Enquanto [[Julian Tifflor]], [[Gucky]], Tolot e Michael Rhodan ainda discutem os próximos passos a seguir, [[Gucky]] e Tolot logo resolvem arriscar uma iniciativa própria e atacar Jii'Nevever diretamente. Quando [[Gucky]] e Tolot materializam-se logo em frente a Jii'Nevever, o halutense abre fogo imediatamente contra a entidade. Quando os dois imortais suspendem o fogo, seus pensamentos parecem correr em trilhas mais claras do que antes. Teria Jii'Nevever sido atomizada sob o fogo de Tolot? Mas os dois logo sofrem uma decepção. Quando a Sonhadora contra-ataca com suas armas, não há resistência. Até mesmo Tolot é vencido numa questão de segundos e cai em profunda inconsciência. Quando [[Gucky]] foge com um salto de teleportação para junto de [[Julian Tifflor]] e Michael Rhodan, ali também ele chega tarde demais. Os dois terranos já tinham desmaiado e caído em poder de Jii'Nevever. Quase ao mesmo tempo, a Sonhadora começa a se lançar com suas capacidades às estações orbitais de Curayo.
[[Gucky]] percebe chocado o grande alcance do poder da entidade. Para o rato-castor fica claro como funciona a influência de Jii'Nevever. Em um procedimento complexo, a Sonhadora apodera-se de todo o conteúdo da memória de uma criatura e a analisa. Isso inclui também informações da memória que a criatura não conseguia mais acessar. Depois disso, os conteúdos que estão parcialmente relacionados uns com os outros são complementados com novas informações. Dessa forma, a Sonhadora pega as experiências e impressões de uma vida inteira e reescreve-as de acordo com seus próprios objetivos, por assim dizer. A manipulação executada não é detectável, pelo menos pelos próprios seres afetados, pois as novas histórias nas memórias dos manipulados são coerentes e parecem uma parte do passado. Os afetados não acreditam meramente nos novos conteúdos de suas mentes – eles sabem sobre eles! Antes que [[Gucky]] possa ter mais ideias sobre um possível meio de defesa, ele adormece e fica sujeito à desastrosa influência da Sonhadora...
Mundo dos sonhos: [[Gucky]] se vê como general de Jii'Nevever. Como comandante de uma grande frota, ele cuida para que o poder da Sonhadora amplie-se continuamente sobre Puydor. O portador desse poder é o trônio-azinte, no qual o poder da Sonhadora se manifesta. Uma vez descarregado em grandes quantidades nos planetas de outros povos, Jii'Nevever pode alcançá-los com suas forças. Onde houver resistência contra essas ações, ela lança mão dos quatro imortais, que agora encontram-se como generais a serviço de Jii'Nevever. É o que acontece com o povo dos zwyriders, criaturas que evoluíram de roedores e que lembram grandes ratos. Quando Pahdan-Ba, um emissário dos zwyriders, tem uma reunião com [[Gucky]], o ilt imediatamente sente o cheiro de um embuste. Pahdan-Ba fala a respeito de uma relíquia que seu povo guarda há mais de 2.000 anos. De acordo com suas declarações, há 2.000 anos estranhos visitaram o mundo natal dos zwyriders e trouxeram-lhes o conhecimento sobre a navegação espacial.
Quando os estranhos se despediram, eles deixaram um santuário que até os dias atuais é venerado pelos zwyriders. Embora [[Gucky]] suspeite de um embuste, ele voa com sua nave, a Tramp Avenger, para se inteirar do caso. Já na chegada ele desconfia de um golpe, porém pelos pensamentos dos zwyriders ele não consegue perceber exatamente de que tipo de armadilha se trata. Chegando ao santuário, [[Gucky]] descobre que a relíquia é os restos de uma velha espaçonave. Quando o rato-castor examina a nave, cuja maior parte está incrustada no solo, ele faz diversas descobertas. Uma delas é que os visitantes deviam ter aproximadamente as medidas do corpo dos terranos – o que se inferia pela interpretação das áreas na nave – e outra é que a nave não é mais do que um esqueleto de aço dilapidado. Todos os componentes técnicos tinham sido removidos para ganhar mais espaço. A nave parece desmantelada. Quando [[Gucky]] finalmente descobre uma peça na qual havia escrita terrana gravada, sua premonição torna-se certeza. A nave é um space-jet, uma construção especial cujo tamanho diferia do padrão. Há 2.000 anos atrás, portanto, terranos deviam ter naufragado no mundo dos zwyriders!
Os quatro imortais discutem sobre a surpreendente descoberta de Gucky. O rato-castor defende a tese de que, há 2.000 anos, terranos que fizeram um pouso de emergência em Zwyrid estabeleceram-se em Puydor e devem ter fundado uma colônia. Ele informa aos outros três imortais da sua intenção de procurar por essa colônia. Porém não somente o fato de uma provável colônia terrana desconhecida em Puydor compele o rato-castor, mas principalmente os resultados da análise da peça encontrada nos destroços. No pedaço de metal são encontradas impressões digitais de um rato-castor! A busca de [[Gucky]] permanece de início sem sucesso, porém os espias de [[Gucky]] descobrem então os destroços de uma nave esférica vagando pelo espaço. Quando [[Gucky]] examina a nave, ele nota como antes em Zwyrid que o arcabouço da nave estava dilapidado.
A inspeção de [[Gucky]] é interrompida por um chamado de hiperrádio do general Tolot. Tolot está voando para o sistema Minzant a fim de proteger Curayo. De acordo com suas informações, uma grande frota de um povo desconhecido está nessa altura entrando em Puydor. Seu destino é, sem dúvida, o mundo natal de Jii'Nevever. Quando os quatro imortais se dirigem com suas frotas para o sistema Minzant, eles têm uma surpresa. A formação mista consiste em parte de unidades que devem vir da Via Láctea. Naves cilíndricas, naves fragmentárias, esféricas, bem como traves em forma de fuso e outras unidades estavam representadas. [[Gucky]] se vê subitamente como espectador de um diálogo entre Shabazza e Jii'Nevever. Shabazza, cuja forma não é discernível, já que está rodeado por um bando de criaturas semelhantes a pássaros, demonstra com o desfile da frota a superioridade da coalizão Thoregon sobre a Sonhadora. Shabazza obviamente pretende mais uma vez persuadir a Sonhadora a mudar para o seu lado.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.