publicação no Brasil: Dezembro/2011
Época: 4 Tedar a 12 Tedar de 10.497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Kraumon
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Tirako Gamno, Eiskralle, Morvoner Sprangk, Parvon Kher
Curiosidades:
No anexo do Romance Azul 18 são dados os seguintes detalhes:
• A nave-disco é da classe Leka.
• A chegada na área central da Via Láctea é datada como Prago 1º Tedar.
• A Via Láctea é chamada de Debara Hamtar (Ilha Estéril).
• Parvon Kher tem a patente de Orbton.
• Morvoner Sprangk significa ‘um feixe de sol simples’.
• A POGIM é referida como a Tu-Gol-Cel.
• O Príncipe de Cristal é chamado de Gos'athor.
• A inclusão de Morvoner Sprangk no círculo de rebeldes de Kraumon ocorre em 12 do Prago Tedar.
Além dos 137 PRs da série principal lançados no EUA, teve também 5 volumes da Série [[Atlan]], incluindo este, e um Romance Planetário. Para o Projeto Traduções, estes 6 volumes em inglês, na época ainda inéditos no Brasil, foram muito importantes, pois foi a partir da iniciativa de tradução deles, que se criou o germe da ideia de termos apenas tradutores integrantes do projeto, o que possibilitou um grande aumento do número de volumes traduzidos, com os mesmos recursos. Foi também com estes volumes que pela primeira vez foi possível ter mais de um livro na cota, além de ler outros livros do Perryversum, algo que sempre foi desejo de muitos.
Resumo
Com uma espaçonave em forma de disco, Fartuloon, [[Atlan]], Eiskralle e Tirako Gamno, partem da Largamenia em direção à área central da Via Láctea, aproximando-se do planeta Kraumon, onde o cirurgião tinha estabelecido, nos últimos anos, uma base composta de sete cúpulas e 40 outros edifícios, que agora devem servir como ponto de partida para a rebelião contra o Imperador Orbanaschol III.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1072
“O exército de animais ataca – o Príncipe de Cristal pode ser a vítima”
Título Original: Der Kopfjäger
Autor: Klaus Fischer
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 29/10/1973
Publicação no Brasil: Dezembro/2012
Época: 18 Tedar de 10.497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Kraumon
Personagens principais: [[Atlan]], Fartuloon, Tirako Gamno, Eiskralle. Morvoner Sprangk, Corpkor
Resumo
Corpkor, um caçador de cabeças, chega nas proximidades do planeta Kraumon com a sua espaçonave. Ele trabalha em nome do Imperador Orbanaschol III, para encontrar [[Atlan]], o Príncipe de Cristal e seu pai adotivo Fartuloon. A bordo, ele lidera o seu exército animal, que ele sabe como conduzir com maestria.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1111
“Atlan na cidade das naves espaciais – entre soldados e rebeldes”
Título Original: Der Kristallprinz und der Meuterer
Autor: H. G. Ewers
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 26/11/1973
Publicação no Brasil: Dezembro/2013
Época: Tedar 22 a 24 de 10.497 da Ark (8.023 aC)
Local da ação: Trumschvaar
Personagens principais: Atlan, Fartuloon, Tirako Gamno, Sofgart, Guurth de Afkunis, Parthos, Soltharius, Kelatos
Resumo
Em Kraumon trabalham febrilmente para reparação da base de Fartuloon que sofreu com o “exército fantasma” e, em seguida, sob os ataques do exército de animais de Corpkor.
O Príncipe de Cristal Atlan já não aguenta mais esperar. Ele quer desesperadamente combater Orbanaschol III. Nos mapas e sistemas da espaçonave que estava perto da base, Atlan encontra as coordenadas do planeta Trumschvaar. De Fartuloon ele recebe informações adicionais de que existe uma base dos kralasenes neste mundo, os mercenários de Sofgart o Cego que sequestraram Farnathia no Vale Kermant em Gortavor. Atlan decide voar para Trumschvaar. Tirako Gamno lhe acompanha.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1061
“O Príncipe de Cristal vai para Ganberaan – o planeta do Terror”
Título Original: Der Kristallprinz und der Meuterer
Autor: Ernst Vlcek
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 26/11/1973
Publicação no Brasil: Setembro/2012
Época: Tedar 25 a Tedar 30 de 10497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Ganberaan
Personagens principais: Atlan, Desto Argam, Kelese Ta-Amonte, Mingor e o Apanhador de Almas
Resumo
O jovem Príncipe de Cristal Atlan chega ao temido planeta Ganberaan, sob o pseudônimo de Satago Werbot, a bordo da nave-capitânia de Sofgart o Cego. No entanto, de Argam ele descobre que o líder dos kralasenes deixou a nave com sua prisioneira, Farnathia.
Nota: Em Atlan 112(7) era a nave-capitânia de Sofgart o Cego, agora é uma nave espacial de transporte com casco tronco.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1115
“A Fuga de Sepulkorvat – O Inferno das Mil Torturas”
Título Original: Im Reich des Folterkönigs
Autor: Clark Darlton
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 21/01/1974
Publicação no Brasil: Dezembro/2012
Época: Tedar 31 a Tedar 33 de 10497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Ganberaan
Personagens principais: Atlan, Farnathia, Kelese Ta-Amonte, Sofgart o Cego, Argee
Resumo
Atlan, o jovem Príncipe de Cristal, sob o disfarce de Satago Werbot, e seu companheiro Kelese Ta-Amonte ainda estão localizados na entrada da Sepulkorvat. Lentamente, avançando cada vez mais para a fortaleza de Sofgart o Cego, com o risco cada vez maior de serem detidos pelos kralasenes reais. Quase chegando ao centro da Sepulkorvat, os dois homens são abordados por dois robôs que pedem o número de série e a sua ordem. Atlan e Ta Amonte ficam sem escolha, e desligam as máquinas. Através de uma série de coincidências, nenhum alarme é acionado. Novamente um transporte com prisioneiros infelizes cruza em seu caminho.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1117
“Atlan no Castelo de Richmond – na barreira dos saqueadores cósmicos”
Título Original: Piraten der Sterne
Autor: H. G. Francis
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 04/02/1974
Publicação no Brasil: Dezembro/2012
Época: Tedar 33 a Tedar 35 de 10497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Barreira Sogmanton, Castelo Richmond
Personagens principais: Atlan, Farnathia, Bronton Deflar, Tonven Debaaner, Lord Correson, Probis Tobanoschol, Jepson Tropp, Hanwigurt Sheeron, Trockman Quit e Schrika
Resumo
Atlan foge de Ganberaan, com a espaçonave extorquida de Sofgart o Cego, a qual ele dá o nome de FARNATHIA. Os quatro ex-prisioneiros do líder dos kralasenes que atuam como uma equipe, são Bronton Deflar, Tonven Debaaner, Lord Correson e Probis Tobanoschol. Também Farnathia, naturalmente, está a bordo. O Príncipe de Cristal empreende saltos cegos de transição para livrar-se dos perseguidores.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1081
“Eles vêm de outra dimensão – para pegar suas vítimas”
Título Original: Irrfahrt im Sternenstaub
Autor: H. G. Ewers
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 18/02/1974
Publicação no Brasil: Dezembro/2012
Época: Tedar 36 a Ansoor 1 de 10.497 da Ark (8023 aC)
Local da ação: Barreira Sogmanton
Personagens principais: Atlan, Farnathia, Lord Correson, Jepson Tropp, Hanwigurt Sheeron, Morgus
Resumo
O Príncipe de Cristal Atlan está preso em um calabouço no Castelo de Richmond. Quando a porta se abre, Atlan pode olhar em seus próprios olhos. O visitante é Morgus, um metabólico, que logo em seguida deixa a forma de Atlan e muda sua aparência completamente.
- Categoria: Atlan - subciclo 1 - Primeiras Aventuras de Atlan
- By Márcio Inácio Silva
- Acessos: 1088
“A bomba biológica explodiu – e um monstro surgiu”
Título Original: Der Bio-Parasit
Autor: Dirk Hess
Tradutor: Augustus César
Revisor: Marcos Roberto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 04/03/1974
Publicação no Brasil: Fevereiro/2013
Época: Ansoor 3 a Ansoor 4 de 10.497 da Ark (8.023 aC)
Local da ação: Castelo Richmond
Personagens principais: Atlan, Farnathia, Lorde Correson, Hanwigurt Sheeron, Morgus, Coletor, Tarugga
Resumo
No Castelo de Richmond Atlan é visitado pelo metabólico Morgus. O Príncipe de Cristal superou a sua relutância e tocou a estranha criatura. Desta forma, ele pode se comunicar telepaticamente com Morgus. O metabólico informa a Atlan, que o estado de Farnathia mudou. Morgus mostra ao arcônida uma Farnathia que nada mais é do que uma estrutura destruída fisicamente. Chocado, Atlan rejeita a ligação telepática e Morgus foge. Atlan quer deixar a sua cabine, mas é bloqueado por um zarltoner. Então surge Lorde Correson e rende o zarltoner com um golpe de dagor. Em seguida, os dois homens passam para o alojamento de Farnathia. Passa despercebido aos dois que o zarltoner inconsciente é atacado por um monstro, que quebra o seu pescoço e arrasta o morto.