De acordo com os cálculos de NATHAN, a coalizão antiterrana que consiste nos três impérios estelares, Império Dabrifa, União Centro-Galáctica e Federação Carsuálica, será desfeita dois anos e meio após a ocorrência do Caso Laurin. O imperador Dabrifa fica em segundo plano para tirar proveito da guerra incipiente entre Carsual e UCG, para expandir o seu poder aos mundos da Ordem Shomona. Movimentos subterrâneos em Nosmo, o mundo central do Império Dabrifa e Rudyn, mundo central da UCG, que querem inserir a democracia seguindo o modelo da humanidade solar, mas para atingir seus objetivos, não vão evitar a perda de bilhões de vidas humanas. A Cascal é dada a difícil tarefa de impedir este derramamento de sangue através de sua missão.
O coronel, com a camuflagem de um garimpeiro, retorna para Olimpo e parte com a OVERLUCK com uma carga de produtos de luxo para Nosmo, oficialmente para vender a mercadoria com lucros. Enquanto seu amigo Dyroff Hypern vende a mercadoria, Cascal procura Arfin Stregman, um agente da Segurança Solar, na capital. Este último contém informações sobre a traição planejada contra Dabrifa. No entanto, as coisas não se desenvolvem como planejado, pois o Imperador tem os membros mais importantes da Khonan-Tap, a organização clandestina em Dabrifa, já presos. Ele planeja enviar informações falsas a organização Salecong em Rudyn.
Cascal está em grave perigo e não tem como informar Galbraith Deighton sobre a nova situação. Considerando que Perry Rhodan não está informado das operações, ele pode, de acordo com o planejamento operacional, colocar quarenta mil naves de combate da frota solar, em estado de prontidão, na área da Ordem Shomona.
Quando Cascal está de volta a bordo da OVERLUCK, chega uma mensagem de Stregman. A INTERSOLAR aguarda estacionada num sol perto de Nosmo e tem planos de contingência prontos. Cascal deve esperar na cova dos leões. Três dias depois decola uma pequena espaçonave, com um falso agente da Khonan-Tap, com destino a Rudyn. Cascal também decola e sai em perseguição. O agente é interceptado pela INTERSOLAR e o plano de implantação existente é alterado: a OVERLUCK vai substituir a pequena nave-correio e voar para Rudyn. Cascal fará o papel de último sobrevivente da Khonan-Tap.
Nesse papel, ele deve convencer o cabeça da Salecong, Masara Skatchis, de que Dabrifa está informado de todos os membros relevantes da organização, e uma pequena nota dele para os calfatores da UCG será o suficiente para mandar tudo para o alto. Assim, a Salecong será forçado a abandonar os seus planos e deixar Rudyn na OVERLUCK. Para concluir, Cascal deve passar para os calfatores a informações sobre a planejada traição de Dabrifa.
Embora Rudyn esteja no estado de prontidão mais alto, Cascal tem sucesso em convencer ao chefe interino Masara Skatchis a autorizar o seu pouso com sua preciosa carga do planeta. Eles são recebidos pelo Primeiro-Calculador Ratham Pyrones que inspecionou os porões de carga da OVERLUCK por três horas. No entanto, ele não encontrou nada suspeito.
Skatchins embarca a bordo e Cascal finge ser o último sobrevivente da Khonan-Tap e apresenta suas evidências fictícias. O chefe da Salecong está convencido dos fatos e se prepara para sair de Rudyn com a OVERLUCK.
Cascal está pensando em como pode cumprir a última parte de sua missão, quando de repente Ras Tschubai aparece em pé diante dele. O mutante tem acompanhado a jornada da OVERLUCK, no esconderijo secreto instalado em Olimpo, e deve ajudar Cascal. O prospector procura Pyrones em seu gabinete e afirma ter provas de uma traição de Dabrifa. Ele pede para falar com os calfatores.
Depois de os líderes da UCG veem os documentos gravados em todos os detalhes e veem através da traição de Dabrifa, eles cancelam o ataque planejado à Federação Carsuálica. Cascal é preso, porque ele tornou-se uma ameaça para os calfatores. Embora inicialmente consiga escapar, ele acaba na prisão do serviço secreto.
Ras Tschubai banca o salvador: depois de uma breve troca de tiros, os dois se encontram novamente no centro de comando da OVERLUCK. Cascal ordena o estado de alerta e espera para escapar das defesas planetárias. No entanto, as amizades antigas de Masara Skatchis garantem que a OVERLUCK possa passar através dos fortes espaciais sem ser molestada.
A OVERLUCK se reúne com a INTERSOLAR, e o próprio Perry Rhodan esclarece ao ex-líder da Salecong sobre a verdadeira sequencia operacional. A guerra galáctica foi impedida.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.