A TEODORICO parte para o planeta Everblack. Uma gazela é lançada com uma equipe de comando a bordo sob o comando do major Tuner. Perry Rhodan e seus homens também estão a bordo. A gazela é afetada fortemente pelas ondas de choque do tráfego muito pesado, motivo também para o grave dano sofrido pela WROCLAW. A gazela é evacuada e só Rhodan, Dr. Anztan, Gucky e Atlan sobrevivem. À deriva no espaço, eles enviam uma mensagem a TEODORICO.
A nave capitânia chega, mas acaba por se retirar após sofrer uma série de ataques e o último transmissor fictício é destruído no processo. Rhodan então ordena que a décima quarta frota entre em ação. Os quatro sobreviventes pousam no planeta que é coberto inteiramente com instalações técnicas. Depois de conseguir fugir das garras dos robôs ao fazer-se passar por não-orgânicos, eles usam as armas narcóticas provocando o caos entre os pos-bis. Eles então descobrem que as cúpulas abrigam os protoplasmas e que os pos-bis possuem duas unidades básicas de comando, as formações celulares de pensamento - o protoplasma propriamente dito - e um gigantesco cérebro positrônico. Ao usar as armas narcóticas, Rhodan e seus companheiros paralisam o protoplasma, deixando todo o controle para os elementos positrônicos.
Rhodan e seus companheiros são resgatados pelo cruzador ligeiro LONDON e se abalam quando recebem a terrível notícia da destruição do transmissor fictício. Apesar disso, eles descobriram que nem todos os pos-bis são homogêneos e que existem algumas divergências internas entre os robôs e o cérebro eletrônico podendo ser exploradas pelos terranos e arcônidas. Contudo, a Via Láctea ainda corre perigo.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: