Sennan Brank, um dos cinco homens que está preso na Terra acompanhado de Don Redhorse, morre no esconderijo dos homens. Ele foi enterrado no gelo da última era do gelo na Terra.

Brazos Surfat e Redhorse partiram juntos em uma caçada para obter comida para o grupo encalhado de náufragos. Para reduzir o risco de localização, primeiro eles caminham, mas logo percebem que não há nada para caçar e decidem retornar ao esconderijo da caverna. No caminho de volta, Redhorse capta uma ligação de rádio dizendo que existem bons campos de caça perto das ruínas da cidade de Makata.

Redhorse quer saber mais antes de ordenar a partida em direção ao sul. Ele envia Chard Bradon e Lastafandemenreaos Papageorgiu, na esperança deles caçarem animais selvagens, e também instrui o operador de rádio Olivier Doutreval, que continue monitorando o rádio e, se possível, faça uma classificação das localizações.

Bradon e Papageorgiu retornam de sua caçada malsucedida, Doutreval intercepta a próxima ligação de rádio. Mais uma vez, são informações sobre boas áreas de caça mais ao sul. Os homens pressionam Redhorse para irem para o sul, mas ele quer pensar mais uma noite antes de tomar essa decisão. Durante a noite, cai uma tempestade de neve do lado de fora da caverna, e as mensagens de rádio dos lemurenses continuam a ser interceptadas.

Na manhã seguinte, Redhorse se decidiu a se dirigir para o sul para procurar a cidade de Makata. No seu goniômetro, ele notou que o grupo ainda está sendo perseguido por robôs tefrodenses, que, aparentemente, reencontraram a pista dos homens. A área com as geleiras acaba, onde fica a cidade de Los Angeles no tempo atual. No entanto, os homens são forçados a construir um iglu para passar a última noite na geleira.

Na manhã seguinte, os homens alcançam a costa do Pacífico e acreditam que o continente Lemúria já desapareceu no Oceano Pacífico. Eles encontram uma selva, e conseguem matar um pequeno urso, que acaba por se revelar um castor gigante membro da família Castoroides. Por enquanto, Isso parece resolver o maior problema, o da obtenção de alimentos.

Depois que o grupo se refez, ele parte para descobrir os restos da cidade de Makata, que foi coberta pela selva. Eles recebem um pedido de ajuda via rádio, informando que mutantes cercaram uma pessoa. Pouco depois, uma jovem mulher aparece em uma clareira, seguido por sete mutantes fisicamente desfigurados. No entanto, fica claro que os mutantes são descendentes de lemurenses. Quando a mulher é atacada pelos mutantes, os homens decidem intervir e afastar os mutantes.

A mulher se apresenta como Monira e explicou que ela tinha sido separada do resto do seu grupo durante a caça. Ela agradeceu a Redhorse e os homens por terem salvo sua vida. Ela também quer saber de onde Redhorse e seus homens vieram. Redhorse afirma vir do emaranhado de cavernas da eterna cidade de Godlar, engolida pelo gelo. Em seguida, Redhorse apresenta os membros de seu grupo a mulher.

Monira explicou aos homens, que seu grupo vive nos abrigos perto do antigo espaçoporto, e que os reatores nucleares e o hiper-rádio ainda estão em funcionamento e que apenas os estoques de alimentos não eram suficientes, por isso, tinham que sair para caçar. Ela leva os homens até um grupo maior de lemurenses, e informa que os homens de Redhorse salvaram a sua vida. Os lemurenses levam os homens para Baton, o líder dos lemurenses, que acolhe os homens na base lemurense e lhes concede o direito de residência irrestrito em gratidão por salvar Monira. Ele oferece aos homens para se juntarem aos lemurenses. Redhorse pede para refletir sobre a oferta de Baton.

Eles ganharam seu próprio abrigo, em que se instalaram, o melhor que puderam, e foram auxiliados por um lemurense chamado Tebos. Para os homens está claro, que Tebos não está presente só para ajudá-los, mas também para observar e informar a Baton.

Quando Tebos saiu, Chard Bradon informa a Redhorse a sua observação de que os lemurenses, obviamente, não podem estar vivendo há muito tempo no espaçoporto. Pouco tempo depois, Monira aparece e traz comida para os homens. Redhorse questiona Monira sobre quanto tempo o grupo está vivendo no espaçoporto, mas ela afirma que vivem aqui há muito tempo. Os homens têm a sensação de que algo está errado neste lugar.

Na noite seguinte, Brazos Surfat acorda e descobre que Redhorse não está lá. Ele sai do abrigo, para procurar Redhorse. Foi quando ele viu Baton entrar em outro abrigo. Ele também ouviu a conversa de dois lemurenses, sobre quanto tempo vai demorar até que ocorra um certo evento. Ele retira-se para o seu próprio abrigo, no caminho até lá, ele é parado por Redhorse. Redhorse sugere a Brazos, que ele quer visitar as ruínas da cidade e os mutantes para descobrir o que está acontecendo naquele lugar. Juntos, os dois retornam para o abrigo.

Na manhã seguinte, Baton visitou Redhorse e os seus homens, enquanto eles tomam o café da manhã preparado por Tebos. Ele quer saber se os homens decidiram aceitar sua oferta e permanecer sob o seu comando no acampamento lemurense. Durante a conversa, o alarme dispara, anunciando o ataque de um grupo de mutantes. Baton pede aos homens para ajudá-los a se defender do ataque.

Baton distribui inteligentemente os seus homens e os de Redhorse em torno do antigo campo de pouso para repelir o ataque. Os mutantes não tinham nenhuma chance contra os lemurenses bem equipados com armas energéticas. Após o ataque, os mutantes sobreviventes se retiraram para a selva, Redhorse vai até o campo de pouso para procurar feridos. Monira, que lutou ao lado de Redhorse durante o ataque, acompanhou-o contra a sua vontade.

Por um dos mutantes feridos, ele descobre que grupo de Baton tomou os abrigos dos mutantes e que eles estão determinados a tomá-los de volta. Ele confronta Monira com esta informação, no entanto, ela não responde e foge. Redhorse decide procurar Baton para saber o que está acontecendo aqui.

Enquanto isso, Perry Rhodan, que saiu do planeta Pigell com a CREST III, descobre que o agente do tempo Frasbur revelou no interrogatório telepático, que provavelmente Redhorse e seus homens devem estar na Terra. Rhodan decide voar para o Sistema Solar para resgatar os homens. Atlan adverte Rhodan que a Terra deve estar consideravelmente alterada em relação ao presente e que é um mundo estranho e perigoso para eles.

Redhorse quer obter informações de Baton sobre os mutantes de Makata. Este informa que eles são proscritos que voltaram a ser primitivos. Se crianças com sinais de mutação nascerem em seu grupo, elas também serão expulsas. Redhorse conta como eles chegaram a Terra com um transmissor situado no norte, mas evita dizer que na verdade eles vêm do futuro. Ele mencionou apenas que a sua espaçonave pousou no planeta Pigell.

Baton admite que ele conhece a base no norte, mas alegou não ter contato com as pessoas que vivem lá. Redhorse pede que Baton o autorize a estabelecer contato por rádio com a sua espaçonave para ser resgatado por ela. Baton concorda, mas diz que nenhum dos equipamentos de hiper-rádio estava funcionando, mas garante o apoio de seu povo para os reparos necessários no dia seguinte. Ele manda Redhorse para caçada, acompanhado por Tebos.

Quando Tebos chega onde Redhorse está, Redhorse impede que Tebos os acompanhe, e os homens partem, a fim de dar início à busca pelos mutantes de Makata. Eles encontram as ruínas de uma antiga torre de controle. Ao mesmo tempo, eles descobrem dois lemurenses armados que os seguiam. Brazos Surfat é atacado por um tigre dente de sabre, mas ele é morto por um tiro certeiro.

Os homens descobrem uma entrada para a torre, mas um dos lemurenses ordena para ficar longe dos edifícios; ele dá um tiro de advertência, quando os homens começam a desobstruir a entrada para a torre. Quando ele percebe que está em inferioridade em relação ao grupo em torno de Redhorse, ele foge.

Na torre, os homens descobrem dois mutantes vestidos com peles e armados com lanças primitivas. Quando Redhorse tenta se comunicar com os dois homens, os mutantes são mortos a tiros por Tebos e seus companheiros. Redhorse bate em Tebos e o acusa de assassinato, Tebos retorna para os abrigos em companhia de seu companheiro. Redhorse e seus homens enterraram os dois mutantes mortos nas ruínas da torre de controle e também voltam para os abrigos.

Na manhã seguinte, Baton aparece e apresenta o técnico Sanosta, que deve ajudar Redhorse com o reparo do transmissor de hiper-rádio. Ele se desculpa pelo comportamento de seus homens no dia anterior, com a desconfiança dos mutantes e diz a Redhorse que os homens foram punidos por sua imprudência.

Sanosta leva o grupo para um abrigo, no qual está o transmissor de hiper-rádio que deve ser consertado. Ele aconselha Redhorse, a manter as mãos longe de Monira, porque a mulher tinha um tique. Os homens do grupo do Redhorse reconheceram pela reação do major, que Don Redhorse parece nutrir alguns sentimentos pela mulher e mal consegue reprimir sua ira em relação a Sanosta. Poucas horas depois, o transmissor de hiper-rádio é consertado, e Redhorse envia um curto impulso no código da frota para a CREST III.

O curto impulso é captado pela CREST III, que já havia chegado ao Sistema Solar. Mas Perry Rhodan põem-se de sobreaviso, porque a mensagem de rádio foi irradiada com um transmissor de hiper-rádio, que na verdade os homens não deveriam ter. Atlan voa até a Terra a bordo de uma corveta, em companhia de John Marshall, Gucky e vinte especialistas, enquanto a CREST III permanece em órbita ao redor da Terra.

A bordo da corveta, Gucky e Marshall estão tentando captar os impulsos de pensamentos de Redhorse e seu grupo, mas só conseguem receber impulsos dos bárbaros mutantes, que estão nas proximidades de onde Redhorse deveria estar de acordo com sua mensagem de rádio.

Quando a corveta sobrevoa a posição em que Redhorse está, Baton deixa cair sua máscara lemurense e ameaça Redhorse e seus homens com as armas. Ele se revela como sendo Toser Ban, um senhor da galáxia. Ele diz aos homens que eles são parte de uma armadilha, que foi criada por ele para destruir a CREST III. Sabendo que entre os mutantes do exército de mutantes terranos também há telepatas, todo o seu pessoal carrega bloqueadores especiais que também protegem as vibrações de Redhorse e seu pessoal. Ele deixa os homens trancados em um abrigo e espera que a corveta aterrisse.

Pouco tempo depois, Monira apareceu onde os prisioneiros estavam e entregou aos homens dois rifles energéticos e insiste que os homens fujam imediatamente. No entanto, ela não quer fugir junto com os homens. Quando Redhorse e Monira deixam o último abrigo, eles são descobertos por três tefrodenses, que abrem fogo imediatamente. Monira emite um aviso sobre uma ameaça a CREST III que está na lua, antes de ela ser morta a tiros pelos tefrodenses. Redhorse mergulha numa fúria cega sobre os tefrodenses, que entram em fuga.

Os terranos fogem para a floresta, na esperança de conseguirem se esconder por algum tempo nas ruínas de Makata, até que a tripulação da corveta possa recolhê-los. Enquanto isso, a corveta circula sobre o espaçoporto e tenta obter uma imagem da situação. Quando os homens entram na selva, eles caem em uma armadilha no chão que foi criada pelos mutantes. Eles são capturados pelos mutantes.

Enquanto isso, a bordo da corveta, Atlan e John Marshall estão pensando sobre o porquê de Redhorse não ter retornado com o contato de rádio original com a corveta. Atlan e Marshall decidem pousar com a corveta, quando veem Tebos e seu companheiro, amarrados com a cabeça para baixo em troncos de árvores como punição. Atlan decide em companhia de Gucky e Warner, um membro da tripulação da corveta para sair da nave com um blindado voador e entrar no abrigo.

Quando o blindado voador é atacado por homens armados dos abrigos, até que Warner, que ocupa o canhão do blindado voador abre fogo contra os atacantes. O campo defensivo do blindado voador entra em colapso sob o fogo concentrado, e o blindado voador cai de uma altura de cinco metros. Quando a situação fica crítica, a tripulação da corveta se envolve na luta e dispara contra os atacantes do blindado voador. O blindado voador é atingido, e sua cabine se transforma em um líquido escaldante sob o bombardeio. Warner é atingido pelo material líquido e morre.

Atlan pede que Gucky entre em contato telepático com Marshall para repelir o ataque ao blindado voador com a corveta, que agora é atacado por mais de cem atacantes. Quando o ataque é finalmente repelido, Gucky se teleporta de volta para a corveta, enquanto Atlan começa a investigar os abrigos. Ele encontra Toser Ban, que se revela a Atlan como um senhor da galáxia. Toser Ban diz a Atlan que ele é o homem que finalmente destruirá a CREST III. Toser Ban percebe que Atlan não é um oficial regular, mas uma personalidade importante. Ele se oferece para aceitá-lo em sua organização. Quando ele rejeita o pedido, indignado Toser Ban tenta matar Atlan, mas Gucky consegue salvá-lo com a ajuda de seus dons telecinéticos, quando um canhão de impulsos da corveta abre fogo contra Toser-Ban, resultando na sobrecarga de seu campo defensivo individual que entra em colapso. Atlan dispara com seu desintegrador no senhor da galáxia quando ele o ataca de novo.

Os homens em torno de Redhorse são retirados do fosso pelos mutantes, amarrados e conduzidos para a sua aldeia. Lá, eles conhecem um mutante cego, que se chama Sagrana e parece ser o líder dos mutantes. Sagrana reconhece seu ambiente usando um inseto negro. Sagrana deixa Redhorse e seu pessoal com os mutantes. Eles são amarrados a postes de madeira em frente às cabanas em torno de um grande fogueira. Neste instante, Brazos Surfat consegue puxar o poste para fora da terra, e tenta fugir. Os mutantes evitam isso. Sagrana aparece e abre a jaqueta do uniforme de Brazos Surfat. Nisso a pilha de madeira queimada cai e assusta Sagrana. Ele perde o besouro e, portanto, fica desorientado. Ainda amarrado Surfat o ataca, e irrompe uma luta.

Neste momento, a tripulação da corveta inicia o ataque, que foi atraída para a aldeia de mutantes pela fumaça. Sagrana, que encontrou novamente o seu inseto, tenta matar Surfat, mas durante o ataque ele perde o seu besouro novamente. Enquanto tenta encontrá-lo, Sagrana esmaga o inseto.

Enquanto isso, a luta da tripulação da corveta com os mutantes está terminada. Redhorse pede a Sagrana para ir com eles. No entanto, ele recusa, porque quer ajudar os mutantes da Terra. De volta a bordo da corveta, todos estão muito preocupado com a CREST III, porque ninguém da nave sabe o perigo que os ameaça da Lua.

Enquanto isso, o agente do tempo Rovza senta-se em seu posto de controle e toma conhecimento da morte de Toser Ban. A última ordem do senhor da galáxia Rovza era destruir a espaçonave desconhecida, se Toser Ban não tivesse sucesso.

Rovza também quer destruir a tripulação da corveta e, portanto, aguarda até que a corveta seja recolhida pela CREST III. Quando Rovza detecta a corveta em seus monitores de localização e vê que ela foi recolhida pela CREST III, ele dispara os canhões da fortaleza lunar. No entanto, ele só pode observar como a CREST III escapa da destruição e foge no espaço linear.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..