Em vez de proceder com o uso da força, Tifflor finge vir em missão de paz e obtém uma audiência com a rainha dos jandares. Quando Tifflor dá de presente à rainha um colar de trônio-azinte e ela coloca a joia, a rainha fica sob o domínio de Jii'Nevever, que dessa forma consegue influenciar também todo o povo dos jandares. Quando a ação de Tifflor contra os jandares é concluída, ele recebe uma mensagem de alarme. Uma frota desconhecida havia aparecido em Puydor! Logo após receber a notícia, Tifflor entra em contato com [[Icho Tolot]], [[Gucky]] e Michael Rhodan. Os quatro generais da Sonhadora decidem reunir suas frotas no sistema Degger, a 48 anos-luz de Curayo, para confrontar o oponente...
Curayo, realidade: [[Julian Tifflor]], [[Icho Tolot]], [[Gucky]] e Michael Rhodan escutam a conversa entre Shabazza e Jii'Nevever. Shabazza demonstra força e poder, que ele transmite através de visões. Ele exige à Sonhadora mais uma vez que se sujeite aos seus planos. Jii'Nevever começa a obedecer e informa os quatro imortais dos seus papéis nos novos planos em comum de Shabazza e Jii'Nevever. Uma parte do plano consiste em levar enormes quantidades de trônio-azinte para a Via Láctea e dessa forma permitir à Sonhadora espalhar seu poder pela galáxia natal dos terranos. Obviamente, os imortais ficam impassíveis diante dessa ideia – todos menos um: Icho Tolot! O halutense começa a refletir sobre as reações de seus amigos. Como pode um ataque de Jii'Nevever à Via Láctea deixar seus amigos tão calmos?
O espírito de Tolot começa a clarear. A razão para isso são os dois cérebros do halutense. Embora Tolot também possa extrair de sua memória lembranças de uma cooperação com Shabazza e Jii'Nevever, ele descobre que o conteúdo da memória do plano deles – e o cérebro comum não concordam com isso – é um fato que o gigante de Halut dificilmente aceitaria. Enquanto Jii'Nevever começava a transferir aos imortais informações sobre sua própria origem e história, Tolot começa a analisar as informações recebidas com o sentido aguçado. Apenas a circunstância de ter dois cérebros é que coloca-o nessa situação. Jii'Nevever dá aos seus generais a missão de colocar ordem nas estações orbitais de Curayo – uma ordem de acordo com seus desígnios.
Tolot penetra na estação Arangitaris e assume o comando do lugar em pouco tempo. Com o auxílio da estação, Tolot descobre um microchip implantado em sua nuca. Quando ele programa um robô cirúrgico positrônico para remover o implante, fica claro para Tolot que trata-se de um manipulador de Shabazza, com o qual o oponente desconhecido de Thoregon dominava o equilíbrio mental dos imortais. O chip, obviamente um resultado do ataque de trônio-azinte de Jii'Nevever, é destruído. Para Tolot fica claro que seus amigos também foram manipulados, porém seus chips ainda devem estar funcionando. Usando a astúcia, o halutense domina primeiro [[Gucky]] e remove o chip pessoalmente.
Quando o rato-castor acorda após a operação, ele é novamente dono de seus sentidos. [[Gucky]] domina Tifflor e livra-o do controle de Shabazza e Jii'Nevever; Michael Rhodan, porém, mostra-se extremamente desconfiado. Os três imortais acabam não conseguindo dominá-lo nem libertá-lo do encantamento de Jii'Nevever. Em vez disso, os três são obrigados a fugir, já que a Sonhadora volta-se contra os desertores com força redobrada. Michael Rhodan fica para trás, deixando porém os fugitivos profundamente inseguros e em dúvida sobre quais das lembranças que eles possuem são verdadeiras e quais foram suplementadas por Jii'Nevever. Particularmente [[Gucky]] sofre com a ideia de que possa haver rato-castores em Puydor...
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.