A Divisão III investiga o fato para descobrir o que aconteceu e o coronel Quinto questiona se o planeta está sob a influência de um dos ativadores celulares obtidos pelos antis.
A espaçonave de carga VICTORY e o cruzador de batalha VONDAR chegam ao sistema Azgo. Enquanto a VONDAR permanece em órbita, a VICTORY aterrissa no planeta. Os agentes Meech Hannigan, Lofty Patterson, Ron Landry e Larry Randall saem para obter informações e descobrem que o solo foi infestado por uma espécie desconhecida de líquen e também encontram um monstro pegajoso, deformado e barrigudo que revela ser um azgoniano. Este azgoniano direciona-os para uma torre onde eles chegam o mais rápido que podem. O lugar está vazio, mas eles acreditam que viram alguém com um rosto muito estranho. De fato, o rosto pertence a outro azgoniano, Baladoor, que embora já esteja muito gordo, ainda é capaz de falar e de se mover.
Ele diz-lhes o que aconteceu. Cerca de dois meses antes, duas naves desconhecidas, uma pequena seguida de outra enorme desembarcaram no planeta. Depois de sua partida, os azgonianos começaram a não sentir mais fome e, pouco a pouco, eles se tornaram gordos e desfigurados. Apenas Baladoor não foi muito afetado pelo fato de trabalhar em um escritório que possui seu próprio suprimento de ar. Ele está certo de que o ar transporta uma espécie de substância nutritiva.
Diversos planadores armados os atacam e a VICTORY também é atacada com bombas pesadas disparadas por espaçonaves. Landry ordena que a VICTORY decole e entre em órbita. E as naves atacantes são identificadas como sendo as dos saltadores. As duas naves terranas tentam pousar, mas são novamente forçadas a decolar e retornar ao espaço.
Todos os agentes da Divisão III, com exceção de Meech Hannigan, são capturados e levados para a base dos saltadores, onde são submetidos a exames psicológicos. O sargento robô (Meech Hannigan) segue-os com um planador. Dentro do posto avançado dos saltadores, Ron Landry consegue libertar-se após se fingir de louco e, enquanto ameaça os saltadores, liberta seus companheiros das celas. Por outro lado, Baladoor morre sob tortura durante seu cativeiro.
Um dos saltadores culpa seu chefe, Garathon, por ter permitido que o nativo morresse. Meech Hannigan então entra em ação e durante o confronto, Garathon acaba morrendo.
Após isso tudo, é finalmente descoberto que o ar contém poros que produzem uma espécie de fungo que se encontra em todos os lugares de Azgola. Esses poros contêm elementos hipercalóricos que se instalam no organismo por inalação.
O fungo batizado de “fungo da gordura” gera uma tonelada de poros e é de origem interplanetária. Toda a população de Azgola é evacuada até que seja encontrada uma solução para o seu caso. O inimigo desconhecido agora possui uma arma mortífera capaz de liquidar todos os planetas possuidores de ar e os terranos e arcônidas patrulham juntos para descobrir de onde vem este misterioso fungo da superalimentação.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: