Deringhouse, que sofre uma lesão no pescoço, está em risco de vida. Anne Sloane mantém as bordas da ferida juntas telecineticamente, mas é claro que o ferido pode morrer sem um rápido tratamento médico. Kakuta contata um grupo de alpinistas ferrônios. A atitude, primeiramente hostil dos ferrônios (a paralítica Fajon e seus maridos), se transforma em admiração quando eles percebem que Kakuta é um portador da luz. Os ferrônios têm um dispositivo de voo com a qual o grupo é transportado para a casa de saúde do mestre da cura Horm-Aut. O médico é um amigo de Fajon e imediatamente começa o tratamento de Deringhouse. As semelhanças surpreendentes entre a anatomia dos terranos e ferrônios faz com que o tratamento torne-se fácil para ele. Mas então, o prédio é atacado por tópsidas. É somente graças à intervenção do oficial superior tópsida Trker-Hon, que os reptiloides não massacraram todos os humanoides. Trker-Hon lembra a seus soldados de que a vida deve ser protegida, o que inclui também a conservação de inimigos. Assim, os terranos são feitos prisioneiros de guerra.
O grupo de Rhodan tem que se defender na selva pantanosa. Lá vivem os waranis: ferrônios que querem voltar à natureza e rejeitam a tecnologia. Um ferrônio do pântano chamado Menet lidera o grupo para a capital planetária Thorta. Eles observam as lutas desesperadas dos defensores ferrônios contra os brutais e implacáveis tópsidas. Rhodan usa os poderes de seus mutantes a fim de proteger dos reptilianos um grupo de refugiados. Logo em seguida conseguem fazer contato com a força militar ferrônia. A oficiala Scahles concorda em levar Rhodan para Thorta. Nos subúrbios, o grupo entra no meio da luta. Scahles se sacrifica para permitir a Rhodan seguir em frente. Baturin, que não acredita mais em a Rhodan, se vira e sai. Menet segue-o para protegê-lo. Rhodan deve continuar. Ele, portanto, não fica sabendo que o astronauta e o ferrônio do pântano são capturados e assassinados pelos invasores tópsidas. Trker-Hon chega tarde demais para evitar isso. Ele está particularmente interessado nos humanoides que parecem ser de outra casta ferrônia. Um albino desta espécie já havia sido capturado nas montanhas.
Homer G Adams, Julian Tifflor, Mildred Orson e Timothy Harnahan tentam chamar a atenção dos fantans, que agora lançam mais de 150 naves auxiliares em uma caça Besun, e apresentam em Terrânia uma peça. Adams, olhando para os alienígenas, suspeita que o Besun não deve necessariamente ser algo de valor material. De fato, o fantan Sheperk fica interessado no desempenho e leva Adams, que promete conseguir mais Besun deste tipo. Em troca Sheperk explicara os detalhes da tecnologia fantan aos terranos. Adams leva o fantan para alguns lugares fantásticos; leva-o a eventos culturais e concede-lhe uma visão sobre os detalhes íntimos da vida humana. Sheperk admite que Adams armazene alguns dados técnicos no seu pod e leva-o a Vênus, onde demonstra como converter um ambiente hostil. Ele entrega a Adams um disco com as informações que permitirão aos humanos parar a ameaça do aquecimento global na Terra. Então ele pousa perto de Terrânia. Por ódio e medo, as pessoas ao redor matam o fantan. Adam descobre que Sheperk estava em estado terminal e queria que fosse assim.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.