[[Hotrenor-Taak]] convida novamente para uma reunião – a segunda desde a chegada de Rhodan e seus companheiros em Hetossa. Sob a forma de uma aula de ensino, o lare tenta sintonizar os terranos na acepção do Hetos para sua nova função. [[Hotrenor-Taak]] pinta o retrato de uma futura Via Láctea sob o jugo militar do Concílio, com [[Perry Rhodan]] como um ditador, pela benevolência dos lares que estarão no comando. Isso se demonstra assustador para os terranos, mas eles escondem seus sentimentos habilmente.
As lições subsequentes sobre as possibilidades tecnológicas dos lares são cuidadosamente monitoradas, especialmente pelos professores Waringer e Hung-Chuin. As imagens impressionantes, no entanto, oferecem pouca evidência sobre a formação técnica. No entanto, mantêm-se o único reconhecimento de que os lares, obviamente, obtêm suas necessidades energéticas imensas através do espaço de nível superior por meio de processos de captação, e que são tecnicamente superiores aos povos da Via Láctea.
Após a reunião, Rhodan descobre através de [[Gucky]] que [[Hotrenor-Taak]] planeja destruir o MC-8. Rhodan, em seguida, envia os seus companheiros numa missão: deve ser preservado o máximo possível de equipamentos da destruição e com eles fixar um depósito secreto no sistema de cavernas da montanha local. Graças aos dois teleportadores, [[Gucky]] e [[Ras Tschubai]], o projeto é bem-sucedido.
Após a destruição da MC-8, Rhodan contata Hotrenor-Taak. O lare se referiu ao incidente como um acidente e surpreendentemente disse que dará a [[Perry Rhodan]] como compensação uma nave CEV dos lares. No entanto, a tripulação da nave será composta inteiramente de lares.
No final da conversa, [[Hotrenor-Taak]] anuncia sua visita eminente. A razão para isso, [[Fellmer Lloyd]] pode determinar telepaticamente: o lare quer agir contra os mutantes no grupo de Rhodan. [[Perry Rhodan]] então tem tempo para ordenar a transferência dos mutantes para o arsenal secreto através da teleportação. Desta forma, a intenção de [[Hotrenor-Taak]] falha. No entanto, o lare não fica irritado, pelo contrário, parece que tal procedimento por parte de Rhodan já era esperado e até aprovado secretamente.
No entanto, Rhodan também inicia a descentralização de seus mutantes e, em seguida, espalha os mesmos sobre toda Hetossa.
Finalmente, [[Perry Rhodan]] decide por iniciativa própria contatar Roctin-Par. Eles concordam que Rhodan deve aceitar a oferta do Concílio e entrar no mesmo. No entanto, para permitir o retorno despercebido da delegação terrana a Via Láctea, existem planos para que eles sejam sequestrados falsamente pelos rebeldes.
Em 28 de janeiro de 3459, tempo da Terra, o plano é implementado. Os mutantes são chamados de volta, após ferozes batalhas e grandes perdas, tanto entre os guardas lares, como dos rebeldes, a delegação dos terranos é bem-sucedida em escapar. No entanto, [[Atlan]] tem objeções: o rapto encenado não é suficientemente credível para ele. Assim, ele e Rhodan encenam nova fraude fingindo que conseguiram escapar das mãos de seus captores e voltar para Hotrenor-Taak.
Na verdade, no início este está ainda está desconfiado, mas é logo convencido da sinceridade de [[Atlan]] e Rhodan.
Pouco tempo depois, o voo final dos dois ocorre. Ele é simulado, o terrano e o arcônida foram raptados de uma nave de longa distância e, assim, desapareceram na imensidão do universo. Na verdade, [[Gucky]] teletransportou [[Atlan]] e Rhodan para uma pequena base da organização de resistência dos lares. De lá, eles continuam via transmissor até o primeiro planeta do sistema Peyntepor.
Ali eles primeiramente esperam até que a situação no sistema Hartzon se acalme. Durante este tempo, [[Atlan]], [[Gucky]] e Rhodan apoiam [[Roctin-Par]] em uma missão de resgate. Com isso, eles veem diante de seus olhos como é o regime cruel implementado pelos lares em um mundo ocupado por eles.
No sexto dia planetário, eles finalmente arriscam a fuga do sistema Hartzon. Depois de um curto período de tempo, Rhodan e seus companheiros chegam a sua terra natal, o Sistema Solar. Eles fazem contato de hiper-rádio com [[Reginald Bull]], que indica ter havido dificuldades durante a ausência do Administrador-Geral.
Gostou deste resumo? Quer ler todos os emocionantes detalhes desta história? Então não perca tempo, pois este livro já foi lançado na versão digital SSPG.
Confira como adquirir o mesmo diretamente no site da SSPG. PR651 - Os Rebeldes de [[Hetossa]] (Digital)