O que eles não sabem: o Enxame está bastante preocupado que algum sistema contrabandeado represente algum perigo. Portanto, existe uma frota de patrulha de 50.000 unidades observando o sistema, e que é apoiado por uma frota de combate ainda mais perigosa. Mas quando Gucky pode finalmente entrar em contato com Harno, ele é avisado da frota de patrulha. O ajuste da velocidade do space-jet levará exatamente na área de localização da frota de patrulha, e em seguida, ele está perdido. Em vez disso, eles devem acelerar na direção oposta do Enxame. Harno está localizado profundamente 3.000 anos-luz dentro do Enxame, em um planeta de cristal, localizado exatamente entre dois sóis gigantes azuis.
O space-jet agora é localizado. Pelas recomendações de Gucky, ele se vira e vai para o interior do Enxame. Eles levam tiros, mas um tiro do canhão conversor força seus seguidores a permite algumas manobras evasivas para ganhar tempo. Em seguida, ele vai para o espaço linear. Mas quando cai de volta para o espaço normal, pode ser localizado pelos perseguidores novamente. O space-jet é seguido por três unidades e precisa se esconder em um planeta. Eles esperam por dois dias, em seguida, o space-jet entra em uma manobra rápida no espaço linear sem ser monitorado. Desta vez, o voo leva diretamente para o planeta de cristal.
Apenas dezessete horas-luz os separa do planeta de cristal que brilha como vidro cortado. Aprendem por Harno que o planeta de 3.500 km é chamado de Cristal das almas prisioneiras. Em seguida, são redescobertos. A flotilha quer ficar entre o space-jet e o planeta de cristal, mas era tarde demais. Um voo linear curto os leva até uma hora-luz e meia do planeta de cristal, e eles ficam até 500 milhões de quilômetros até o primeiro perseguidor os alcançar. Eles podem chegar até 300.000 km perto do planeta, então têm que deixar a nave, usando os dois teleportadores, que é destruída dois segundos mais tarde.
Pouco tempo depois, eles são capturados por campos de energia que os abrandam e os leva com segurança para o planeta, como anunciado por Harno. Gucky reconhece que o planeta de cristal é um amplificador mental, gigantesco. Dentro do planeta, estão pelo menos dez mil mutantes. Eles são levados para uma sala de estar, mas então lhe dizem que eles são esperados na arena. Eles só querem ter os mais fortes mutantes neste planeta, e isto deve ser decidido na batalha.
Gucky acreditava que com a amplificação dos impulsos dos mutantes, uma ampla área do Enxame pode ser controlado mentalmente, o planeta de cristal é muito importante para os mestres desconhecidos do Enxame. Em seguida, Toronar Kasom deve ser o primeiro num duelo. Seu adversário, um grande ser disforme, tem a capacidade de levar a matéria a uma explosão. Kasom está em perigo mortal, mas então Gucky ataca: ele levanta o adversário de Kasom telecineticamente a dez metros de altura e, em seguida simplesmente o deixa cair. Kasom deixa a arena como o vencedor. Alaska Saedelaere deve ser o segundo no ringue. Seu adversário é telecineta e teleportador. Saedelaere é forçado a tirar a máscara. Seu adversário perde sua mente, atacando muitos dos espectadores e é morto por eles. Os espectadores são afetados pelo fragmento cappin de Saedelaere.
Gucky e Ras Tschubai teleportam, na excitação, com Saedelaere e Kasom de volta para o seu alojamento. Gucky finalmente recebe um claro sinal goniométrico de Harno, que está localizado no fundo do planeta de cristal e se teleporta até ele. Enfim, entram no pavilhão de Y’Xanthomonari, no centro do planeta de cristal. O Y’Xanthomonari é uma estátua gigante de 60 metros de altura, sob a forma de um dos ídolos do Enxame. Harno é aprisionado como um olho de dez metros na cabeça da estatueta. Então começa a luta mental com a Y’Xanthomonari. Gucky não pode conseguir qualquer coisa, o ídolo é imune a todos os ataques parapsicológicos. Mas Toronar Kasom usa, com sucesso, seu pesado radiador energético. O corpo do ídolo é fortemente danificado, ele perde suas habilidades mentais, e Harno, que está agora reduzido a apenas alguns centímetros, é libertado e é levado por Gucky. A estátua começa a se mover. Ela não pode ser parada pelos radiadores. Mas quando Alaska Saedelaere retira a sua máscara, finalmente chega o fim do ídolo.
Harno os conduz um hangar de 30 km, em que estão três espaçonaves. Uma das naves, que tem um propulsor de transição, é sequestrada, sete mil anos-luz, no final do Enxame, está um mundo de matérias-primas já explorado, que será descartado do Enxame. Eles deixam o Enxame com o mesmo método pelo qual foram inseridos. Pouco tempo depois, em 20 de fevereiro do ano 3442, eles podem retornar com Harno para GOOD HOPE II, que tinha esperado por eles no final do Enxame.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.