Só no último volume do ciclo SdG, PR 299 - “No Fim do Poder”, Willian Voltz revela toda a situação e coloca Mirona Thetin como fator I, a história dos SdG é resumido da seguinte forma:
(…) “Vinte mil anos atrás, treze renegados tomaram o poder para si. Desde o início eu consegui esconder minha verdadeira identidade. Finalmente seis renegados descobriram quem era seu líder. Eu matei todos os seis. Por cerca de 10 mil anos meus subordinados e eu dominamos Andrômeda.”(…) (PR 299). Um desconhecido cientista lemurense desenvolveu os ativadores celulares, que concediam a imortalidade relativa a seus portadores.
Atlan se perguntava silenciosamente se o misterioso ser de peregrino tinha desempenhado um papel na distribuição dos ativadores celulares dos SdG. Há essa dúvida de que os cientistas lemurenses poderiam construir esses dispositivos complexos cuja tecnologia não pôde se decifrada nem pelos siganeses.
Os nomes dos sete SdG que apareceram no período de ação deste ciclo tão familiar para a maioria de nós que provavelmente sabemos de cor são: Fator I: Mirona Thetin, Fator II: Trinar Molat, Fator III: Proth Meyhet, Fator IV: Miras-Etrin, Fator V: Nevis-Latan, Fator VI: Toser-Ban e Fator VII: Regnal-Orton.
Zeno Kortin deve ser provavelmente um dos já citados “SdG mortos”. Que hoje sabemos ser: Antigo Fator IV: Zeno Kortin (Toxina Ara 6, PR 2761 e 2762), Antigo Fator VI: Aset Radol (Toxina Ara 6), Antigo Fator VII: Soynte Abil (Toxina Ara 6, Infotransmitter 19/12/2014), Antigo Fator VIII: Toser-Ban (Infotransmitter 19/12/2014), Fator IX: Barim-Nantor (RP 351), Antigo Fator X: Miras-Etrin (Infotransmitter 19/12/2014), Fator XI: Colin-Us, iniciador da rebelião (Infotransmitter 19/12/2014), Antigo Fator XII: Regnal-Orton (Infotransmitter 19/12/2014), Fator XIII: Comden Partan (Atlan 94, Toxina Ara 6).
A imagem do SdG é nos romances posteriores pouco a pouco atualizada, ampliada – e parcialmente reescrita. Por isso, a série Atlan trouxe, no verão de 1973, o miniciclo “O último dos SdG” em um total de 18 livros que descreve a história de Comden Partan, que se refugiou na Via Láctea e esperou a morte do Fator I, em sono profundo. Em 2842 ele apareceu como O Cinzento. A trama é desenvolvida por Willian Voltz e a história tem uma série de lacunas de lógica em termos, por exemplo, Como Partan diz ter se salvado de Mirona Thetin (Ele deu o seu ativador de células para um amigo e, portanto, sobreviveu???), e seu status de SdG ficou questionável. A Perrypedia mesmo escreveu: “Essa história soa como inverossímil e cheia de inconsistências. Então, de alguma forma, o nosso vilão deve ser omitido algum detalhe do que aconteceu antes e que faz sentido.” Rainer Castor está representando a tese de que ele agiu assim com medo dos SdG do passado. “Aqui ele não está fazendo exatamente distinção do tempo ‘atual’ e certamente não é realmente hoje, como será debatido na parte 2.”
Com o “um desconhecido cientista lemurense” Em 1987 Peter Terrid descreve no Romance Planetário de Perry Rhodan (RP 288) PR-RP04 – Forja da Imortalidade, reeditado em 2011 como livro de bolso 15 com o mesmo título. O Lemurense Selaron Merota desenvolve com base nos legados de uma civilização desconhecida, ativadores celulares que sua filha Mirona então rouba. Aqui aprendemos que Mirona tem uma meia irmã chamada Ermigoa – o que inclui outra lacuna na série: Ermigoa volta a aparecer na série PR em setembro de 1974 no PR 683, “A Mulher da Lemuria”, de H. G. Ewers. Atlan se reúne com ela em busca do terreno perdido com Mirona Thetin, a quem lembra muito. Houve então uma questão em aberto se Ermigoa era ou não um duplo Fator I.
E para que você possa olhar para a história do SdG quase como foi feito – o que teria ali não foi uma mudança fundamental na representação de eventos históricos no outono de 1991. Este e o estado de trabalho oficial em 2014 na Alemanha, e há uma série de informações nos próximos infotransmitter, já publicados, que tentaremos fazer a tradução. Mas se você não quer esperar tanto tempo, pode ir direto a fonte no artigo Os Senhores da Galáxia – Os opressores galácticos.
Tradução divulgada no Informátivo Galáctico (IG) 1, em Abril de 2015.