O interrogatório de Frasbur é realizado pelos mutantes a bordo da CREST III. Frasbur quer influenciar o interrogatório psíquico, fingindo tentar usar de todos os meios para lutar contra o interrogatório, mas, na realidade, revela intencionalmente informações sobre um transmissor intermediário no sistema do sol Tanos. Ele tenta apresentar essa base como uma subestação do transmissor do centro galáctico para atrair a CREST III em uma armadilha. Ele não notou que os mutantes reconheceram as suas táticas e, portanto, a verdade.
No entanto, o transmissor de Tanos, só é capaz de enviar objetos 500 anos no futuro ou passado relativo. Frasbur quer atrair os terranos para Tanos na esperança que eles sejam destruídos durante a aproximação do poderoso forte espacial instalado no local.
John Marshall informou Perry Rhodan, durante uma reunião sobre as descobertas do interrogatório. Ao aconselhar sobre como explorar essas informações para melhorar a situação da CREST III, uma frota de naves de combate de grande porte lemurenses ataca o estaleiro MA-genial dos engenheiros cósmicos, que circunda o sol Redpoint com a CREST III.
Rhodan tenta ajudar a plataforma-estaleiro com a CREST III, mas não pode fazer nada contra o ataque preciso e hábil dos lemurenses e ele tem que assistir a destruição da plataforma, e assim, ele perde sua única base no passado. A muito custo ele foge com a CREST III para o espaço linear, para escapar da destruição pelos lemurenses.
Atlan explora esta derrota para sugerir que ele use o transmissor intermediário em Tanos para levar a CREST III por 500 anos no futuro relativo, porque, pelo menos, os lemurenses não poderiam caçá-los. É irrelevante para a situação atual da CREST III, se eles estiverem em 49.988 ou 49.488 AC. Rhodan e parte da tripulação não estão impressionados com a ideia. O matemático-chefe Hong Kao da CREST III avalia a sugestão de Atlan com a positrônica de bordo e apoia a sugestão.
Nos interrogatórios de Frasbur subsequentes, foi determinado que o sistema Tanos é definitivamente idêntico ao sistema Vega; o transmissor intermediário está localizado no sexto planeta do sistema Vega, protegido por um poderoso forte espacial instalado no polo norte do planeta, que pode aproveitar a energia do sol Vega.
Perry Rhodan e Atlan entram juntos na sala de interrogatório, para obterem mais informações de Frasbur, e para reforçar ainda mais a confiança de Frasbur e fazer com que ele acredite que os terranos caíram na sua falsa informação.
Rhodan já analisou e aprovou a ideia de Atlan. Ele começa a elaborar um plano de operação na companhia dos principais homens da CREST III.
Em 18 de junho, depois de ter sido meticulosamente elaborado após longas discussões, a CREST III parte para o sistema Vega. Atlan empreende um voo de reconhecimento de alto risco com Melbar Kasom a bordo de dois jatos-mosquitos até o planeta para determinar a localização exata do forte espacial e do transmissor intermediário. A bordo de seu jato-mosquito, Don Redhorse atua como navegador e localizador. Lemy Danger também os acompanha. Eles conseguem, com manobras temerárias, fazer excelentes gravações do planeta e das instalações procurados, que serão usadas como base para posterior planejamento da missão. Eles também descobrem que o planeta Ferrol, no sistema Vega, foi atacado e contaminado radioativamente pelos halutenses. Assim, fica claro que os ferrônios também são descendentes de colonos lemurenses, que foram alterados geneticamente por causa da contaminação radioativa.
Finalmente, em 19 de Junho, tem início a operação. A CREST III executa uma manobra precisa em um ponto previamente calculado sobre o polo norte de Tanos VI e como um raio, destrói o forte espacial antes que ele tenha a oportunidade de sugar o sol e atacar a CREST III. Apesar do cuidadoso planejamento, a CREST III, mas não consegue penetrar no espaço normal exatamente no ponto desejado, no entanto, conseguem destruir o forte espacial a tempo e, em seguida, iniciam a busca pela estação do transmissor intermediário. Eles querem tentar induzir a tripulação a enviar a CREST III para o futuro.
Frasbur reconhece que seu plano não deu certo, e, aparentemente, cai em frenesi. Atlan manipulou o tefrodense, para tentar obter as últimas informações que eles precisam sobre a entrada da estação, pois as avaliações dos dados obtidos mostram que a estação se moverá para o futuro em companhia da CREST III. Assim, a estação deve ser tomada de assalto após a transferência bem-sucedida no futuro, para evitar que os senhores da galáxia continuem no rastro da CREST III.
Quando a CREST III ataca um cume próximo à estação com as armas térmicas, o comandante da estação fica nervoso e ativa o transmissor intermediário e, assim, transfere a estação e a CREST III para 500 anos no futuro relativo.
Depois que o processo foi concluído, os teleportadores Tako Kakuta, Ras Tschubai e Gucky levam os melhores combatentes e todos os mutantes como a vanguarda na estação para criar uma entrada ao restante das tropas de desembarque. Eles conseguem por fora de ação o campo defensivo da estação e criar vias de acesso para as tropas de desembarque na estação e matar alguns homens da guarnição da estação. Porém, a cúpula de comando da estação está protegida por um campo defensivo individual, que só pode ser penetrada por baixo da cúpula.
Atlan contata Neskin, o comandante da estação, e solicita-lhe sua capitulação imediata e que entregue a base imediatamente, caso contrário, ele é forçado a invadir a estação e destruir a cúpula de comando com a ajuda de armas térmicas.
Neskin, que provavelmente também é um agente do tempo dos senhores da galáxia, não vê saída para a situação e atira nos homens da guarnição. Ele então contata Atlan e informa que ele está entregando a cúpula apenas para manter a base intacta para os senhores da galáxia. Ele adverte os homens da CREST III que mais tropas já estavam chegando. Ele desliga o campo defensivo, mas antes que Atlan e os seus homens possam alcançá-lo, ele também tira sua própria vida.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: