Rico junto com Quiniu Soptor viajam no Golfo de Bohai. A mestiça arcônida se livra de sua camuflagem, uma pele artificial, e oferece seu explorador como um veículo subaquático para as pesquisas de Rico. Esta nova tarefa, ela cumpri com uma vitalidade até então desconhecida. O robô ainda está sofrendo de perda de memória, mas suspeita-se que seu objetivo é em algum lugar do Atlântico. Em 2 de agosto, os dois descobrem os destroços de um couraçado arcônida, encalhado no fundo do oceano, e, um pouco mais tarde, uma enorme cúpula submarina. O sistema é controlado por uma positrônica que conhece Rico e interage com o mesmo. A positrônica classifica a mestiça arcônida como uma das perigosas formas de vida descendentes de arcônidas, porém o robô autoriza a entrada de Quiniu na cúpula. As memórias de Rico retornam em parte. Ele sabe que está no alvo – mas, quando procura, não encontra seu mestre, que não está lá. O último paradeiro conhecido é uma sala, na qual uma espécie de portal está disponível – estes fato não é conhecido, nem por Rico, nem pela positrônica.
Enquanto isso, Caroline Frank tem monitorado Rico. As forças de combate seguem sua pista com cinco submarinos híbridos da União Terrana. Os comandantes da operação, 'Elliot/Ícaro/Ulysses’ é He Jian-Dong. Os submarinos da missão, usados pela primeira vez, são tecnologia híbrida arcônida-terrana. Os soldados estão equipados com um novo design de radiadores. Allan D. Mercant e Frank estão a bordo. Os terranos descobrem a nave esférica afundada e a cúpula. A positrônica da cúpula dá acesso para os humanos, porque ela os considera colonos descendentes de arcônidas, que anteriormente foram autorizados por Rico. Rico resiste aos invasores. Eles travam um feroz tiroteio em que alguns soldados morrem. Caroline tenta evitar o pior, alegando que ela poderia ajudar Rico na busca por seu mestre. O robô pega a mulher e tenta se retirar sob a proteção de seu campo de proteção energético, mas não havia contado com as novas armas energéticas terranas. Ele é seriamente danificado. Caroline sofre queimaduras, mas ainda consegue dizer a Quiniu que o homem que o Sr. Rico procura passou anteriormente através do portal. Então a mestiça arcônida tem sucesso em ativar o portal – é um transmissor. Quiniu atravessa o portal com Rico e destrói o transmissor com uma granada. Caroline e os outros terranos permanecem na cúpula.
Sistema Vega: O grupo de Tako Kakuta é deportado pelos tópsidas para uma lua de Ferrol. Em Ferrolia tensões surgem porque Anne Sloane acredita, sem razão, que Kakuta tinha se recusado a pôr seus companheiros em segurança através da teleportação. Na prisão, prevalece a lei do mais forte. As estações dos guardas tópsidas estão camufladas. Rod Nyssen chama Hermot, o líder de uma gangue que quer saquear as pessoas, para uma luta até a morte. Com o apoio da telecinética Sloane ele leva vantagem, mas no último momento, é ferido com uma arma envenenada e morre. Sloane também culpa Kakuta por isso. No final das contas, os humanos ganharam o respeito dos ferrônios que os deixam sozinhos. Finalmente, conseguem escapar. Eles se escondem em um contêiner. O destino é Pigell, o sexto planeta do sistema Vega.
SREGAR-NAKUT: Sid González sobreviveu ao teletransporte que deu errado, devido ao campo energético. Sue Mirafiore não consegue lidar com os choques de transição associados ao voo ultraluz da SREGAR-NAKUT. Ela fica cada vez mais fraca, até que fica claro que ela não vai sobreviver à próxima transição. Skelir, que trata Sue como seu Besun pessoal, obtém ajuda do humanoide chamado Fulkar. Ele também é um Besun a bordo. Ele é um médico e balança, em reprovação, a cabeça pontuda diante dos primitivos métodos de tratamento dos humanos. Ele cura a menina com a ajuda de sua tecnologia superior e cuida de seu braço aleijado. Sid explora a nave fantan e descobre algumas naves auxiliares mais rápidas do que a luz. Uma delas é escolhida para ser usado na fuga, e é nomeada com o nome do lendário mestre ladrão: ARSENE LUPIN. Sid busca Sue e torna possível a saída da ARSENE LUPIN da nave-mãe. Porém, eles já tinham chegado ao seu destino. Lá há uma enorme estação espacial, a MYRAMAR, e grande quantidade de naves espaciais, que cercam a ARSENE LUPIN.
Devido a sua fuga quase bem-sucedida, os humanos alcançam, aos olhos dos fantans, um status mais elevado de Besun. Eles são levados a uma prisão cercada por um escudo de energia onde eles encontram um companheiro de sofrimento. Sid e Sue sentem imediatamente que este ser peludo, com cerca de um metro de altura, possui paracapacidades. Essencialmente o mesmo lembra uma mistura de rato e castor. Ele se dirige aos humanos, amigavelmente no idioma inglês – e se apresenta como Gucky: “O Salvador do Universo”...
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.