Quando o TS-CORDOBA chega a Estação Midway em 13 de Abril, esta se encontra destruída. As naves auxiliares são lançadas, a fim de examinar a nuvem de detritos. Eles não encontram seres vivos ou documentos que permitam conclusões sobre os acontecimentos. Simulações da sintrônica revelam que MIDWAY foi destruída há pelo menos 650 anos.
Com três etapas de voo ultraluz a nave chega à Estação Lookout, que se encontram intacta. Chamadas de rádio de qualquer tipo são ignoradas pelos maahks. A TS-CORDOBA é atacada por seis naves, que partem da estação espacial, sem aviso prévio.
O TS-CORDOBA voa em manobra evasiva e mergulha por debaixo da Estação LOOKOUT. Eles localizam cinquenta espaçonaves que se lançam da estação espacial. O tipo de espaçonave é incomum. Um disco de 650 metros, com um corpo cilíndrico de 700 metros de comprimento, muito delgado é montado de forma assimétrica na margem direita do corpo rígido.
Ratber Tostan permite abrir fogo. As seis espaçonaves atacantes são facilmente repelidas e resvalam na dupla concentração esférica produzida por projeteis conversores de 4.000 gigatoneladas, que formava um novo sol. Quando as armas se calam, eles se dirigem para a estação com a TS-CORDOBA, emitindo ainda em todas as frequências, em intercosmo e kraahmak. Isso não leva a nenhuma resposta. Tostan dá aos maahks um ultimato: eles têm trinta minutos para estabelecer a comunicação.
Pouco antes do fim do prazo, a Estação LOOKOUT e envolvida por campos defensivos. Os maahks mostram claramente que eles estão prontos para retomar as hostilidades. Assim, no final do período de 30 minutos, a estação abre fogo. Devido a grande distância, as energias dos canhões conversores dos maahks são ineficazes contra a calota setorial paratron da TS-CORDOBA.
A resposta dos galácticos é uma salva dupla, com os canhões conversores, colocada um pouco acima do eixo vertical do cubo central. As enormes forças mecânicas da explosão dos projeteis conversores agita toda a estação. Com isso eles impressionam os maahks. Grek-1, comandante da Última Ilha, responde. O maahk afirma que os galácticos são hauris hostis e não podem ser demovidos, nem por meio de argumentos, nem por persuasão.
Segundo Grek-1, os maahks perderam, nas várias guerras com os hauris, todos seus registros históricos. Eles consideram todos os humanoides como sendo hauris. Ratber Tostan afirma que ele está interessado apenas em informações. Grek-1, sob a condição de que o suposto hauri de fim as hostilidades e se retire, compromete-se a apresentar todos os dados, em especial os do contador de lendas conservado. Ele não permite pouso ou o transbordo de indivíduos.
A avaliação das informações fornecidas, mediante a reprodução de uma grande quantidade de dados, demonstra haver pouca informação útil. Houve um monte de guerras, nos últimos 700 anos. Hauris contra hauris, hauris contra todos, e a destruição de MIDYAY, a guerra civil entre o kartanins, o isolamento dos maahks em Andrômeda, mais tarde, o cauteloso estabelecimento de contatos com os gurrados e a impossibilidade de entrar na Via Láctea.
A TS-CORDOBA acelera, simula uma onda de hiperchoque, ao mesmo tempo em que numa manobra ultraluz, desaparece um segundo no futuro com seu campo AAT. Sob a proteção de campo de alternância antitemporaa da TSUNAMI, eles voam de volta para a Estação LOOKOUT. Quatro terranos e um swoon estão prontos para penetrar nas defesas da estação espacial maahk, com seus SERUNs TSUNAMIS especiais. A TS-CORDOBA aparece no plano de existência e, em companhia de oito torpedos MOKs, despacha a tropa de ataque através da catapulta da comporta. Os MOKs instalam-se automaticamente em determinados pontos das paredes da estação espacial. Eles servem como seguro de vida.
Os membros da tropa de ataque penetram através de uma porta aberta, um canhão da estação. Depois de atravessar o contato de abertura, do acesso de manutenção, eles estão na estação. O plano deles é simples: capturar Grek-1. Como conhecem bem as instalações, sabem a localização provável de sua cabine.
Por meio de um antigo psicorradiador arcônida, Ratber Tostan deixa o comandante maahk sob seu controle. No breve interrogatório do maahk, descobrem onde o contador de lendas conservado é mantido. A tropa de ataque organiza um transporte, com objetivo de avançar até a estação de quarentena, transportando Grek-1. Lá eles encontram um traje de combate halutense, em uma base de metal, rodeada por um campo defensivo energético semitransparente.
Quando Tostan caminha até a construção em forma de santuário, o halutense começa a falar em intercosmo: "Meu nome é Icho Tolot. Eu vim da distante galáxia M-87, não evitando o caminho mais longo. Estou à procura de Perry Rhodan!"
Ratber Tostan, que já tinha libertado Grek-1 do efeito do psicorradidor, lhe pede para deixar a estação espacial com o contador de lendas sem ser molestado. Eles levam o santuário para a TS-CORDOBA. Ao abri-lo, encontram apenas o traje de combate vazio do halutense. A TSUNAMI define o rumo para o Mundo dos Cem Sóis.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.