***

Em outras áreas de Urbegh, independentemente um do outro, dois homens aparecem ao mesmo tempo, que não falam a língua nativa e, aparentemente, não são xthornenses! Ambos parecem sofrer de perda de memória e causam uma impressão confusa. Um deles, chamado Vugar, é preso pela polícia e escapa através de um processo semelhante ao teletransporte. O outro, Telbur, também é preso e pode escapar influenciando os cachorros da polícia. Só com a ajuda de Prax, uma criatura que aparentemente pode assumir qualquer forma, Vulgar e Telbur são adaptados para aparecerem junto aos xthornenses, através de um hipnotreinamento aprendem seu idioma e obtém equipamentos úteis. No entanto Prax evita suas perguntas sobre a finalidade e objetivo de sua missão por causa do choque do deslocamento temporal explosivo, e que poderia agravar com esse conhecimento, e ele vai embora. Seguindo um impulso inexplicável, os dois homens tentam entrar nas montanhas ao norte de Ugheida.

***

Enquanto isso, Pulkar aprende sobre eventos misteriosos e depois sai em busca dos dois homens. Como alguns cientistas lhe dizem que a cromosfera do sol Hadror está fortemente estimulada por influências desconhecidas, sem que este processo tenha qualquer efeito sobre o tráfego de rádio em Xthor, ele vê imediatamente que esta mensagem tem uma relação direta com a "máquina da morte" no Vale Potharte, bem como com os dois estrangeiros procurados. No entanto, suas perguntas cautelosas entre os cientistas encontra rejeição.

***

Telbur e Vulgar avançam bem ao norte. Durante está caminhada os nativos os notam, em várias ocasiões, por isso, eles são constantemente perseguidos por policiais e soldados. Apenas lentamente eles recuperam sua memória de volta, mas depois de alguns dias fica claro a Vulgar que seu verdadeiro nome é Vurlason Garfield, um agente da IPC enviado por [[Tengri Lethos]], o Guardião da Luz, nesta missão. Ele agora sabe que ele tem o dom de deslocamento hiperdimensional, o que torna possível para ele teletransportar a si mesmo ou certos objetos na sua vizinhança. Semelhante, Telbur realmente se chama Telem Poswik Burian: ele é, aparentemente, um telepata de animais: um mutante que pode se comunicar com os animais e impor a sua vontade. Este dom permite a Telem trabalhar como tratador de animais em uma fazenda nas montanhas de Ugheida até que ele é descoberto e perseguido pelos homens de Pulkar. Prax assume a forma de Telem e despista seus perseguidores, o agente da IPC escapa de ser preso novamente em um saphan. Finalmente, ele consegue chegar à metrópole Vudhemme, onde testemunha, puramente por acaso, como Vurlason é sequestrado por três homens de aparência idêntica.

***

Pulkar, o chefe de inteligência, agora tem a certeza de que ele tem que lidar com não-xthornenses: Uma mancha de sangue que veio de Vurlason Garfield foi analisada – os valores obtidos são extremamente incomuns. Ele teme por Xthor porque seu planeta está, aparentemente, tornando-se um peão entre duas potências hostis, que são tecnologicamente muito superiores aos habitantes. Ele quer propor ao Presidente de Urbegh para atacar a "máquina da morte" com armas nucleares.

***

Telem procura os sequestradores de seu amigo em Vudhemme. Através de uma conversa casual entre dois xthornenses ele descobre onde Vurlason é mantido preso. Agora que a memória de Telem funciona muito melhor, e ele encontra os sequestradores, ele percebe que eles tem a ver com cynos. Ele acredita que eles estão de alguma forma perdidos nesta galáxia, como Xthor não tem os sinais de imbecilização que tinham sido experimentados em todos os mundos da Via Láctea, quando foram atingidas apenas há poucos meses pelo [[Enxame]] (para o agente do IPC, o ano de 3444 é o presente). Telem luta contra os cynos, mas não consegue encontrar Vurlason porque seu amigo usou recentemente o seu dom e desapareceu sem deixar vestígios. Alarmado com o tiro a polícia, desta vez liderada pelo próprio Pulkar, cerca Telem e ele se rende. Quando ele é interrogado por Pulkar, ele observou que este xthornense sabe quase inteiramente a verdade, e o ganha para sua luta contra os cynos. O agente do serviço secreto o leva, em companhia do recentemente apreendido Vurlason. Neste momento também Lubomir, o robô especial do IPC, que realizou de longe a proteção sobre Telem e Vurlason como Prax, revela-se ao trio. Os quatro planejam um plano para a destruição da "máquina da morte", que Telem agora reconhece ser na verdade a Ladungsumpoler, uma arma de destruição em massa, que tira a sua energia do sol Hadror e durante semanas a cada quatro dias, um mundo habitado da Via Láctea é aniquilado por um bombardeio de antimatéria. Numerosas agências de inteligência e organizações da Via Láctea (incluindo a IPC) estão procurando desesperadamente esse dispositivo, que é usado pelo cynos rebeldes para extorquir Imago II, o líder do Enxame. Os rebeldes não querem seguir os cynos do enxame, estão com medo, com razão, de serem destruídos neste caso por Imago II. Lubomir informa seus amigos sobre isso em que eles estão 80 anos no passado, porque os cynos tinham conectado a "máquina da morte" juntamente com uma máquina do tempo. [[Tengri Lethos]] parece ter encontrado uma maneira de localizar a radiação da tal Ladungsumpoler e enviar dois de seus agentes e Lubomir para seu local original no espaço e no tempo.

***

Pulkar leva o trio para perto das Ladungsumpoler. O tempo urge, uma vez que a destruição de um novo mundo é iminente. Vurlason pede para ser ameaçado pela xthornense com uma arma, com isso o seu dom é ativado. Desta forma, ele chega com Telem e Lubomir dentro da máquina. Lá eles podem causar algum dano, que faz com que a Ladunsumpoler se materialize no presente e que os cynos já não possam escapar para o passado. Telem é capturado no ataque, enquanto Vurlason teletransporta sem rumo, materializando-se a bordo do ultracouraçado terrano ISHY MATSU. O Colosso, que é comandado por [[Galbraith Deighton]] e tem o teleportador [[Ras Tschubai]] a bordo, está localizado no espaço livre perto da Ladungsumpoler no presente, no ano de 3444. Vurlason e explicado que, através das informações exatas no diário de Pulkar, que foi encontrado por seu neto, o coronel da [[Segurança Solar]] Pulkar Jr., a localização exata da arma dos cynos no presente se tornou conhecida. Vurlason começa em 19 de dezembro de 3444 uma segunda tentativa, com a ajuda de Lubomir, do coronel Pulkar Jr., Tschubai e seu amigo Telem e mata o restante dos cynos antes que possam destruir outro mundo. Nesta ocasião, o Ladungsumpoler é destruído por uma explosão interna.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.