Os terranos tomam conhecimento do Abruse e da existência das chamadas Zonas Mortais no Arresum pela primeira vez. Qualquer ayindis que tente entrar nestas zonas morre instantaneamente.
Moira descobre que o planeta escolhido como ponto de encontro com a ODIN, chamado Thyssan, já encontra-se numa dessas zonas. Ela também diz que as pessoas a bordo da ODIN já estão perdidas caso não tenham desviado-se da Zona Mortal.
Moira decide aproximar-se de Baalo, um planeta-fortaleza dos ayindis no qual ela espera obter algumas informações. Um perigoso incidente ocorre lá: durante a ausência de Moira, jovens guerreiras ayindis descobrem a camuflada STYX e capturam Rhodan e os outros terranos. No último segundo Moira resolve o problema.
Após a partida de Baalo a STYX é atacada por naves ayindis e danificada. Moira precisa fazer um pouso de emergência em Hoyloon, onde ela encontra outras informações. Ela fala aos terranos sobre o Abruse, a radiação mortal e o fato de que nenhum habitante do Arresum pode sobreviver mais do que cinquenta dias no Parresum. Ela também diz que o inverso é verdadeiro, e que portanto seres humanos podem ficar até cinquenta dias no Arresum. Isto é explicado pela “Strangeness” negativa predominante no Arresum. Finalmente Moira consegue superar a desconfiança dos outros ayindis.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.