Primeiro, surge uma figura enorme na central de comando. Batriaschwili dispara seu paralisador, sem sucesso. O gigante acena com seu braço, e três outras formas, com cabeças amarelas brilhantes, aparecem. O epsalense Nonderver tenta atingir a figura gigante, mas ele salta e cai inconsciente. Os estrangeiros são inexpugnáveis. O space-jet de repente não está mais no espaço linear, mas pousou em um planeta, um olhar através da cúpula transparente do space-jet já demonstra isso. O fantasma gigante chamado Alchyn-Sabba, conta que quer usar o space-jet para escravizar os habitantes de outros planetas. Riev Kalowont acionaria o mecanismo de autodestruição mas Nonderver o impede. Ele atira com seu radiador sobre o gigante, que não se importa. O gigante convoca cinco pequenos seres de pele azul, os quonks, como apoio, para esvaziar o cérebro da equipe. Dalaimoc Rorvic não está se movendo, então Tatcher a Hainu o acorda com a ajuda de um golpe com seu bule de café.

Dalaimoc Rorvic acorda e cumprimenta amigavelmente os recém-chegados. O cenário fora da nave se transforma em um pântano, e o equipamento de rádio inicia uma transmissão a partir do ano 2784. Então Rorvic pede aos estrangeiros para desaparecer e, em seguida, executa algo como uma necromancia. O gigante não é transparente, em seguida, ele se transforma em uma massa gelatinosa, a Hainu voando sem peso através da central de comando é refletido na sua cabeça, e de repente todo o pesadelo se foi, e o space-jet está novamente cercado pelo espaço linear, do qual ele nunca saiu na realidade.

A coisa toda foi um ataque psiônico dos cynos. Os três cynos a bordo da espaçonave negra estão convencidos de que o mecanismo de autodestruição foi ativado a bordo do space-jet, e acreditam que eles podem ir com segurança para o destino final agora. Assim como a Hainu novamente vai para o seu posto nos sensores de semiespaço, os cynos caem de volta no espaço normal, pouco tempo depois seguido pelo space-jet. Mas apenas por um curto período de tempo, porque logo a perseguição no espaço linear continua. Um dia e meio depois, a perseguição termina a 20.000 anos-luz de distância da Terra, no sistema Yuyda, cuja estrutura parece incrivelmente semelhante ao Sistema Solar.

O space-jet pousou no polo norte do terceiro planeta do sistema, um planeta parecido com a Terra que não parece ser afetado pela imbecilização em toda a Galáxia. O estado tecnológico do planeta, chamada por Rorvic de Redmare, é similar à Terra no final do século 20, e o Bloco Norte e Bloco Sul estão em guerra. Há sinais de uma guerra nuclear no passado recente. Dalaimoc Rorvic e Tatcher a Hainu penetram numa base e fazem um prisioneiro. O space-jet com Nonderver e o prisioneiro voam de volta para a INTERSOLAR onde biofilmes são preparados, o que deverá permitir uma exploração despercebida de Redmare. Eles esperam por vários meses pelo retorno do space-jet.

Então Rorvic, a Hainu, Kalowont e Batriaschwili, usando o disfarce de descendentes de anfíbios habitantes do planeta, saem para explorar o planeta. Tudo dá errado. Na primeira expedição ao Bloco Sul, governado democraticamente, eles entram em uma apreensão de drogas, onde eles simplesmente não podem escapar. No ditatorial Bloco Norte, por outro lado eles são presos na rua e é dada a oportunidade de aderir voluntariamente as forças espaciais. A primitiva espaçonave os leva para uma estação espacial do Bloco Norte. Apenas como uma ameaça, para voarem disfarçados, os caças espaciais da estação atacariam e destruiriam o Bloco Sul; os terranos mal podem escapar. Eles retornam com poucos membros da tripulação, com um planador espacial, de volta à terra, são capturados quando pousavam no mar, quase são presos pelo exército do sul e resgatados pelo exército do norte do mar, e porque o Bloco Norte precisa desesperadamente de heróis para fins de propaganda, eles são celebrados como heróis e obter uma audiência com o ditador, o Grande Maytkor. Um alto funcionário chamado Aquul é um cyno, Rorvic determina firmemente, e há ainda mais cynos.

Peltrow Batriaschwili descobriu um arquivo eletrônico secreto no palácio do governo. No entanto, um nativo do planeta, o programador Checker Murnock, descobriu que seu planeta é manipulado por estranhos. Uma guerra nuclear foi provocada pelos estranhos que sempre forneciam aos computadores do governo dados falsos. Com o controle que Murnock tentava fazer dos estrangeiros, em vez disso ele pegou primeiro o terrano que queria explorar o grande cérebro eletrônico. Rorvic pode influenciá-lo hipnoticamente, então eles podem assistir a alguns cynos que querem manipular os dados no cérebro eletrônico para mover o ditador norte para a colonização do quarto planeta. E eles aprendem que os cynos mantêm uma base no “Mar de Sushenuwa.”

O novo destino agora é a base dos cynos. Então a Hainu utilizado por acaso a senha que abre a base. A investigação da base mostra que os cynos são apenas ligeiramente tecnicamente superiores. Rorvic recolhe documentos e dispositivo de armazenamento de dados em uma mala. Mas quando o grupo quer escapar, depois de um dia de exploração, eles quase são abatidos por alguns lutadores. Eles escapam usando trajes defletores e voam para o Bloco Sul. Mas quando eles se recuperam das dificuldades em um hotel, eles são descobertos pelos cynos. Há um duelo psíquico entre Rorvic e os cynos, que podem transformar a sua forma por paramodulação. Dois cynos são derrotados e capturados por Rorvic, mas quando chegaram à base do Polo Norte, eles recebem um comando suicida dos cinco cynos restantes. Os terranos podem escapar apenas pelo transmissor do space-jet, para enfim dar um relatório de suas descobertas na INTERSOLAR.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.