Em Mecânica, cinco técnicos, Ras Tschubai, Gucky e Iltu iniciam a instalação de um transmissor. Gucky e Putzi saem em uma missão de reconhecimento e eles caem vítimas de uma emboscada. Através do transmissor já instalado, Perry Rhodan chega ao planeta e é informado do desaparecimento de Gucky e Putzi. Perry, Ras e Iltu partem para encontrar Gucky e Putzi.
Gucky e Putzi foram de fato paralisados por robôs que os levam a uma câmara secreta sob uma das cidades arrasadas de Mecânica mas são resgatados por Perry e Iltu. Depois de voltar à base, Claudrin adverte Rhodan que cinco naves dos laurins - um lendário nome germânico dado aos invisíveis – se aproximam perigosamente da atmosfera de Mecânica. Eles iniciam a destruição total do planeta, largando bombas na órbita semelhantes às bombas de Árcon. Pouco tempo depois, três naves fragmentárias dos pos-bis apressam-se em direção ao sistema Outside.
As naves fragmentárias atacam e destroem as cinco naves dos laurins, no entanto uma das naves é severamente danificada e cai sobre Mecânica. Imediatamente, Perry Rhodan ordena Vassilov, o comandante da esquadra Terrana, a atacar e destruir as duas naves fragmentárias restantes com a ajuda de bombas de cinco dimensões (as chamadas bombas gravitacionais). Estas bombas provam ser extremamente eficazes destruindo as naves fragmentárias em segundos. Rhodan e a equipe de comando em Mecânica chegam ao local do acidente da espaçonave fragmentada e usam seus absorvedores mentais para enganar os robôs.
Todos os robôs da espaçonave destruída são capturados sem resistência, uma vez que não detectam qualquer vida orgânica, até o momento de Putzi aparecer. Um robô de combate reage imediatamente e reduz o tigre em cinzas com uma de suas armas de energia. Gucky desobedece as ordens de Rhodan e destrói completamente o assassino de seu amigo em um acesso de raiva. Perry, sentindo-se responsável pela morte inútil de Putzi, pede a Gucky que o perdoe por isso, mas o rato-castor, profundamente magoado, não quer de jeito nenhum falar com Rhodan. Durante este tempo, os destroços da espaçonave fragmentária são cortadas em blocos e, em seguida, arrumadas nas naves terranas de resgate. Quando Perry Rhodan sai para dar uma volta, a fim de pensar sobre os acontecimentos recentes, o solo do planeta condenado começa a chacoalhar devido aos constantes incêndios atômicos.
Rhodan, depois de uma queda vertiginosa, chega a uma antiga base subterrânea de defesa de Mecânica. Preso no subsolo e sem nenhuma saída viável, Rhodan percebe que o inferno atômico iniciado pelos laurins está avançando rapidamente e vai acabar matando-o em questão de minutos. Na superfície, Reginald Bull e Ras Tschubai tentam forçar Gucky a esquecer de sua raiva de modo que ele procure o paradeiro de Rhodan por telepatia. Eles são bem-sucedidos e quando Gucky finalmente capta os pensamentos de Rhodan e compreende sua situação, ele mesmo se teleporta para ajudar seu amigo em apuros.
Quando as últimas peças da espaçonave fragmentária estão a bordo, Iltu informa a Rhodan que, no momento de sua varredura telepática que realizou durante a busca, ela captou os impulsos provenientes dos robôs. Em primeiro lugar os impulsos eram calmos e lógicos e depois rapidamente os pensamentos se transformaram em raiva, em seguida, em fúria e finalmente em ódio até o momento em que ela ligou o absorvedor mental novamente. Isso significa que os pos-bis são robôs capazes de pensar e sentir por conta própria.
A TEODORICO decola e se afasta do planeta que rapidamente se transforma em uma nova que ameaça destruir a espaçonave. Somente os reflexos rápidos de Claudrin permitem a TEODORICO evitar o desastre iminente. Mais tarde, Gucky e Iltu discutem sobre a perspectiva de um eventual casamento entre os dois.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: