Duas lentes espaciais com Alaska Saedelaere, Balton Wyt, os irmãos Blazon e Gucky são enviadas para explorar Casulo. Eles pousam perto de um trilho de alimentação, que é parcialmente coberto por uma massa amarela. Gucky é o primeiro a ter a ideia de que a massa amarela tem algo a ver com os conquistadores amarelos. E, de fato, todo o planeta é habitado por um plasma sendo derivado de conquistadores amarelos que não conseguem controlar sua divisão, e, portanto, o planeta Praspa VI é chamado pelos habitantes do planeta aquático de “Planeta dos Degenerados”, sendo que o plasma vive em constante medo de um perigo terrível e procura ajuda.
Gucky pode se comunicar com os seres de plasma, mas isso é muito estressante para ele. Em seguida, o plasma adverte que um ataque do “castelo do Demônio Negro” é iminente. Primeiro, nada é notado de um ataque. Em seguida, Balton Wyt descobre que algumas das barras de energia começam a vibrar e, em seguida, chega o castelo: uma estrutura enorme de 800 metros de largura e 300 metros de altura, que se move sobre os trilhos de energia. E, em seguida, o castelo abre fogo com cerca de 200 armas energéticas nos excessos de plasma e os destrói. As duas lentes espaciais decolam juntas e tentam escapar. Uma das lentes é descoberta, mas eles procuram cobertura em outros trilhos energéticos que o castelo, aparentemente, não tem intenção de prejudicar, e podem fugir para a GEVARI.
Quando o castelo se retira, a GEVARI pousa e se esconde em uma caverna formada pelo plasma. Ribald Corello e Gucky conseguem se comunicar melhor com o plasma e aprendem sobre a história do plasma: Casulo já foi uma vez um mundo normal do Enxame habitado pelos conquistadores amarelos. Então, milhares de anos atrás, o desastre aconteceu: os moradores de Casulo começaram a se dividir prematuramente antes de um planeta poder estar preparado para isso. Isto levou a uma explosão celular, uma doença altamente infecciosa. Uma vez que se dividem mais e mais, formou-se montanhas de plasma. O castelo do Demônio Negro mantém a situação sob controle ao destruir repetidamente massas de plasma de grandes dimensões.
Quando o castelo novamente chega inesperadamente, a GEVARI está em perigo. O plasma em torno dela cai em turbulência, a caverna formada pelo plasma colapsa e a GEVARI está ameaçada de ser prensada pelo plasma. Felizmente, o castelo retorna, mas Saedelaere decide que o castelo deve ser incapacitado. Gucky, Ribald Corello, Merkosh, Alaska Saedelaere e Balton Wyt devem penetrar no interior do castelo, explorar e eliminar o perigo.
Dentro do castelo, vive Magallion, o demônio negro, uma criatura negra de vinte metros de baixa inteligência, com um hipnocristal de um metro implantado no crânio. Dezenove vezes por hora, Magallion dá à luz a um filhote que sempre é imediatamente destruído por uma nuvem de energia. Magallion controla o castelo, desde que ele se lembra. Quando a GEVARI encontra a posição do castelo após uma longa busca, Gucky leva os mutantes e os outros quatro a bordo do castelo. Magallion nota os recém-chegados e está totalmente confuso com a situação inesperada para ele, mas não o hipnocristal em sua cabeça, que quer colocar os cinco mutantes sob seu controle. Mesmo Gucky, não pode ir contra o hipnocristal, somente Ribald Corello não é afetado.
Magallion perde completamente o controle sobre si mesmo e ameaça matar os mutantes somente por sua força física, quando ele escolhe se debater pela central de pilotagem do castelo. Quando ele levanta Balton Wyt e ameaça esmagá-lo, Gucky pode enviar um impulso de pensamento e o gigante deixa Balton Wyt cair. Ribald Corello vê apenas uma chance: ele tem notado a nuvem de energia que destrói a cada poucos minutos um descendente de Magallion e tenta controlá-la. A primeira tentativa falha. Mas, na segunda tentativa, ele pode impedir que a nuvem de energia faça a dissolução e até mesmo controlá-la. Com suas últimas forças ele faz a nuvem se atirar no hipnocristal na cabeça de Magallion. O hipnocristal cai em um milhão de pedaços, Magallion está morto.
O castelo agora pode ser aberto e o plasma penetra. Mas, basicamente, nada muda: o plasma sabe que a eliminação do castelo seria notada. Então ele inicia o seu trabalho novamente, como se nada tivesse acontecido, mas desta vez sob o controle do plasma.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.