A bordo da ITAK’TYLAM, os companheiros de Crest estão aturdidos com a sua recusa de realizar a possível fuga com as cápsulas de salvamento oferecidas por Toreaad. A mudança na natureza de Crest, desde a transferência do ativador celular para ele, está claramente evidente. Crest parece, cada vez mais, agir irracionalmente e, está firmemente confiante que está sob a proteção de AQUILO e têm impressão de que enormes mudanças são iminentes. Crest quer permanecer a bordo e não reage as tentativas de persuasão de Perry Rhodan e Anne Sloane.
Novaal – que se acreditava estar morto – e Trek-Takuhn, o comandante tópsida da fortaleza em Rayold, enviam a seus dois povos apelos para a cessação das hostilidades. Os soldados de ambos os lados morreriam por regimes injustos. Rhodan, Toreaad e Ras Tschubai vão até Tirkassul. Em um duelo entre o seu corpo, bom como o uso de palavras, Rhodan convence o já interiormente cambaleante naat a recusar o serviço dos arcônidas. Rhodan oferece aos naats um espaço vital na Terra, no qual estes depois poderiam ocupar ao estilo naat. Naats e humanos fecham uma aliança.
Sistema Tatlira / VEAST’ARK
No meio da confraternização o sensor estrutural anuncia a materialização de uma espaçonave de grande porte. É a VEAST’ARK, a mais moderna e poderosa nave de combate da frota arcônida e, o protótipo de uma nova geração de naves, sob o comando de Sergh da Teffron, a Mão do Regente. Da Teffron era o governador de Naat, uma exposição pública de um nobre arcônida, antes da tomada de poder do Regente. O Regente parece preferir homens como ele, que adquiriram sua autoridade através dele e não tinham nenhuma base de poder pessoal à disposição. Da Teffron é acompanhado de Stiqs Bahrof, um mestiço arcônida sádico e do celista Yervor. Bahrof se ocupa de Sayoaard, o filho aleijado de Novaal, que está mantido numa espécie de estrutura médica.
Atlan entra em contato com da Teffron. Ele se apresenta como Ketaram da Gelam, um dos ocupantes do zoológico arcônida e pede a Sergh da Teffron para recebê-lo a bordo da VEAST’ARK. Ele vai junto com Manoli, mas antes, ele engole o seu ativador celular, como ele já fez repetidas vezes durante o seu tempo de exílio na Terra. Stiqs Bahrof leva Atlan e Manoli para da Teffron, porém os prende. Atlan promete a Mão do Regente a imortalidade e dá um ativador celular a ele. Sergh da Teffron é cauteloso e suspeita disto, colocando o mesmo em Stiqs Bahrof como teste. Atlan e Manoli são dispensados e Tirkassul, a mando de da Teffron, transfere os humanos capturados da ITAK’TYLAM para a VEAST’ARK.
VEAST’ARK / sistema Tatlira
Os aliados naat guardam os humanos, apenas para manter as aparências, e os humanos podem dominar a VEAST’ARK depois de uma forte resistência, de forma que os humanos podem se espalhar para cima da seção central. Sergh da Teffron aceita a sugestão de Tirkassul, para levar 500 naats da ITAK’TYLAM a bordo, a fim de dominar os prisioneiros e fica atordoado, quando estes ficam ao lado dos humanos contra a tripulação da nave. Os eventos atropelam os arcônidas na VEAST’ARK. A nave já não pode mais ser mantida, e assim, Sergh da Teffron ativa a autodestruição, que entrará em vigor com a sua morte ou a sua partida da nave. Ele e seus companheiros, através de um tubo de fuga secreto que conduz a um hangar, abandonam a central de comando.
Lá, os naats são pegos de surpresa e mortos. Sayoaard é salvo das mãos de Bahrof por Manoli. Os arcônidas tripulam um girino e tentam abrir o hangar através das armas a bordo. Depois de Atlan e os técnicos naat param o sistema, a autodestruição pode ser desativada, e é permitida a fuga dos arcônidas. Atlan impede que atirem no girino. Ele quer que Sergh da Teffron leve ao Regente o ativador celular preparado.
A VEAST’ARK e as naves arcônidas restantes familiarizam-se com sua tripulação de terranos e naats no caminho de volta para a Terra.
Comentários
No capítulo 21, Atlan não reconhece Perry Rhodan; ele chama seu nome apenas pelo fato de que Reginald Bull está viajando com ele. Nós aprendemos no Volume 37, no entanto, que ele o observou antes do seu voo com a STARDUST para a lua e até se encontrou com ele...
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.