Logo após a FRISCO assumir o controle da HAT-LETE, uma espaçonave fragmentária - o mesmo tipo de espaçonave observada pela estação da BOB-21 que foi praticamente destruída por ela no livro anterior – aproxima-se perigosamente das naves terrana e arcônida. Os ocupantes da espaçonave fragmentária querem preservar toda a vida mecânica e destruir toda a vida orgânica. Assim, a espaçonave fragmentária abre fogo sobre a FRISCO que é imediatamente reduzida a destroços. Em 29 de Maio de 2112, a FRISCO envia um SOS para a nova nave capitânia terrana, a TEODORICO.
A TEODORICO chega pouco depois e, sem perceber que a espaçonave fragmentária não tem tripulantes orgânicos, ataca a espaçonave com os raios paralisantes, mas sem efeito. Em represália, a espaçonave fragmentária ataca a TEODORICO, que escapa por pouco da destruição total. Rhodan decide então enviar os três teleportadores em um destróier espacial rumo à espaçonave fragmentária.
Os três teleportadores chegam a bordo da espaçonave fragmentária, cada um em um local diferente, e são imediatamente perseguidos por robôs que formam a tripulação da espaçonave fragmentária. Ras Tschubai e depois Tako Kakuta acabam capturados pelos robôs, mas decidem não fugir na esperança de encontrarem-se com os comandantes da espaçonave. Gucky tenta uma abordagem mais direta ao teleportar-se até onde os dois prisioneiros estão. Seguindo o conselho de Shorty-0, um dos robôs que é o comandante da espaçonave fragmentária utiliza alguns raios paralisantes sobre o teleportador. Como resultado, os três mutantes são obrigados a fugir para a HAT-LETE.
Rhodan com a TEODORICO volta a monitorar os três teleportadores, mas descobre que eles estão presos na HAT-LETE porque estão fracos demais para usar suas habilidades de teleportação. Uma pequena tropa de dez homens liderada por Brazo Alkher é enviada a bordo da HAT-LETE com a ajuda do transmissor fictício.
A equipe de comando de Alkher divide-se em dois grupos: um dos que vem em auxílio de Tako Kakuta e outro para Ras Tschubai. Gucky, enquanto isso, tenta se juntar a um dos dois grupos. É nesse momento que a unidade de propulsão da HAT-LETE que foi acionada pelos robôs da espaçonave fragmentária.
Observando que a HAT-LETE e a espaçonave cúbica estão em curso, a TEODORICO ataca a espaçonave fragmentária com artilharia pesada, sem sucesso. Felizmente, vinte e dois cruzadores pesados chamados por Rhodan para reforçar o ataque chegam a tempo e cercam a espaçonave fragmentária sob um ataque maciço e ela é forçada se retirar, enquanto deixa a HAT-LETE nas mãos dos terranos. Todos os robôs da espaçonave fragmentária que foram deixados para trás na HAT-LETE suicidam-se para não serem presos pelos terranos enquanto ao mesmo tempo os telepatas ouvem uma risada não humana. Uma risada robotizada de escárnio. Uma risada assustadora dos assassinos que não temem a morte.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: