Patulli Lokoshan consegue, com o seu paradom e o apoio de Gucky e seu deus hereditário Lullog, copiar o subconsciente de Shoslschowo. Lokoshan assume características faciais de Shoslschowo e saúda Ovaron como o Senhor e Salvador. Ele diz novamente a frase: O Ganjo virá.
Todas as suposições sobre as condições atuais em Gruelfin estão sem qualquer fundamento, não há nenhuma evidência confiável. O único que tem essa informação, Shoslschowo, está morrendo. Uma vez que nenhum planeta de importância poderia ser encontrado intacto com a ajuda dos mapas estelares de Ovaron, Patulli Lokoshan tenta copiar o subconsciente de Shoslschowo pela segunda vez.
A segunda tentativa é bem-sucedida. Lokoshan traz desta vez fragmentos de frases à tona, coisas com as quais Shoslschowo mantém a mente subconsciente ocupada. O nome Geysselin surge; segundo Shoslschowo, eles devem necessariamente verificar Geysselin. A correlação com outros eventos não é reconhecível. No catálogo estelar de Ovaron eles encontram um planeta chamado Geysselin. É um antigo mundo base dos ganjásicos. A MARCO POLO está a caminho de lá.
Ao aproximar-se do sistema, a MARCO POLO fica em segundo plano. Os cruzadores estão esquadrinhando todo o sistema, uma equipe de investigação com Perry Rhodan, Atlan e todos os mutantes faz um voo para Geysselin a bordo de um cruzador. Ali também há os traços de um ataque devastador do espaço sideral. Geysselin tinha 3 continentes principais no tempo de Ovaron. Hoje, há apenas muitos grupos de ilhas. Em muitos lugares, um aumento da radioatividade é ainda mensurável.
Ovaron reconhece, com base em mapas antigos, os restos do centro de comando planetário. Ela tinha um sistema de abrigo à prova de bomba nuclear. Durante um sobrevoo os mutantes detectam uma força hipnossugestiva. Fica decidido que apenas os estabilizados mentalmente têm permissão para deixar a nave. O cruzador voa através do piloto automático de volta para órbita a fim de se tornar as influências ineficazes a tripulação.
Profundamente no bunker, Os mutantes descobrem o centro de comando ainda bastante intacto. Dois takeres estão lá e são alvejados por Ovaron. Além disso, cinco tzlaafs são descobertos. Tzlaaf são os aglomerados celulares que permanecem no corpo de um cappin quando este assume seres diferentes.
Os cinco cappins se passam por aborígenes e tentam, disfarçados de sacerdotes, treinar os nativos com hipno-habilidades. Os terranos se aproximam da ilha e fingem sucumbir à influência dos nativos. O surgimento de um cappin altamente capaz e, depois o aparecimento de Icho Tolot, são suficientes para persuadir os cappins a retornarem para seus corpos.
Quando os corpos dos cappins estiverem novamente completos, o resto do grupo deveria paralisá-los. Em uma reação de pânico, eles atiram por muito tempo; a dose de paralisia é muito alta e os cappins morrem. Novamente não foram capazes de obter informações.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.