O guardião da luz, [[Tengri Lethos]], quer a paz entre tefrodenses e maahks. O oxtornense Omar Hawk e o modular Baar Lun lhe apoiam nessa missão; eles desertaram com a aprovação tácita de [[Perry Rhodan]] da [[Frota Solar]] e se juntaram a Lethos.
No início da ação, Lethos, Lun e Hawk estão localizados no planeta tefrodense Jarwick, que foi devastado por uma frota maahk. Os três estão desesperados porque os sensores da [[Nave da Eternidade]] não mostram nenhum sinal de vida a partir da superfície, mas não obstante eles pousam, especialmente já que Hawk e Lun querem finalmente se tornar ativos.
Na verdade, eles podem salvar um tefrodense gravemente ferido chamado Jika Arbitan, que inicialmente os vê como inimigos e atira na [[Nave da Eternidade]], e ele pode ser curado. Pouco tempo depois Lethos localiza uma nave cilíndrica dos maahks, que fez um pouso forçado, cujo rádio está falhando. Lun propõe usar isso como uma oportunidade de entrar em contato com os maahks e Lethos concorda.
Os maahks atiram na [[Nave da Eternidade]], mas o fogo é ineficaz. Com um transmissor espontâneo, Lethos se desloca diretamente para a cabine do capitão maahk. Este ameaçou Lethos com um radiador e tentou prendê-lo com tripulação. Um tiro em Lethos não tem efeito, mas matou seus próprios membros da tripulação. No entanto, o maahk não está disposto a negociar. Ele vê Lethos como inimigo do povo maahk. Lethos se retira.
Hawk tornou-se ativo por conta própria. Por meio da comporta de emergência, entrou na nave maahk, matou um maahk e tomou outro como prisioneiro, que ele em seguida interroga usando de tortura pela deficiência de hidrogênio. O maahk finalmente diz-lhe que uma frota de guerra maahk está no sistema Sorba aguardando no planeta Taafun. Neste momento Lethos chega e pede a Hawk para deixar o maahk imediatamente em paz. Hawk, que descobriu o que ele queria saber, liberta o maahk, mas ele comete suicídio.
De volta a [[Nave da Eternidade]], há um debate feroz entre Hawk e Lethos. Quando Hawk se defende dizendo que ele tinha adquirido informações valiosas, Lethos responde apenas que ele já tinha obtido esses dados há muito tempo da positrônica dos maahks. Hawk ainda tem muito que aprender.
A [[Nave da Eternidade]] voa para Taafun onde uma furiosa batalha espacial ocorre entre maahks e tefrodenses. Os tefrodense são claramente inferiores, as primeiras unidades dos maahks rompem o cerco para o planeta. Lun e Hawk pedem para intervir com a [[Nave da Eternidade]] na batalha, mas o guardião da luz responde que não está de acordo com sua ética. No entanto Lethos desloca-se para a nave capitânia dos maahks, mas não consegue convencer Grek-1. Ele então anuncia, com o coração pesado, uma demonstração de força.
A FREEDOM pousa sem problemas em Taafun e coloca em funcionamento um transmissor de nível, o que ajuda a transferir a superfície do planeta para outro nível de energia e por isso a população tefrodense está protegido contra os ataques dos maahks. A superfície do planeta aparece agora sem forma e vazia. Mas Lethos é surpreendido por um fato: a transferência foi feita duas vezes mais rápido que o calculado.
Maahks e tefrodense celebram uma trégua temporária, tendo em vista a sequência de acontecimentos surpreendentes. Lun, Hawk e o tefrodense Arbitan querem voar para a nave capitânia tefrodense. Porém seu space-jet FREEDOM I, de repente, é exposto a um efeito desintegrador de uma direção desconhecida e é forçado a pousar a fim de realizar reparos. Os ocupantes, incluindo o okrill Sherlock desembarcam na superfície desolada de Taafun. Lá, eles se perguntam por que o musgo é visto, embora a superfície deveria estar vazia.
No momento seguinte, Arbitan dispara com uma arma de energia no okrill. Lun pode salvar a vida de Sherlock, no último momento, devido à transformação de energia. O okrill salta sobre o tefrodense e este sofre lesões tão graves que morre. No entanto, ainda não está claro por que, de repente, Arbitan agiu de modo tão estranho.
Algum tempo depois, o dano é reparado. Lethos também aparece. Há uma disputa entre o guardião da luz e seus dois aprendizes sobre como tratar o conflito entre maahks e tefrodenses. Sherlock ainda permanecia lá fora e neste momento se comportava de forma muito estranha: ele atacava enfurecido o musgo sombrio! Omar Hawk observa seu animal, que lhe apresenta uma brilhante, extremamente dura, bola cinza do tamanho de um punho, que ele expôs no musgo. Hawk tenta danificar, com uma faca molecularmente compactada, a esfera de aço e de repente um efeito desintegrador age sobre ele. Apenas o campo defensivo do traje espacial salva sua vida. No momento seguinte, a bola literalmente queima e também seca o campo de musgo.
Sherlock descobre mais uma bola em outro campo de musgo. Omar a destrói com o radiador de impulsos, e novamente o musgo seca. Como a paisagem muda de repente, e Omar vê um humanoide com cerca de um metro, que se apresenta como Drun e convida-o para o “paraíso dos sábios”. Omar Hawk não nota que ele está sob compulsão hipnótica, mas quando o anão diz para ele desligar o campo defensivo, ele rejeita isso. Com [[Tengri Lethos]] aconteceu a mesma coisa, ou seja, ele também segue um anão.
Baar Lun, que estava exausto, acorda e se surpreende por estar sem contato com Lethos e Hawk. Ele pede a Sherlock para procurar Hawk. Isso realmente o leva a um lugar onde os dois caminhavam atrás de duas pequenas criaturas. Em seguida, ocorre um ataque com efeito desintegrador, mas o campo defensivo de Lun o detém, então os anões escapam. Lun percebe que Lethos e Hawk estão sob controle estrangeiro. Uma vez que ele sempre carrega cristais de ilusão, ele os usa agora, a fim de libertar seus companheiros do mundo dos sonhos.
Os três discutem como proceder. Lethos soube do “seu” anão que os estranhos chamam a si mesmos de tlunx e são, provavelmente, uma raça muito antiga da galáxia de Andrômeda, mas, ainda desconhecidas dos hathors. Eles parecem ter extensas paracapacidades, inclusive a manipulação de níveis.
Lethos e seus discípulos recuam para a Nave da Eternidade. Está é atacado pelos tlunx, o que leva à falha de energia e danos ligeiros. Finalmente Lethos foge com a nave para outro nível de energia, o mesmo para o qual havia enviado os tefrodenses de Taafun. Ele acredita que os tlunx foram banidos por estranhos para um nível de energia diferente e agora querem usar a sua manipulação de nível para escapar. Ele também teme que esta raça bélica vá tentar roubar as espaçonaves dos tefrodenses e conquistar Andrômeda. Como medida preventiva Lethos propõe a criação de um grande bloqueador de transmissão de nível para conter os tlunx novamente. Ele também quer advertir os tefrodenses no local. Lun e Hawk devem assumir esta tarefa.
Ambos embarcam para o planeta, e eles conseguem com sucesso entrar em contato com o coronel Tallos, o comandante do distrito militar de Orsol. Eles querem saber sobre o assessor de Tallos, que é um anão e se comporta de forma bastante desrespeitosa para com seu superior. Em seguida, eles descobrem que não são produzidas naves de transporte, mas, naves de combate e que uma potência estrangeira diz ajudar os tefrodenses. Ambos reconhecem que provavelmente são os tlunx e que o ajudante também é um tlunx. No momento seguinte, Lun e Hawk sofrem um ataque hipnótico.
Hawk tinha recebido de Lethos um transmissor de pensamento como um meio de comunicação. Para não sucumbir à hipnose, ele tenta advertir Lethos telepaticamente, mas no momento de necessidade, coloca o transmissor acidentalmente na intensidade máxima. O ataque termina imediatamente, em seguida, Lethos responde e avisa que está sentindo dor e pede a Hawk para diminuir a intensidade. Omar Hawk satisfaz logo após o seu pedido, mas, sente novamente um ataque. Ele percebe que o transmissor de pensamento aparentemente age sobre os tlunx e o coloca novamente para o máximo, desta vez por um longo tempo.
Todos os tlunx em Orsol perdem suas paracapacidades e, portanto, o controle sob os tefrodenses que matam muitos tlunx por vingança. O coronel é informado sobre o plano de fundo, mas ainda uma grande parte do planeta está sob o controle dos tlunx, por causa do pequeno transmissor alcançar apenas um raio de 300 quilômetros.
Hawk informa Lethos e este encarrega os replicadores de sua nave a produzirem um grande transmissor de pensamentos, mas, que ainda vai levar algum tempo. Enquanto isso os tefrodenses interrogam os tlunx capturados, mas estes ficam em silêncio, mesmo sob tortura. Hawk recebe permissão, até mesmo para realizar um interrogatório. Usando o transmissor de pensamentos, ele pode forçar as declarações, mas estas só confirmam que os tlunx se vêm como superiores a todas as outras raças.
Ao cair da noite, tefrodenses influenciados atacam a cidade de Orsol com armas nucleares. Lethos pode impedir o pior, projetando um campo defensivo, mas Lun é ferido. Posteriormente Lethos solicita a Omar Hawk uma missão de contra-ataque. Com a ajuda do transmissor espontâneo, ele coloca Hawk perto da base militar, de onde o ataque ocorreu. Hawk leva um pequeno transmissor de pensamentos, que ele usa, após sua penetração na base, para incapacitar os tlunx. A ação é bem-sucedida, e se verifica que Hawk acabou capturando o quartel-general dos tlunx!
Pouco tempo depois começa a surpresa, numerosas naves tefrodenses decolam. Lethos reconhece que os tlunx recuaram. Eles deslocam as naves para outro nível de energia e preparam a invasão de Andrômeda. Ao mesmo tempo, Lethos percebe que ele não pode mover-se para o mesmo nível que os tlunx para atacar com transmissor de pensamentos agora concluído.
No entanto, ele tem a ideia de usar a Nave da Eternidade. Ele viaja através de vários níveis de energia para desviar os tlunx e, finalmente, com transmissor de pensamentos ativado, consegue os levar para o espaço normal, onde numerosas naves maahks tentam alcançar a superfície do planeta, mas são destruídas em grande quantidade pelos tlunx por desintegração. Lá o transmissor de pensamento trabalha e inibe as paraforças dos tlunx. Os maahks atacam imediatamente e destroem a superfície de Taafun junto com os tlunx localizados lá.
Lethos fica horrorizada porque ele violou sua própria ética para resolver o problema dos tlunx através dos maahks. Se ele tivesse desligado o transmissor de pensamento, os tlunx não teriam sido mortos pelos maahks. Lun e Hawk tentam confortá-lo.
No entanto, houve cerca de 1.000 naves, totalmente ocupadas por tlunx, que escaparam, de modo que o perigo ainda está longe de ter acabado. Maahks e tefrodenses terminam, face a grande ameaça, temporariamente as hostilidades. Lethos e seus aprendizes também querem parar os tlunx, especialmente porque eles esperam conseguir uma paz duradoura entre maahks e tefrodenses.
Os tefrodenses sobreviventes de Taafun são tragos por Lethos de volta para o nível de energia normal.
Nota: o enredo continua no PR-RP 016 – “A [[Última]] Arma dos Senhores da Galáxia”, já traduzido pelo Projeto Traduções!
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.