Os participantes ficam escondidos nas montanhas diante da estação e desta posição, observam a chegada de uma nave ovoide de 2.500 metros de comprimento. Uma nave auxiliar de 40 metros de comprimento e em formato de ovo, está pousada no planalto em frente a estação. Cappins saem, entre eles Ovaron II (para distingui-lo de Ovaron I, que veio com a expedição do futuro).
Os participantes da expedição podem ouvir o rádio do capacete dos cappins. Ovaron II é conhecido como o Ganjo do Império Ganjásico. Mas, ainda assim, as memórias de Ovaron não se ajustam. Gucky observou que um membro do grupo de Ovaron II, o ganjásico Gavasor, é um traidor. Mas ainda é um mistério por que o chefe de governo de um império, pessoalmente, leva a cabo uma operação de inteligência.
Isso se apura em uma conversa entre Moshaken, o comandante da nave, e Ovaron II. Os takerers na terra perderam seu chefe de inteligência e esperam por um portador das duas partículas tryzom como substituto, e entre os ganjásicos, somente o Ganjo é um. Não é possível para membros do serviço secreto ganjásico fingirem que possuem duas partículas tryzom, portanto, só Ovaron está em questão como agente. Na estação o cérebro de comando relata os eventos de oito dias, quando alguém com o pulso individual de Ovaron, porém com um comando que ainda não era conhecido pelo cérebro, queria ter acesso. Ovaron II fica atordoado. No entanto, ele não quer desistir do plano e assumir seu posto como chefe da inteligência na Terra.
Neste momento, Ovaron I faz com a ajuda de Gucky o caminho para o quartel-general secreto. Gucky e Ras Tschubai trazem os dois Ovaron para o deformador de tempo-zero. Para evitar confusão, Gucky pinta um I em algarismo romano no traje espacial de Ovaron. Ovaron II fala da palavra de código Tajkondor, e Ovaron I recupera suas memórias.
A discussão dos dois Ovarons esclarece as dúvidas. É claro que os experimentos dos takerers acelera o desenvolvimento dos primeiros humanos na terra. Ovaron conta a Ovaron II que ele trouxe com ele um traidor. Este conhecimento Ovaron II passa por escrito a Moshaken que atira no traidor. Ovaron II pode ser operado na estação para reter suas memórias e parte em sua missão.
Depois de tudo, os cappins deixam a base, Ovaron retorna mais uma vez e vai até o cérebro de comando para exigir o muito necessário sextagônio.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.