Por sua vez, Patterson, Landry e Randall saem em uma expedição em busca dos desaparecidos. Seu primeiro objetivo é a casa de um colono que recentemente foi encontrado morto. Lá, eles são presos por uma das sempre-verdes e conseguem com sucesso comunicar-se com eles, depois de se utilizar um psicorradiador. O tradutor lhes permite compreender que os sempre-verdes obedecem a um deus. Os terranos ordenam a sempre-verde a ir para casa e, em seguida, eles continuam no seu caminho através da floresta. Devido ao desconhecimento do sentido da palavra casa, o sempre-verde acaba morrendo ali mesmo.
De acordo com o caminho indicado pela sempre-verde, eles alcançam as montanhas e cavernas onde o deus parece estar. Randall continua perto do planador enquanto Landry e Patterson penetram nas cavernas. Cada um deles se encontra então em uma crise de ódio inexplicável que faz Landry e Patterson brigar entre si e Randall quebrar seus equipamentos. Os três homens acabam encontrando os prisioneiros dos sempre-verdes em uma caverna subterrânea onde há milhares de seres humanos que foram capturados. Regularmente, os homens-cobra sacrificam uma dessas pessoas para seu amado deus.
Os três terranos conseguem ser capturados e são levados para outra caverna, onde há mais de quinhentas sempre-verdes. Eles são levados em seguida perante um retângulo escuro a partir do qual se ergue uma nuvem de fumaça. Os três homens dominam seus carcereiros e mergulham no buraco. Eles enfrentam o pretenso deus, uma criatura que se parece uma espécie de urso-sapo e lidam com um tipo de martelo. Os três terranos fogem com o monstro sendo esmagado pelo deslizamento de pedras no processo e eles voltam ao planador com êxito.
O martelo é revelado como sendo uma poderosa arma com várias funções permitindo-lhes destruir um planador hostil que se aproxima deles.
Os terranos retornam à Terra onde especialistas descobrem que o urso-sapo era uma criatura artificial produzida pelos aras cuja forma corresponde a uma lenda das sempre-verdes. Após o seu regresso à Passa em 21 de outubro de 2102, agentes da Divisão III usam um robô como a efígie de um outro deus que enfrenta um segundo urso-sapo derrotando-o com facilidade. E em seguida, as forças terranas atacam a base e prendem os saltadores que estão realmente por trás de toda a operação, que consiste em tomar Passa e adquirir para si as peles de serpente que podem ser usadas como uma arma mortal.
Fazendo jus a sua fama, os elementos da Divisão III completam o trabalho no planeta sem deixar rastros de suas atividades.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: