Os aconenses obtêm os serviços do superpesado Totztal que é encarregado de transportar uma equipe científica aconense ao planeta Panotol que está localizada perto da zona da concentração das naves arcônidas e terranas. Sua missão é descobrir o motivo desta patrulha em larga escala das naves arcônidas e terranas. Em troca, os aconenses equipam as naves dos superpesados com novos neutralizadores estruturais. Os terranos descobrem esta missão e declaram que o planeta Panotol é agora uma zona proibida para pousos e decolagens fora dos limites da Galáxia.
O robotólogo Van Moders, que tinha sido forçado a dormir por um dos físicos da espaçonave, começa a entender como a ligação hipertrônica entre a porção positrônica e a porção protoplasmática dos pos-bis funciona.
Um esquadrão que está vigiando Frago sinaliza a Frota Terrana que uma deslocação maciça de naves pos-bis está indo em direção ao sistema Panot e Perry Rhodan ordena que as naves terranas interceptem os pos-bis antes que estes ataquem com todo seu poderio.
Quando as naves do superpesado Totztal chegam ao sistema Panot, são quase totalmente dizimadas por apenas uma espaçonave fragmentária pos-bi. A espaçonave capitânia de Totztal, o Totzta-IX, consegue escapar e desembarca em Panotol. Totztal usa o hipercomunicador para avisar a Galáxia sobre o perigo que representa as naves fragmentárias dos pos-bis.
Os terranos enfrentam a espaçonave fragmentária, mas quando os reforços pos-bi chegam, eles são obrigados a recuar. A equipe de comando é enviada para a superfície de Panotol com a missão de destruir o hipercomunicador antes que ele aterrorize toda a Galáxia. A gazela de Mahaut Sikhra é destruída, mas ele e sua equipe de comando de cinco homens prosseguem a pé rumo ao local.
Os pos-bis aniquilam completamente a cidade dos saltadores em Panotol, matando o superpesado Totztal no processo e capturando alguns saltadores para experimentos. O número de naves e tropas dos pos-bis na superfície do planeta é tão grande que a equipe de comando terrana não consegue cumprir sua missão. A equipe é resgatada graças a uma ação rápida de Gucky.
No entanto, a missão do comando terrano não foi um fracasso completo. Os terranos agora têm a confirmação de que os pos-bis são capazes de aprender com seus erros bem como inventar novas táticas de combate e poder mudá-las de acordo com a situação tornando-os quase invencíveis. Nenhuma raça da Via Láctea estará a salvo do poder formidável destes monstros biopositrônicos.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: