Vavischon já tinha encontrado uma maneira mais cedo, no primeiro encontro com Alaska Saedelaere. Vavischon é, graças as suas habilidades parapsíquica, capaz de se comunicar com o fragmento cappin no rosto de Alaska e sujeitá-lo. O fragmento é o "remanescente" de um engenheiro mental takerer. Carregado pela energia psíquica, pode assumir completamente Alaska. Alaska é apenas um robô vivo, uma base de operações para Vavischon. O lógico terrano não atrai a atenção, porque ele sempre irradia impulsos cappins e não é considerado suspeito pelos mutantes.

O fragmento cappin faz preparativos para a fuga de Vavischon. A guarda humana do preso é trocada por robôs, por sugestão de Alaska. Os robôs foram reprogramados por Alaska, e ele fez mais preparativos para a fuga do takerer.

Em uma sondagem mental pelos mutantes, Vavischon deliberadamente revela informações sobre o planeta TCR. Em TCR estão corpos de substituição para os membros do clã Valos, como uma reserva de emergência. Vavischon matou 200.000 ganjásicos para pegar as suas estruturas celulares e assim formar os corpos de substituição neutros de TCR. Após esta sessão Vavischon teria esfaqueado Ovaron se Gucky não tivesse intervido.

No seguinte período noturno a bordo da MARCO POLO, Vavischon coloca seu plano de fuga em ação. Alaska bloqueia o equipamento de monitorização da cela onde Vavischon está preso. Então ele vai para dentro da cela. Vavischon assume Alaska, e um robô de transporte leva a tzlaaf do takerer para o departamento de bioplasma. Há muitas câmaras de cria em que as culturas de células são cultivadas. A massa de células, que é o corpo de Vavischon, é depositada pelo robô em uma câmara de criação. O aumento de massa não é indicado e as células podem ser distinguidas das outras apenas por estudos biológicos complexos. Um esconderijo perfeito depois que a memória de todos os robôs envolvidos foi apagada.

Vavischon assume repetidamente várias personalidades causando grande confusão. Como ele não age como o assumido, ele é sempre descoberto e expulso rapidamente. Ele tenta desgastar a equipe, mas os terranos não se mostram particularmente impressionados. No entanto, Vavischon não é capturado, os terranos estão confusos sobre as circunstâncias de sua fuga e sobre onde, provavelmente, é a sua base de retaguarda.

Independentemente da fuga de Vavischon, eles decidiram voar para o planeta TCR, mesmo que os responsáveis e Perry Rhodan suspeitem que Vavischon contou sobre o planeta TCR de propósito para usá-lo como uma armadilha para a MARCO POLO. Vavischon dificulta a vida da tripulação da MARCO POLO, que dá a ordem para descarregar todas as naves auxiliares da MARCO POLO em um sol e causa interferências técnicas.

Quando a nave alcança TCR, decide-se pousar com o MARCO POLO. Seus campos defensivos só podem ser superados com armas que iriam destruir o planeta. Uma vez que em TCR há apenas uma positrônica, sem tripulação takerer, a positrônica não pode usar armas pesadas. Um primeiro grupo de reconhecimento é enviado sob forte esquema de segurança. Eles impedem Vavischon de escapar para o planeta e utilizar as instalações técnicas.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.