Teldara, a gerente de uma empresa para a extração de matérias-primas do planeta Reyan, notou que a plataforma-fábrica localizada no mar LL-308-P muda seu curso. Após consulta com o engenheiro responsável ela descobre o motivo. Uma jangada dos peixes, como os naturais são chamados pelos habitantes da cidade, se aproxima, provavelmente para impedir o trabalho da plataforma. O engenheiro responsável, então mudou seu rumo, para não pôr em perigo a jangada de pescadores. Teldara está indignado e ordena que o engenheiro mantenha o curso em qualquer ocasião.
Após a passagem pelo transmissor de Rofus, Perry Rhodan encontra-se com Reginald Bull, Thora da Zoltral, Ras Tschubai, Sue Mirafiore e os dois ferrônios, Chaktor e Lossoshér em uma sala estéril de aparência futurística. Um humanoide masculino entra no quarto e pede a eles que o seguisse. Thora está reticente. Eles são levados para outra sala com vista para um mundo estranho e assumir que eles estão em uma nave espacial. O humanoide acaba demonstrando ser um holograma e se dissolve. Como o grupo de Rhodan tenta sair da sala, robôs fortemente armados lhe impedem o caminho. A situação parece ameaçadora. Mais tarde, um estranho, o comandante da espaçonave, entra no o quarto e se apresenta como o Explorador. Durante a conversa ele não responde as perguntas de Rhodan sobre o paradeiro de Crest da Zoltral, o lugar onde eles se encontram e o ano em que eles estão. Rhodan e seus companheiros fogem por teleportação. O salto termina em queda livre sobre Reyan. Por acaso, a queda livre termina em redes de pescadores reyanos e eles não ficam gravemente feridos. Os pescadores levam Rhodan e seus companheiros para Kimmon. Lá eles têm que esperar, como convidados, o retorno de Alrad, a Matrona de Kimmon, que viajou para Rey. Rhodan e seus companheiros debatem para tentar descobrir em qual tempo eles se localizam. Porém, não chegam a qualquer conclusão que seja útil.
Alrad se prepara na capital Rey, para uma importante conversa com o governador Flark. Flark a revela que ele e representantes de outras colônias do sistema Vega tem a suposição de que as disputas entre os chafurdadores e os peixes são controladas pelo governo central de Ferrol, a fim de explorar as colônias facilmente. Enquanto as duas partes não chegarem a acordo sobre Reyan, também não entrarão em acordo para protestar junto a Ferrol. Nas próximas semanas será realizada uma reunião com os representantes das outras colônias, para discutir novas medidas contra Ferrol. O governador Flark pede a Matrona para participar. Alrad retorna em um catamarã dos chafurdadores para Kimmon, onde é imediatamente confrontada com o fato de que desconhecidos, Rhodan e seus companheiros, são hóspedes de Kimmon. Rhodan conta a Alrad uma história inventada de que eram prisioneiros do Governo Central de Ferrol e foram lançados a partir de uma espaçonave em Reyan. Alrad acusa Rhodan de mentir e lhe dá até a hora do almoço no dia seguinte para dizer a verdade. Rhodan e seus companheiros decidem fugir. Tschubai localiza um catamarã desprotegido e leva seus companheiros, através da teleportação, em três grupos a bordo. Enquanto Rhodan e Lossoshér esperam para ser transportados, Lossoshér explica que ele descobriu, em um jornal que Chaktor havia encontrado, qual a data atual. Eles estão dois dias antes do início da guerra, a que deu início a Idade das Trevas. Este fato faz com que Rhodan, apesar de estar a bordo do catamarã, desistir de escapar. Tschubai teleporta Rhodan e Lossoshér para o apartamento de Alrad, que acaba de ser colocada a parte da fuga dos estrangeiros por Jebesh, o oficial de segurança de Kimmon. O surgimento de Rhodan surpreende Alrad e Jebesh. Rhodan pede a Alrad para falar com ela sozinho. Ele explica que ele e seus companheiros são viajantes do tempo, vindos do futuro e conta a ela sobre a iminente Idade das Trevas. O ponto de partida da guerra, é a reunião do grupo rebelde que está se reunindo com Flark. Rhodan ajudaria os rebeldes a evitar a guerra.
O Explorador localiza Jebesh, que faz uma varredura com seu barco, na superfície do mar no ponto em que os pescadores resgataram Rhodan e seus companheiros, e o leva a bordo de sua espaçonave. Ele descobre que Rhodan é Alrad estão a caminho de Rey. Jebesh tem sua memória apagada a respeito deste evento e é levado de volta para seu barco.
Na conferência do grupo rebelde, apenas Telgar e Teldara falam em prudência. Rhodan informa aos delegados de que ele e Lossoshér são observadores do futuro e Lossoshér faz um discursos aos participantes da conferência, um alarme soa. A nave do Explorador se aproxima de Rey e é atacado por naves desconhecidas. Tschubai salva o Explorador da nave espacial caindo. Rhodan, seus companheiros, o Explorador e a Matrona deixam Rey a bordo de um catamarã. Alrad aconselha Rhodan a sair de Reyan porque teme que ele e seus companheiros sejam culpados de todos os eventos. O Explorador oferece-lhes a oportunidade de deixar Reyan. Três espaçonaves de seu povo aparecem e colocam um transmissor a bordo do catamarã. Só Lossoshér decide continuar em Reyan. Na despedida, o Explorador lhe diz o seu nome: Carfesch.
No Sistema Solar:
O Dr. Eric Manoli se sente terrivelmente cansado e, portanto, examina seu sangue. O hemograma não lhe fornece nenhum indício para sua fadiga. Ele faz o caminho até a cúpula debaixo d'água, para se reunir com o historiador Cyr Aescunnar. Ele espera obter a sua ajuda para encontrar outras estações arcônidas, nas quais ele suspeita haver outros transmissores. Estes transmissores poderiam fornecer a oportunidade de encontrar Rhodan e seus companheiros, que estão sumidos há duas semanas. Manoli e Aescunnar voam para Vênus e olham na estação de Vênus em busca de pistas para outro transmissor. Em Vênus, eles primeiro tomam parte no funeral de Tamika. Tamika tinha voado em companhia de Thora e Quiniu Soptor para Vênus. Durante o ataque, a estação de Vênus sobre as três mulheres Soptor conseguiu escapar e Tamika ficou gravemente ferida. Tamika depois sucumbiu aos seus ferimentos. A busca por um transmissor na estação de Vênus não dá em nada. Aescunnar tem a ideia de que é possível localizar o transmissor nos destroços da IGITA, a nave que Julian Tifflor tinha encontrado em Titã. Manoli, Aescunnar e Gucky fazem o caminho para o Titã. No desembarque há um problema e a espaçonave falha. Gucky leva Manoli e Aescunnar, através da teleportação, da espaçonave para a superfície lunar. Lá eles veem a sua espaçonave cair no gelo da lua. No impacto da espaçonave um fragmento de gelo danifica o traje espacial de Manoli. Eles fazem o caminho para o naufrágio da IGITA. Elem conseguem encontrá-la no oceano sob o gelo. Antes que eles possam entrar, Manoli desmaia por falta de oxigênio. Gucky teletransporta Manoli e Aescunnar para o naufrágio. Lá, eles encontram uma sala com ar respirável. Procuram pela nave espacial e penetram com a ajuda dos poderes telecinéticos de Gucky na central de comando da IGITA. Lá eles descobrem um transmissor. Gucky se preocupa com um novo traje espacial para Manoli. O naufrágio tende cada vez mais para o lado e ameaça afundar nas profundezas do titânico mar de gelo. Gucky tira Manoli e Aescunnar, por teleportação, dos destroços e eles começam a subir através do gelo para a superfície lunar. Lá eles são encontrados pela tripulação da NESBITT-BRECK. Antes que eles possam ser levados a bordo da espaçonave, Gucky e Manoli desfalecem inconscientes.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.