Enquanto isso: Joaquim Manoel Cascal voa num jato-relâmpago para o planeta Aggres e Gucky salta para a superfície do planeta, nas proximidades de um acúmulo de células de favo de mel. Ele examina um favo de mel e encontra apenas uma massa orgânica se espalhando e os restos de um rastro de lodo, emitindo sinais hipnóticos.
Ao caminho para o centro da ilha, Sandal Tolk e Tahonka-No precisam primeiro passar por um parque. Novamente, eles são descobertos e atacados, e novamente podem matar seu agressor, e Sandal Tolk também recebe uma placa. Em seguida, eles penetram em uma enorme sala de máquinas e embarcam em seu telhado. De lá, eles reconhecem claramente cinco anéis em torno do edifício central.
O anel exterior é um anel de metal da morte. Qualquer um que entrar no ringue evapora como em um fogão quente, com exceção de alguns robôs de limpeza. O robô de limpeza pode ser dirigido por Sandal Tolk e Tahonka-No jogando frutos no anel de morte, cujos restos são removidos pelos robôs. Ao usar o robô como um táxi, eles chegam ao outro lado. O segundo obstáculo é uma parede elevada de dez metros, que pode ser superada com a ajuda de algumas árvores altas. Neste caso, porém, um alarme é disparado, mas eles podem escapar.
Em seguida, eles entram em uma cúpula, que parece ser uma espécie de exposição confusa de vários objetos. A cúpula é preenchida com uma música estranha que fica cada vez mais alta, e há uma radiação de comando fraca que diz “Fique longe — venere minha pessoa.” A radiação emana do olho de uma estátua do ídolo de 200 metros. Eles não percebem que dois seres armados, parecidos com Tahonka-No, aparecem por trás deles, mas eles os consideram servos e os removem para um campo antigravitacional na cúpula central e o perigo passa.
Também Sandal Tolk e Tahonka-No entram na cúpula principal e encontram uma central de pilotagem com centenas de telas. Em uma das telas, eles podem ver grandes criaturas amarelas, com mais de dois metros, em forma de pera. Os seres flutuam em um campo antigravitacional e parecem estar doentes. Luz e música parecem servir para o seu tratamento. Parece haver também médicos que pertencem à mesma espécie. Estes estão vestidos e se movem por meio de costelas móveis na parte inferior plana de seu corpo no chão e deixam um rastro lá. Sandal Tolk acredita que esses seres sabem mais sobre os ídolos.
No dia seguinte, quando entram ainda mais na cúpula central, perturbam uma criatura vegetal, que produz a música de cura. Isso é notado, há um alarme e um pouco mais tarde vários instaladores do Enxame estão atrás deles. Sandal Tolk mata com suas flechas 22 instaladores do Enxame, mas agora o alarme é acionado novamente. Em seguida, eles observam como as criaturas amarelas em forma de pera são enviadas em favos de mel de 25 metros. Tahonka-No lembra que ele já ouviu falar desses seres, e suspeita que eles serão retirados do planeta. Sandal Tolk reconhece que ele não vai encontrar um alvo para sua vingança neste planeta. Por isso, eles vão com um dos seres em seu tubo de favo de mel.
O tubo voa, com muitos outros, para um espaçoporto e pousa lá. Há um período de espera até que o tubo possa ir para a uma espaçonave; assim, Sandal Tolk e Tahonka-No observam outra coisa. Assistem a um grupo de instaladores do Enxame com um único homem de Gedynker Crocq que foi condenado à morte por ser um pouco curioso. Eles tentam salvar o homem e matam os instaladores do Enxame e algumas criaturas parecidas com lobos que deveriam realizar a sentença de morte, mas não pode salvar o homem. E é tempo de mais uma vez procurar o tubo.
Logo depois, o tubo é transportado em uma espaçonave. A nave decola e depois de duas transições pousa em outro planeta dentro do Enxame. Seu tubo, com muitos outros, é instalado em uma nave-favo, e com esta nave e várias naves acompanhantes deixam o Enxame.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.