Quando os nonggos anunciam a primeira operação de teste do favo heliotiano, Myles Kantor e Kallia seguem a delegação da LTL ao baluarte. O fato de que o líder da missão mencionado em várias ocasiões anteriores não apareceu confunde os nonggos. Os líderes das negociações, Galtarrad e Zygonod, resolvem revelar alguns segredos do gigantesco dispositivo. Os terranos ficam sabendo que o favo heliotiano pode interconectar pontos do espaço e permitir o contato entre civilizações que vivem separadas por vários milhões de anos-luz. Para executar essa obra-prima da técnica, os sistemas ligados pelo baluarte devem tornar-se fatorados. Trata-se do levantamento completo dos componentes espaço-temporais de um local, que são então armazenados na memória do baluarte.
Todas essas informações estão sendo recebidas pelos terranos a bordo do baluarte, quando Kallia se separa da delegação e desaparece dentro da estação. Diversos agentes do SLT começam a procurar por Kallia, enquanto Myles Kantor apresenta-se como um dos primeiros terranos a ser transferido para o planeta dos nonggos junto com um elemento fatorado. A operação de teste parece dar certo. O elemento fatorado, um setor extraído da superfície da Terra próximo a [[Terrânia]], é movido para o planeta dos nonggos.
No baluarte heliotiano do Sistema [[Solar]], os terranos encontram Kallia Nedrun morta, com o corpo horrivelmente transfigurado. Cada célula do seu corpo parece ter virado espuma, exatamente como os zentrifaals mortos que [[Perry Rhodan]] e [[Reginald Bull]] encontraram na fortaleza dos dragões sabotada de Galorn.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.