Em 2 de abril de 2405, a segunda arma fragmentária é apreendida, as 32 peças contrabandeadas são montadas, e explodida no espaço. Ela explode com o efeito de uma bomba atômica muito forte. Agora Perry Rhodan parece seguro e acredita que a conferência não corre mais perigo – Atlan continua cético. Existe ainda uma terceira arma fragmentária, que não foi descoberta ainda?
Em Terrânia, Emilio Alberto Aboyer, ex-membro da Segurança Solar, inicia uma investigação mais aprofundada. Aboyer teve um bom nariz em rastrear as duas primeiras armas – e agora ele está convencido de que ainda há uma terceira arma. Ele confirmou esta grave suspeita, através da matemática Sintra Mahute-Rontoff, que tem acesso a NATHAN o computador de grande capacidade. No entanto, Aboyer quer provas antes de informar o chefe da inteligência, Allan D. Mercant, e procura um aliado entre os participantes da conferência: o willy das esteiras, delegado do Mundo dos Cem Sóis. Na sua companhia, ele quer examinar os participantes da conferência recém-chegados em busca de partes de armas contrabandeadas. Deste modo, Aboyer e o willy se dirigem para o hotel Bennerton.
Sintra Mahute-Rontoff também toma a iniciativa. Ela consegue marcar uma conversa particular com Atlan no quartel-general da Defesa. Atlan, que está a bordo da MUTRAS só em companhia de Perry Rhodan e Allan D. Mercant, concordou com ela. Tanto Perry Rhodan quanto Allan D. Mercant duvidam que Mahute-Rontoff possa dar uma grande notícia. Por volta das 4h da manhã de 2 de abril, Mahute-Rontoff encontra-se com Atlan, descrevendo a situação e a intenção de seu antigo amigo, Emilio Alberto Aboyer que está à procura de evidências desta terceira arma. Atlan acredita que as suas preocupações se justificam, mas Perry Rhodan, com quem ele entrou em contato depois da conversa, quer continuar com a conferência. Atlan pede para usar um mutante, que ele rejeita. Por isso, Atlan decide procurar a arma.
O senhor da galáxia Miras-Etrin está preparando um golpe devastador contra a Terra. Ele chegou a 250 anos-luz da Terra com uma espaçonave, a fim de colocar em andamento o seguinte plano: um duplo, com uma pequena espaçonave invadirá um satélite de televisão terrano e de lá detonaria a terceira arma fragmentária. Mas a missão suicida não é conduzida por um duplo, mas por Broysen comandante da espaçonave tefrodense, o senhor da galáxia percebeu desconfortável que ele era muito confiante. Depois de alguns preparativos, Broysen parte 24 horas antes do início da conferência.
Emilio Alberto Aboyer ainda não tinha abandonado a sua investigação um dia antes do início da conferência. Embora a sua investigação tenha desencadeado alguma agitação nos apartamentos dos participantes da conferência, não alcançou nenhum resultado concreto. Um truque de Atlan de enviar o willy das esteiras até Perry Rhodan e contar uma história fantasiosa sobre um dispositivo suspeito no tradutor do desafortunado willy das esteiras, infelizmente, também falhou: Perry Rhodan verificou a declaração do willy telepaticamente. Embora Aboyer ainda tenha algumas ideias, a televisão pode ter algo a ver com a arma, mas é claro que ele não tem nenhuma prova. Por isso, na noite antes da conferência Atlan também interrompe as investigações. Apenas Aboyer não desiste, ele pede a Sintra Mahute-Rontoff para fazer outros cálculos.
Em 3 de abril, as seis horas da manhã, as estações de vigilância informam a entrada de um pequeno meteoro com alto teor de níquel na atmosfera da Terra – a pequena nave do senhor da galáxia com o tefrodense Broysen a bordo. Broysen aproxima a nave do satélite de TV denominado TV-4-Sol e sobe a bordo desta pequena estação espacial. Ao entrar, ele tem de desligar um robô que está em seu caminho. O disparo do seu desintegrador destruiu uma parte da fiação. O dano é reparado por mais dois robôs de reparo que estavam ali, no entanto, um relatório foi enviado para a central de comando da TV sobre a interrupção da transmissão. Então, o tefrodense prepara o detonador da terceira arma fragmentária e acompanha a transmissão de TV da conferência em um monitor de controle.
Meia hora antes do início da conferência, Sintra Mahute-Rontoff entra em contato com Emilio Alberto Aboyer. Ela diz a ele que a avaliação mencionou os dez satélites de televisão e que ela não sabia por quê. Aboyer, que está ligeiramente bêbado, fica sóbrio de um momento para o outro. Ele faz contato com o departamento de assistência técnica da televisão e fica sabendo que a TV-4-Sol informou que havia um cabo rompido, o que já foi corrigido, mas foi corrigido pelos robôs de manutenção. Aboyer não perde mais um segundo, pega um planador e voa diretamente para o quartel-general da Segurança Solar. Ele informa Atlan, Ras Tschubai o teleporta imediatamente para o espaçoporto para voar com um jato-mosquito até o satélite TV-4 sol.
Já são nove horas e a conferência começa. Mas os participantes testemunham um espetáculo estranho: de repente, partes da terceira arma fragmentária se soltam dos corpos de 32 participantes da conferência, flutuam no meio do corredor e se agrupam em um corpo oval. Perry Rhodan e seus mutantes estão impotentes: e agora, o que fazer para deter o desastre?
Mas Atlan e Ras Tschubai já atingiram a TV-4-Sol com um jato-mosquito, Ras Tschubai se teleporta em companhia de Atlan para o interior do satélite. Atlan reconhece imediatamente a perigosa situação: um homem não identificado está sentado no chão e olhando para a tela do monitor. Ele tem uma pequena caixa na mão. Atlan atira no momento, que o tefrodense Broysen quer pressionar o botão do detonador. Broysen morre, e o detonador cai no chão. Uma olhada para o monitor convence Atlan, que ele conseguiu chegar a tempo. A arma não explodiu. Ele envia Ras Tschubai para onde Perry Rhodan está, para informá-lo sobre o feliz desfecho da operação.
A conferência pode começar – e de repente, Perry Rhodan tem todos os trunfos em suas mãos para convencer os administradores da correção de sua abordagem na luta contra os senhores da galáxia.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: