Os chemebochavis – criaturas do tamanho de homens com exoesqueleto ósseo, um crânio pontudo e crescendo fora de seu apêndice peitoral, mas de outra forma humanoides na estrutura corporal – recebem Rhodan e seus companheiros primeiramente em uma estação espacial, depois então no planeta. Rhodan voa para lá no cruzador da classe MARTE, BJO BREISKOLL. Ele recebe as primeiras informações sobre o Código, que resulta de uma antiga civilização da comunidade estrelar Landing, e luta contra o império dos rebeldes. No topo do Código há três povos: os ziquamas (técnicos superiores) os raiones (exploram o espaço linear, chamado por eles de sobre-espaço) e o Eileshionis. Destas últimas pessoas Rhodan já ouviu falar de um. São os raiones já conhecidos por ele, como ele descobre quando ele se encontra com as excelências Vees'Chasd e S'chahod. Os dois membros do governo demonstram a sua gratidão e permitem que Rhodan tenha uma conversa com um representante do Código, chamado Goyro Shaccner. O homem é um raione e se parece com um onrione de 1517 NCG!
A conversa tem que ser interrompida porque a última saltadora estelar voa sobre Chemeb. O que a princípio parece uma missão suicida, passa a ser uma jogada mais ousada, com os tiuphores querendo transformar a derrota em uma vitória elegante. Eles estão preocupados com Shaccner porque ele é um membro sênior do Código. A saltadora estelar não pode ser interceptada. Eles se veem em uma batalha terrestre entre os tiuphores e o batalhão de desembarque estacionado na BJO BREISKOLL. Apoiados pelos robôs de combate TARA os terranos têm a vantagem e derrotam os atacantes com comparativamente pequenas perdas próprias. Novamente os tiuphores preferem cometer suicídio a cair prisioneiros na mão dos inimigos – não há sobreviventes. Rhodan tem que curvar-se aos costumes dos chemebochavis e permite que os soldados espaciais do batalhão de desembarque, que foram mortos, sejam enterrados no terreno em que morreram protegendo.
Na cerimônia do funeral [[Gucky]] descobre telepaticamente onde a TICCNYT, a espaçonave de Shaccner, pode estar localizada. Rhodan e Sichu Dorksteiger se deixam teleportar por [[Gucky]] até a TICCNYT para espionar o raione. Rhodan tem a consciência pesada, porque ele acha Shaccner simpático e gostaria de conquistá-lo como um aliado. É surpreendente que a tecnologia dos raiones dificilmente difere da dos onriones. Eles simplesmente não usam nenhum mineral. Sichu consegue capturar dados em que são mencionados os guardiões do tempo. Rhodan suspeita de que estes responsáveis têm algo a ver com os atopes. O raione não nota nada da ação de espionagem.
Em uma conversa privada com Shaccner Rhodan anuncia tanto da verdade quanto ele possa responder, que o raione entende que ele e os terranos são viajantes do tempo. Shaccner fala a Rhodan sobre a fenda temporal. Não só o Código já descobriu a fenda, como também os tiuphores. Rhodan admite que os terranos têm conhecimento da existência da fenda, mas que não são os responsáveis por sua existência. Ele mostra a Shaccner um holo de Avestry Pasik, que ele descreve como o verdadeiro culpado, e pede ao raione ajuda na sua caça e captura. A reação de Shaccner mostra que ele sabe sobre os lares. Aparentemente, ele confia nos lares mais do que nos terranos.
Após a BJO BREISKOLL voltar para a RAS TSCHUBAI, Shaccner se anuncia novamente. Rhodan é convidado para uma reunião com os chefes do raione no bastião estelar Vennbacc.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.