Levados para a casa de Garika, os terranos fugiram e levaram ela e sua companheira, Hayda, como reféns. Eles também descobrem que os aras deportaram para Nowhere todos os doentes que não conseguiram curar, garantindo assim sua reputação de médicos renomados. Garika foi encarregada pelos aras de vigiar todos os estranhos. Ela e Hayda, no entanto, aliam-se aos terranos e os quatro se comprometem a fugir na direção das montanhas, onde a base dos aras poderia estar instalada. Eles são caçados imediatamente, mas a perseguição é interrompida abruptamente.

Eles enfrentam os perigos da selva e caem em uma armadilha destinada a cobras peludas, uma espécie muito perigosa. Um ara em um planador parece querer apoderar-se dos animais, mas os quatro fugitivos acabam capturando-o e tomando o planador. Graças ao sistema de pilotagem automática, eles alcançam a base escondida no coração das montanhas. Depois de percorrer as instalações subterrâneas, eles são detidos na entrada da porta principal. Seus interlocutores são Lemmy Pert, um de seus homens, Kappak – que era de fato o contato dos aras – e um dos Médicos Galácticos, Gerpo-Kha.

O plano dos aras torna-se óbvio: eles construíram cerca de uma centena de ativadores celulares falsos para semear a confusão na galáxia enquanto procuravam os verdadeiros ativadores celulares. Eles usavam uma secreção da cobra peluda para criar um efeito que faz acreditar ser a renovação das energias vitais dos ativadores celulares. Marr Toss foge e consegue enviar um SOS por um hipercomunicador. Em parte, graças à ajuda de um ara, ele consegue resistir as investidas de Lemmy Pert, Kappak e mais tarde Gerpo-Kha intimidando-os com sua arma. Pert é morto assim que os primeiros cruzadores da Frota da USO aparecem. A base é desmantelada e os dois terranos e seus companheiros são levados de volta à Terra a bordo da nave do Lorde-Almirante Atlan.

As consequências do ato do Imortal do Planeta Peregrino de liberar os ativadores celulares são repercutidas por toda a Galáxia e a caçada continua com todos os povos da Via Láctea atrás dos ativadores restantes com os aras, em especial, fazendo todo tipo de plano sujo para obtê-los. Rhodan e seus companheiros terão muito trabalho pela frente se quiserem acabar com todo esse caos provocado pela “corrida do ativador” e trazer novamente o Universo para o caminho da paz e do progresso.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..