No mesmo dia, começam os preparativos para a Operação Subterrânea – a infiltração secreta do planeta Plofos por agentes da Segurança Galáctica. Em 5 de abril, a espaçonave saltadora MALTZO-XXI se aproxima do Sistema Eugaul. Esta nave contrabandista com sessenta e dois membros da Defesa Solar a bordo, é atacada por cruzadores terranos como o planejado e faz um pouso forçado em Sicos, o sexto planeta do Sistema Eugaul.
Antes da chegada das naves plofosenses, uma base é instalada sob os destroços. Uma parte da tripulação se retira para esta base e Guri Tetrona, que faz o papel do patriarca Maltzo, e onze outros agentes permanecem na MALTZO-XXI, que contém cinquenta soldados terranos mortos habilmente disfarçados de cadáveres de saltadores aparentemente mortos no ataque.
Tetrona e seus agentes conquistam a confiança dos plofosenses e são transportados para Plofos. Os outros agentes em Sicos chegam a Plofos em pequenas naves e ocupam uma base estabelecida no passado por Arthur Konstantin.
Com a explosão de uma embarcação robô, eles informam a Terra de que os preparativos para a queda de Iratio Hondro estão terminados.
Tudo está preparado para remover o último obstáculo para a paz na Via láctea em Plofos. Mas ainda precisam de uma prova cabal para a derrubada legítima de um ditador cruel e implacável como Hondro. Será que a Segurança Galáctica dará um ponto final a esse caos em Plofos?
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: