Na verdade, os tiuphores cruzaram a fenda temporal com as arcas estelares XOINATIU, MIDOXAI e PRUITENTIU para abrir novos campos de caça para a sua campanha de faixa. Embora eles tenham escondido, eles estão bem cientes de que eles caíram em um futuro distante. Por causa do aumento da constante hiperenergética, eles têm de lidar com dificuldades inesperadas. Houve danos pesados na XOINATIU e suas naves-irmãs. Muitos sistemas falharam completamente e ainda não está claro se eles nunca poderão ser reparados. Os tiuphores sofrem principalmente pelo fato de que as faixas sextadim de suas naves estão silenciadas. Apenas Chettcoim, o oráculo feminino da XOINATIU, tem contato com as almas dos prisioneiros nas faixas. Chettcoim pode anunciar, para o alívio de Accoshai, que as almas estão se recuperando lentamente. Assim que os tiuphores reconhecem que os maiores dispositivos de repente já não funcionam, eles iniciam a restauração. Accoshai assume com razão, que os olimpianos enviarão um pelotão de inspeção. Ele quer usar esta oportunidade para obter insights úteis sobre a adaptação da tecnologia dos povos da Via Láctea ao aumento da hiperimpedância.
Indre Capablanca realiza a inspeção pessoalmente. Ela usa para isso a CLOSSTERMAN, uma nave auxiliar de 40 metros da FURST DAGOREW. Yoqord é informado e também participa. Ele finge nunca ter ouvido falar dos tiuphores. Também Pason Passaic, o comandante do cluster orionense no local, não diz nenhuma coisa quando ele fala com o casal imperial sobre a eminente retirada de suas naves no dia 31 de dezembro de 1517 [[NCG]], e ter tomado consciência da chegada dos tiuphores. Quando se aproxima da arca estelar, Indre Capablanca observa que algo está errado. Seu simbionte, Ftempar, sente a agonia das almas prisioneiras nas faixas sextadim e lhe repassa esses sentimentos. A Imperatriz, o Tesqire e alguns soldados são levados pelo lugar-tenente de Accoshai para a XOINATIU. O engenheiro chefe Mahum Wiland fica com três tripulantes na CLOSSTERMAN. Na nave auxiliar, dois transmissores de fuga estavam ocultos, que são ajustados de modo que não podem ser utilizados por tiuphores. A Imperatriz e seus companheiros caem em uma armadilha. Os seus [[SERUNs]] são colonizados por microdoutrinadores que também penetraram despercebidos na nave auxiliar. Estes robôs que consistem de um tecido de massa energética podem explorar e manipular tecnologias estrangeiras. Assim, os olimpianos estão lutando uma batalha perdida e também não podem fazer nenhum contato de rádio com a FURST DAGOREW. Como preparado, explodem bombas que separam as equipes. Ambos os grupos são um pouco mais tarde atacado por tiuphores e robôs de combate.
Accoshai fala de um acidente, a que tinham chegado devido aos problemas técnicos ainda não completamente superados, mas o Imperador de [[Olimpo]] não pode ser enganado. Ele apresenta a Caradocc um ultimato e ordena o avanço da frota de vigilância. Agora Accoshai deixa cair a máscara e anunciou que mataria a Imperatriz, se a frota inimiga não recuasse. Para manter as aparências, Indre Capablanca finge a rendição, para dar a Ftempar a oportunidade de colocar todos os atacantes incapacitados com ondas de choque psiônicas. A Imperatriz e seus companheiros fogem para a CLOSSTERMAN. Apenas um soldado do segundo grupo consegue fazer o seu caminho até eles. Eles perdem tempo, porque a nave foi tomada em grande parte pelos doutrinadores. Os olimpianos que ficaram para trás foram mortos pela explosão de raios. Uma vez que é evidente que algum tipo de vírus está trabalhando, os olimpianos deixam seus [[SERUNs]] e fogem através do transmissor, depois de acionar o sistema de autodestruição. Os tiuphores admitidamente não sofrem danos com a explosão da CLOSSTERMAN, porém agora para eles não é mais possível analisar a tecnologia olimpiana. Somente os dados sobre as condições atuais da Via Láctea puderam ser capturados.
A frota de Olímpo ataca rapidamente, mas já é tarde demais. As arcas estelares mudaram para o modo hiperapoio, que faz com que sejam inatacáveis. Accoshai analisa os dados capturados e escolhe um interessante novo alvo: Os swoons...
Nota: o hiperapoio leva as naves tiuphores a uma existência semimaterial entre o hiperespaço e a sexta dimensão, onde só podem ser atingidas através da utilização maciça de armas energéticas.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.