Os gafanhotos córneos trazidos secretamente a bordo da ASSOR pelo Professor Nordmann, um dos cientistas do Explorer-3218, libertam-se e invadem a nave. Uma vez que os terranos não são capazes de controlá-los assim que os insetos se multiplicam, a nave é abandonada e lançada no sol da Estrela de Schonepal. A tripulação se refugia no segundo planeta denominado Hirosha, cujas cidades se encontram em ruínas após uma guerra nuclear. Eles descobrem uma versão gigante dos gafanhotos córneos, conhecidos como vermes do pavor que foram trazidos por uma raça desconhecida – uma cópia viva idêntica ao cadáver das cavernas de Zannmalon encontrado por Schonepal e sua tripulação. O terrível monstro de vinte metros de comprimento se desloca por longos saltos e pode absorver todos os feixes de raios mandando seus próprios raios energéticos em resposta a qualquer ataque. Ele ameaça as vítimas do naufrágio, mas depois é destruído por uma bomba de fusão catalítica da CANTOR que veio resgatar Rhodan e os sobreviventes das duas naves destruídas. O verme do pavor faz contato com os gafanhotos córneos que estavam na ASSOR por meio de hiperondas. Os terranos descobrem em Hirosha um sistema de cavernas com ovos dos gafanhotos córneos e máquinas semelhantes às de Zannmalon bem como alguns descendentes de arcônidas que sofreram mutações devido a radiação do planeta. Quando os ovos dos gafanhotos córneos chocam-se e começam a se espalhar, a CANTOR sai de Hirosha levando todos os sobreviventes.
As coisas vão de mal a pior para Rhodan. Como se não bastasse os gafanhotos córneos que já causaram tantos estragos na Via Láctea agora surge outra ameaça tão ou mais perigosa do que os próprios gafanhotos, o verme do pavor, que é praticamente invencível contra as armas terranas. O Império Unido deve encontrar uma maneira de derrotar esses pavorosos monstros e salvar o Universo.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: