Quando os homens chegam a estação receptora do transmissor de matéria, eles são recebidos por dez tefrodenses armados. Eles são atacados imediatamente, mas são erguidos para o teto por seus projetores antigravitacionais, o que poupa suas vidas. Neste instante, os termolança-chamas penetram na estação receptora do transmissor de matéria, e envolvem os tefrodenses em uma luta. Os homens conseguem escapar, porém eles são caçados pelos robôs de combate tefrodenses da estação, mas eles conseguem encontrar uma saída e sair da estação. Eles percebem que estão cercados por neve e gelo. Os homens suspeitam que podem ter sido transferidos para a Terra.
Os homens temem que a estação de tempo do planeta Pigell estava ajustada para a Terra. Isso deixaria claro que os senhores da galáxia têm um botão, cuja função permite detectar quando pessoas não autorizadas estão usando a armadilha de tempo. Com isso, os senhores da galáxia saberiam exatamente onde os homens estão. Brank expressa a teoria de que os homens precisam indispensavelmente sobreviver a essa aventura, porque, caso contrário, seria impossível eles voltarem para o futuro na armadilha do tempo em Vario.
Durante sua fuga sobre o gelo, eles descobrem uma torre que acaba por ser parte de um sistema de controle remoto de um antigo espaçoporto. Os homens penetram na torre, na esperança de encontrar abrigo contra uma tempestade de neve. Quando eles investigam a torre, encontram um mapa antigo e descobrem que estão mais ou menos onde ficava Sierra Nevada na Terra do futuro, e a cidade, à qual o espaçoporto pertencia chama-se Godlar.
No caminho através dos sistemas de cavernas subterrâneas na antiga cidade, os homens encontram uma barreira criada artificialmente. Eles abrem a barreira com a ajuda de suas armas e, do outro lado, encontram uma atmosfera mais quente. Eles também encontram o cadáver de um lemurense preso no gelo. Os homens logo percebem que o lemurense não morreu de morte natural, mas foi congelado propositalmente. Ele carrega um aviso a Plath em torno de seu pescoço. O grupo conclui que deve haver pelo menos duas facções inimigas na cidade abandonada.
Enquanto os homens penetram mais profundamente no sistema de túneis, eles percebem que deve haver máquinas que produzem calor e energia. Eles suspeitam que há sobreviventes, à espera nas instalações e decidem avançar com cautela. Eles encontram grandes ratos; Brank sente-se mal quando os vê. Um pouco mais tarde, eles encontram uma sala iluminada. Quando o grupo entra na sala, eles veem que estão cercados por uma dúzia de figuras esfarrapadas. O líder lhes diz que Plath é o governante do submundo de Godlar contra o qual os chamados pensadores falhos estão lutando. Os pensadores falhos ainda advertem Redhorse, que ele deve tomar cuidado diante dos espiões dos cientistas, os grandes ratos. Quando Redhorse diz que eles já tinham encontrado uma ratazana, os pensadores falhos fogem. Redhorse decide, na esperança de encontrar algo para comer, ir em busca de Plath.
Depois de algum tempo de buscas infrutíferas, de repente um homem se aproxima do grupo. O homem se chama Saith e oferece para liderar o grupo para o Plath. Ele finge estar com fome e, portanto, oferece sua ajuda em troca de comida. Ele conduz os homens mais profundamente no submundo de Godlar. No caminho, Saith fornece informações sobre a regra do bando dos cientistas e de onde vêm os robôs espiões. Plath era um monstro que há muito merecia morrer, porque a comida cultivada em estufas só era suficiente para o bando dos cientistas. Todos os outros tinham de viver de mingau de cevada sintética, que, a longo prazo, leva a graves enfermidades do corpo e a morte. Ninguém sabe quem é Plath. Subitamente, os homens são interpelados por Plath através de alto-falantes ocultos nas paredes. Saith é castigado e queimado diante dos olhos dos homens, que se entregam como prisioneiros de Plath, para não compartilhar o mesmo destino.
O grupo é levado pelos robôs espiões para uma sala, onde são recebidos por um membro do bando dos cientistas chamado Kro’artruth. Os homens aproveitaram a oportunidade para tomar banho, dormir e comer um pouco de comida. Brank perde a coragem, mas é trazido de volta à razão por Redhorse. Kro’artruth aparece novamente para levar os homens para o interrogatório. Quando eles percebem que serão interrogados com a ajuda de máquinas de interrogatório psicomecânica, eles levam Kro’artruth como refém e fogem.
Durante horas eles perambulam através do sistema de túneis e finalmente acampam. Brazos Surfat e Papageorgiu são enviados para procurar comida, enquanto o resto fica descansando. Os dois homens descobrem uma sala com uma máquina que, obviamente, prepara o mingau sintético. Eles observam quando um pensador falho meio-morto ataca o controlador do bando dos cientistas e, assim, permite que um grupo de homens famintos, possa pegar os alimentos. Em seguida, Papageorgiu entra na sala e fala com o cientista gravemente ferido. Ele revela que é possível deixar o mundo subterrâneo através do gelo fino acima da central de força. Quando eles querem sair da sala com algumas latas de mingau sintético, pela mesma escotilha pela qual eles entraram, eles descobrem que a escotilha foi fechada.
Neste meio tempo, o agente do tempo Rovza na estação do tempo, recebe novas ordens de um dos senhores da galáxia. Ele programou a positrônica da central de controle com um cronograma elaborado pelos senhores da galáxia, ele está feliz por não ter sido retirado de seu comando e punido pelos seus senhores, por não ter conseguido destruir os terranos que entraram na estação tempo.
Surfat e Papageorgiu conhecem o líder dos pensadores falhos, que se chama Paroso, na sala onde é feito o mingau sintético. Quando pedem para ele mostrar-lhes o caminho até a superfície, Paroso afirma que tal caminho não existe. Paroso recusa uma aliança com os homens e deixa-os sozinhos. Em seguida, Surfat e Papageorgiu, voltam pelo mesmo caminho até os outros homens de seu grupo. Eles ficam surpresos com o gelo glacial, que fica acima da cidade e retornam ao sistema de túneis. Ao mesmo tempo, Brazos Surfat é atacado por um robô espião, com a ajuda de Papageorgiu ele consegue destruir o robô espião, mas eles perdem as latas de mingau sintético. Eles retornam a Redhorse, com as mãos vazias.
Então o grupo parte para encontrar a central de força, com o propósito de alcançar a superfície. Redhorse determina, com o auxílio de um goniômetro, que os robôs enviados por Rovza da estação do tempo, quase chegaram a cidade de Godlar. Mais uma vez, Brank vai contra os planos de Redhorse, mas novamente é colocado por ele no seu lugar. Quando alcançam a central de força, eles encontram uma passagem secreta em uma das máquinas. No momento em que eles querem usar a passagem, Paroso aparece e se apresenta como Plath. No entanto, Redhorse vê através do plano de Paroso, que ele visa as armas e equipamentos dos homens para lutar contra Plath de maneira mais eficaz. Quando Paroso pergunta se Redhorse tinha vindo para a Terra em uma espaçonave, Redhorse explica a Paroso que eles usaram um transmissor e não uma espaçonave. Quando Paroso quer se juntar ao grupo de Don Redhorse, o verdadeiro Plath aparece com os membros do bando dos cientistas. Plath é Saith, que supostamente foi morto.
Plath discute seu plano, de sequestrar a espaçonave, com a qual Redhorse tinha vindo e, assim, escapar da Terra. Godlar estava perdida, e ele vai sozinho à superfície do planeta para tomar posse da espaçonave. Os outros cientistas em torno de Kro’artruth não estão entusiasmados com o plano. O plano de Plath baseia-se no apoio dos robôs espiões, que ele tinha programado. No entanto, eles foram parcialmente reprogramados por outros cientistas, desta forma eles não seguiam as ordens de Plath. Os robôs espiões começam a lutar entre si.
Entre Plath e Kro’artruth também irrompe um duelo até a morte. Neste instante, robô de combate tefrodenses penetram na sala e abrem fogo. Neste local Saith, que, por sua vez, derrotou Kro’artruth, morre. Os terranos usam a confusão resultante da luta para escapar através do poço que haviam descoberto. Os homens destroem o poço através do qual eles escaparam para evitar robôs espiões ou os robôs tefrodenses possam segui-los. Em seguida, eles começam a fundir o gelo acima deles para alcançar a superfície do planeta.
Por fim, Brazos Surfat e Don Redhorse conseguem abrir um canal que se estendia até a superfície, permitindo que os homens saíssem da cidade enterrada no gelo. Chegando à superfície, Redhorse diz aos homens que, com certeza, eles podem encontrar uma caverna, a partir da qual eles podem procurar comida. No entanto, Brank não acredita nisso e se recusa a cumprir a ordem de Redhorse. Ele quer voltar para o início e se render aos robôs tefrodenses, para não congelar na superfície ou morrer de fome. Finalmente, Brank é desarmado por Papageorgiu e levado à força pelos outros homens.
Os homens descobrem uma caverna, que eles fecham com blocos de gelo. Dentro da caverna, eles usam as armas para criar temperaturas suportáveis, então os homens podem descansar. Brank parece estar doente. Os homens de Don Redhorse ainda estão fugindo!
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: