Depois de dois aviões de reconhecimento terem descoberto o ponto de penetração entre o nível amarelo e o nível vermelho e terem relatado um voo tranquilo, sem incidentes, Rhodan, Atlan, Gucky, Gecko, Icho Tolot, Don Redhorse, Melbar Kasom, Wuriu Sengu, Sven Henderson, Lope Losar e mais dezesseis homens partem com cinco F-913 G. Eles conseguem alcançar o nível vermelho, sem problemas. Uma vez lá, no entanto, Gucky e Gecko não podem rastrear os impulsos mentais de Kraa, porque, como se descobriu mais tarde, não se desencadeou uma guerra.
Quando mais da metade do combustível já tinha sido consumido, eles encontram os dois shifts. Rhodan retira todas as aeronaves menos a de Redhorse, o mais longe possível da cidade onde os shifts caíram, para evitar a detecção por qualquer tentacular sobrevivente.
No entanto, quando Redhorse quer voar até o shift, ele percebe que está habitado. Um bloos chamado Gessink está vivendo no shift e luta contra tentaculares atacantes. Redhorse voa até o shift e, em uma manobra hábil, aciona o interruptor da escotilha dentro da eclusa. Após o bloos matar o atacante, ele descobre que alguém está em sua caverna. Ele corre até a eclusa e procura pelo intruso, mas não consegue encontrar um único terrano de dois milímetros, porque eles se esconderam em um grampo de uma das vítimas do bloos.
No entanto, antes do bloos conseguir entrar, eles conseguem enviar um pedido de socorro de sua aeronave, que foi destruída pelas ondas de impacto durante o ataque do bloos.
Quando o bloos pulveriza a vítima com um ácido altamente corrosivo, eles têm que procurar um novo esconderijo.
Nesse meio tempo, o restante da tripulação consegue penetrar no segundo shift e, utilizando roldanas e cordas para operar os controles, podem voar com o shift.
Quando eles querem ajudar Redhorse, o shift deles também é atacado pelos soldados dos tentaculares. Como resultado, Jury Sedenko é designado para ajudar Redhorse.
Sedenko entra no shift e aterrissa. Após uma rápida busca, ele encontra os homens e voa de volta para o shift.
Mas considerando que o segundo shift é pilotado apenas com polias e cordas ele reage aos comandos muito lentamente. Como Tolot dirigiu o shift em direção a uma das colunas de sustentação do nível vermelho, os tentaculares acreditaram que se o shift colidisse na coluna, deixaria de funcionar e cairia. Assim, Sedenko consegue pousar o F-913 G com segurança.
Enquanto eles apresentam o relatório na sala de comando do shift, eles manobram o shift pela passagem até o nível amarelo. Lá, eles pousam ao lado da extensa abertura do poço de ligação com a superfície, para evitar serem atingidos pelo campo de redução do condensador potencial e para não estarem muito longe para enviar um aviso a ANDROTEST III.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: