O tenente Omar Hawk desperta de um sono reparador gerado artificialmente em um tanque de bioplasma a bordo da CREST III. Ele ficou gravemente ferido durante o ataque dos duplos na CREST III e para salvar a sua vida, ele foi colocado em hibernação artificial. Ele é novamente examinado pelo médico-chefe da nave, Dr. Ralph Artur, e declarado saudável.
Depois de pegar o seu Okrill domesticado Sherlock, ele é convocado para ir ao centro de comando. John Marshall lhe informa sobre os últimos incidentes e instrui-o a estar pronto para uma possível missão.
Neste mesmo momento, Atlan e Perry Rhodan discutem a situação dentro da estação de comutação do transmissor intermediário em Pigell, ou Tanos VI, que é como os tefrodenses chamam o sexto planeta do sol Vega.
As equipes científicas e técnicas estão trabalhando febrilmente para separar o equipamento técnico da estação do conversor de energia solar, porque Perry Rhodan teme que talvez seja possível aos senhores da galáxia, atacar a CREST III e sua tripulação através do transmissor de arco-portal na estação.
Rhodan deixa a estação de controle e pretende voltar para a CREST III. No caminho, ele ouve um tiro de uma arma térmica sendo disparada e uma das equipes de exobiologia que foram enviadas relatava que eles estavam sendo atacados. Rhodan vai diretamente até o local que os exobiologistas estavam e pede ajuda a CREST III.
Tendo alcançado o grupo de exobiologistas, o chefe do grupo, o professor epsalense, Algon Dankin, disse que uma nuvem não se comportava como um nevoeiro típico e se aproximava do grupo. À medida que a nuvem cujo interior brilhava em azul, ocorrem descargas de energia nas proximidades, eles cunham o termo “nuvem de fantasmas” para esse fenômeno. Além disso, todo o grupo foi atacado por um sentimento depressivo, quando a nuvem apareceu. O sargento Murching, o soldado que acompanhava o grupo, atirou na nuvem e foi envolvido por ela e depois desapareceu. Outro membro do grupo, o exobiologista Laugan, foi tocado pela nuvem e recebeu um choque nervoso antes que a nuvem recuasse.
Rhodan ordena a retirada imediata de todos os grupos que estão fora da CREST III e da estação. O incidente está sendo investigado na CREST III, e John Marshall sugere que estão lidando com um transmissor fictício vivo, que pode não ser deste mundo. Por enquanto, Rhodan decide não realizar todas as outras ações planejadas e examinar os arredores pessoalmente junto com Omar Hawk, seu Okrill, Melbar Kasom e Algon Dankin.
Eles voam com um blindado voador até o referido lugar, porque mais uma vez há uma forte tempestade na superfície do planeta. No local, Omar Hawk consegue ver o que aconteceu algumas horas atrás, usando o okrill, seu sensor de infravermelho natural. Ele percebe que a nuvem de fantasmas é constituída por inúmeros grânulos individuais, dos quais emana uma rede de fios finos que os une. Pelo relatório de Hawk, Algon Dankin conclui que a nuvem é uma criatura viva, e que ela apenas reage agressivamente quando atacada, como foi o caso do tiro disparado por Murching.
Neste momento, uma nuvem de fantasmas aparece perto do grupo. Perry Rhodan pede ao grupo que fiquem calmos, mas o Okrill salta na nuvem e desaparece. Omar Hawk tenta segui-lo, Perry Rhodan tentou detê-lo, mas é arrastado para a nuvem pelo oxtornense. Todos os três desaparecem.
Os três seres tão desiguais novamente se encontram em um lugar desconhecido. Rhodan tentou em vão entrar em contato com a CREST III com o telecomunicador em seu capacete. Hawk consegue determinar a localização aproximada sobre a superfície de Pigell usando como referência o sol e descobre que a CREST III está além do alcance do telecomunicador. O conjunto de voo de Rhodan também falha porque a nuvem de fantasmas usou a energia do dispositivo para a transmissão.
Eles iniciam a marcha na direção aproximada em que eles suspeitam que está a CREST III. No caminho eles encontram os restos mortais do sargento Murching. Omar Hawk, com a ajuda das habilidades do Okrill, descobre que o sargento atacou um dinossauro e depois foi morto por um grupo de animais. Juntos, eles enterraram o corpo do soldado no local.
Os dois homens lutam para atravessar os pântanos, mas, durante um tornado, são forçados a buscar refúgio na selva, onde serão cercados por uma manada dos mesmos dinossauros ou lagartos com os quais o sargento Murching lutou. No entanto, o Okrill não se defende, o que faz Omar Hawk concluir que os lagartos não tinham intenções hostis. Ele tenta entrar em contato com eles, e ele realmente consegue depois de tentar a comunicação em interandro.
Dos lagartos, que se chamam tankans, os homens descobrem que os tefrodenses erradicaram as plantas essenciais para os tankans. Os tankans propriamente ditos são lagartos inteligentes que aprenderam o interandro de prisioneiros tefrodenses. Os inimigos dos lagartos são designados pelo tankan como D’ulh Orgh. Quando Rhodan descobre que os tankans ainda têm um tefrodense capturado em uma aldeia, ele pede aos tankans para levá-lo até ele. O grupo se divide depois que Rhodan garante ao tankan que os tefrodenses também são os inimigos dos humanos.
Quando o grupo chegou à vila do tankan, eles percebem que a aldeia foi atacada. Como o ataque foi feito com bombas químicas, Rhodan e Hawk concluem que pode haver outras criaturas inteligentes no planeta. Eles convencem o tankan que eles têm de avisar a tripulação da CREST III. O tankan concorda em levar os dois homens à beira-mar até a CREST III.
No caminho, os homens são atacados por um grupo de nuvens de fantasmas. Rhodan e Hawk abrem o fogo nas nuvens de fantasmas enquanto Sherlock tenta combatê-los com choques elétricos. No entanto, eles são dominados por uma força superior.
Eles estão em uma região de muita atividade vulcânica. Os tankans fogem das erupções vulcânicas. No entanto, Rhodan e Hawk se encontram com o teleportador Ras Tschubai que também foi raptado por uma nuvem de fantasmas. Eles descobrem que eles estão ainda mais ao sul e, portanto, ainda mais longe da CREST III do que antes.
Tschubai informou que está tudo bem na CREST III e tenta se teleportar para a nave. Mas ele não consegue, e passa seis horas experimentando.
Atlan está a bordo da corveta KC-44 em busca dos desaparecidos. Quando ele recebe um pedido de ajuda de John Marshall, porque ele está sendo atacado por um grupo de dinossauros, ele intervém. E encontra o grupo de Marshall em um conjunto de cumes montanhosos e sai da KC-44. Subitamente ele é atacado por uma gigantesca nuvem de fantasmas e também desaparece.
Enquanto isso, Rhodan, Hawk e Tschubai fogem das nuvens de fantasmas que apareceram nas proximidades. Hawk descobriu que estão no polo sul do planeta. De repente, a KC-44 aparece. Tschubai se teleporta para bordo da corveta e volta informando que a nave tem apenas pequenos danos. Rhodan e Hawk sobem a bordo e tentam voar com a corveta para o espaço. Porém, a tentativa de decolagem falha, porque a corveta está sendo retida por uma força desconhecida.
Enquanto isso, Marshall reconhece que ele está lidando com seres inteligentes. Acontece que ele e Atlan lutaram contra outro grupo de tankans, e que os tankans reagem à atitude mental de seu interlocutor. Se você for agressivo, eles atacaram, mas se for pacífico, eles também serão. Marshall e Atlan conseguiram convencer o último tankan vivo, de que tudo não passou de um terrível mal-entendido e descobriu que Rhodan estava em contato com outro grupo de tankans. Eles também ficam sabendo pelo tankan que os tefrodenses não são os D’ulh Orgh, mas outros seres que podem voar. Eles também descobrem que Rhodan está no polo sul e que está em grande perigo.
Hawk convence Rhodan a fazer uma tentativa de ir para o espaço linear com a corveta para evitar a armadilha que os mantém presos. Quando eles tentam, eles passam para outra dimensão onde as nuvens de fantasmas aparecem para eles e acusa-os de não usarem sua inteligência para fins pacíficos, e que, portanto, representam uma aberração da natureza. Anunciam, que manterão a corveta na dimensão estranha.
Atlan, é o único com um traje espacial capaz de voar, quer tentar chegar a CREST III e voltar com ajuda. No caminho, ele é capturado pelas nuvens de fantasmas e teleportado para outro lugar. Lá ele encontra o tankan, que havia ajudado Rhodan. O tankan informa Atlan, que as nuvens de fantasmas não são hostis, contanto que você observe as leis das nuvens. Quando Rhodan foi capturado pelas nuvens, ele teria quebrado essa lei. Inicialmente, o tankan negou ajuda a Atlan. No entanto, Atlan deixa claro para o tankan, que, por vezes, e de forma não intencional, as leis são quebradas quando se age em virtude de um erro. Os dinossauros fazem contato com as nuvens de fantasmas que levam Atlan e os dinossauros até seus companheiros. As nuvens de fantasmas consultam o tankan, que foi resgatado por Atlan e seu grupo.
Com base no relatório do tankan, Atlan, Marshall e o porta-voz dos tankans são teleportados para o polo sul onde Perry Rhodan está, para participarem de uma audiência. Marshall ofereceu sua mente completamente aberta, para que as nuvens de fantasmas possam examinar as intenções dos terranos. Basicamente, o exame do conteúdo da mente Marshall convenceu as nuvens de fantasmas das intenções pacíficas da Humanidade, e todos são liberados e podem voltar com a corveta para a CREST III.
Uma vez lá, Rhodan, com a ajuda da positrônica de bordo, determina com alta probabilidade de que as criaturas voadoras desconhecidas também representam uma ameaça para a CREST III.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: