O coronel Nike Quinto da Divisão III envia o major Ron Landry para Lepso porque outros homens estranhos também surgiram apenas para desaparecer logo em seguida. Tendo chegado ao planeta, Landry entra em um táxi cujo motorista é goszulano e parece bem falante. Ele informa a Landry que durante os últimos dois ou três anos, as pessoas no planeta estão cada vez mais agitadas. Em seu quarto de hotel, Landry encontra um extraterrestre, um muddy, que procura por um de seus companheiros de espécie.
Landry começa então a investigar o caso de Zuglert. Ele sofre uma emboscada enquanto tomava um elevador antigravitacional e encontra Gerard Lobson, que absolutamente quer obrigá-lo a beber um certo licor. Como é ameaçado por dois saltadores e um ara, ele é obrigado então a beber o tal líquido. Ele está preso em um porão com Lobson e se sente agora cheio de energia. Lobson diz a Landry que ele também foi detido por estes mesmos três homens e forçado a beber o elixir.
Quando um saltador se prepara para matá-los, ele é morto misteriosamente. Lobson e Landry escapam e voltam para o posto comercial terrano. No restaurante, onde Lobson queria que Landry bebesse o licor liquitivo, um homem idoso aparece repentinamente.
Landry quer levá-lo sob custódia, mas são os policiais que prendem o velho. Landry e Lobson tomam um táxi de que o condutor não é outro senão o goszulano que Landry já havia conhecido. Eles seguem o planador dos policiais rumo ao deserto de Sukkussum e o condutor retira a máscara se revelando como Larry Randall, o colega de Landry. Ele sabe que os velhos são sempre levados para o deserto, em uma cidade cujo centro é ocupado por uma pirâmide.
Na pirâmide da cidade, Randall e Landry encontram outros zumbis, entre eles, o muddy desaparecido. Eles então são confrontados pelos sacerdotes de Baalol, os antis. Depois de uma luta mental, onde os terranos recebem a ajuda do muddy, eles fogem e são capazes de retomar o táxi com Lobson desaparecido. Lobson então reaparece e os ameaça. Na verdade, ele está do lado dos saltadores. O licor liquitivo cria um efeito de familiarização e Lobson fala a eles que viciou-se nisso. A origem é desconhecida, só se sabe que foi lançada no mercado doze anos atrás. O licor dá inicialmente um efeito de rejuvenescimento que produz a sensação de bem-estar e no final de 12 anos uma deterioração física ocorre abruptamente.
Os agentes da Divisão III conseguem escapar e retornam à Terra, onde Rhodan interessa-se do problema, devido à implicação dos antis. Vários agentes retornam a Lepso e se infiltram no Templo de Baalol enquanto se fazendo passar por velhos. Como resultado disso, Landry encontra Zuglert e este fala que 12 anos atrás, ele tinha trabalhado com um biólogo chamado Edmond Hugher que desenvolveu o liquitivo. Desde o início, Zuglert tomou algumas precauções com relação à Hugher e ele tem uma foto de Edmond Hugher que passa para Landry.
Landry é constantemente interrogado pelos sacerdotes de Baalol mas finalmente consegue escapar. Uma espaçonave de carga simula um acidente na cidade-templo, que por sua vez permite o resgate de todos os agentes infiltrados.
A foto de Edmond Hugher é revelada, correspondendo às características de Thomas Cardif, o filho de Rhodan dado como desaparecido.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: