Em 10 de maio do ano 2036, Atlan se esgueira num bar onde está Perry Rhodan, para tentar formar uma imagem do astronauta, que ira entrar em ação. Porém o seu contato termina de repente. Ele é advertido por Rico de que um assassino profissional está no bar. O asiático Yoshimi quer assassinar Perry Rhodan e Atlan o envolve em uma conversa. O assassino O evita e deixa o bar. No estacionamento, Atlan entra em luta com ele e Rico o coloca fora de ação com uma arma de radiações. Rico cuida do assassino gravemente ferido e juntos o transportam para o motel deles, no qual Rico faz uma cirurgia de emergência nele. Enquanto Atlan aparece novamente para o serviço, Rico o interroga sozinho. O asiático empreende uma tentativa de fuga e Rico mais tarde alega não ter tido nenhuma outra opção a não ser matá-lo. Anteriormente, ele havia aprendido com ele que ele era agente de um grupo de interesse chinês e que um sabotador também havia sido definido para entrar no centro espacial chinês. Rico voa para a China, dá uma olhada no centro astronáutico e pega o sabotador.
Pouco depois, Rico relata da China e envia para Atlan uma fotografia de um cruzador arcônida na Lua. Atlan penetra no escritório do diretor de voo Lesly K. Pounder e lhe entrega a fotografia. Ele reivindica, naquela ocasião, que teria obtido o arquivo codificado na última mensagem de rádio da base Armstrong. Pounder reagiu calmamente, tira a foto que Atlan mostra e destrói todas as cópias efetivamente.
No dia antes da decolagem da STARDUST, Tombe Gmuna tem sucesso para achar no último minuto a causa da série de desarranjos do NOVA: uma simples falha de software no sistema de comando do motor. Como Gmuna misteriosamente está ausente na próxima partida, Atlan fica desconfiado. Ele o acha dentro do seu escritório, no qual Gmuna controla um aparelho onde o diagrama do sistema de controle do motor é exibido. Atlan ataca Gmuna, como o sabotador aplica golpes marciais, Atlan lida com ele com sua arte dagor. Quando Atlan pode finalmente encurralá-lo, Gmuna suicida. Rico aparece de surpresa e anestesia Atlan com um raio verde brilhante, que ele dispara de um de seus dedos.
A VEAST’ARK e o restante das espaçonaves da 247ª Patrulha Avançada de Fronteira materializam, em 10 de fevereiro do ano 2037, no Sistema Solar. Quando eles veem o Refúgio de Vênus na órbita da Terra, Perry Rhodan e Reginald Bull ficam, a princípio, horrorizados, até que eles fazem contato de rádio com Homer G. Adams. O Refúgio de Vênus, que serve como uma estação orbital, se tornou um distrito de Terrânia e é chamado de Terrânia Orbital. Adams vem para bordo da VEAST’ARK dar as saudações e expõe as conexões em detalhes. Quando ele afirma que Atlan programou o Refúgio de Vênus, de modo que ele sirva a Humanidade, este explica bruscamente, que ele não executou nenhuma programação deste tipo.
Atlan e Rhodan voam ao Refúgio de Vênus, para chegar ao cerne da questão. O computador positrônico da base, a princípio, não quer deixar entrar Atlan e Perry. Só quando Atlan recita o seu antigo código de comando, o caminho é aberto. Atlan visita um centro de controle de emergência secreto. Lá, lhe espera um arcônida: Kosol ter Niidar, o construtor do Refúgio de Vênus. Kosol fala com Atlan sobre a sua imortalidade e explica, ele também seria imortal, eles também o buscaram depois do encontro de Atlan com a imortalidade e o fizeram imortal. Ao ser questionado, ele indica que havia muitos modos para a imortalidade e apresenta um tarkanchar. Ele explica que ele teria sido nomeado, para devolver a Atlan a sua memória. O holograma atira um raio em Atlan. Atlan é paralisado, cai no chão e começa a narrar memórias do seu tempo na Terra e então conta sobre Tombe Gmuna e a sabotagem, depois desfalece. O holograma, que não concede a Rhodan qualquer significado especial, confirma isso e que programou o Refúgio de Vênus para os humanos e que ele é bem-intencionado para com a Humanidade.
Com a reprogramação do refúgio, ele tinha concluído a sua tarefa. Ele recusa informações complementares a Rhodan e indica que Atlan não se lembraria do que ele narrou. No entanto, ele tinha lhe dado o dom do conhecimento. O holograma desaparece. Atlan acorda e não pode se lembrar de nada. Rhodan esconde de Atlan sobre o seu relato e ostenta que o holograma teria desaparecido sem comentários.
Eric Manoli e Fulkar lutam, enquanto isso, a bordo da VEAST’ARK pela vida o jovem naat Sayoaard. Fulkar descobre que Sergh da Teffron havia infectado o jovem com um vírus desconhecido contido em seu anel. Crest da Zoltral tenta salvar a vida de Sayoaard com o seu ativador celular, porém o vírus reage, alterando-se constantemente e mudando assim todas as abordagens terapêuticas a bordo. Novaal leva o jovem para o Gobi, de forma que ele possa, depois de morrer, ser enterrado conforme a tradição naat. Sue Mirafiore aparece e tenta salvar o jovem com o seu poder, porém as suas forças não são o suficiente. Nem sequer um bloco mutante traz alguma melhoria. Sayoaard morre.
Crest informa a Perry como ele chegou na pista da imortalidade. Durante os seus estudos, ele se deparou com o arquivo secreto do gênio arcônida Epetran da Ragnaari. Epetran viveu há 6.000 anos e foi executado pela ordem do imperador reinante. Crest quer ir a Árcon, para evitar que o Regente possa encontrar o arquivo secreto: porque o arquivo secreto também inclui a posição galáctica da Terra!
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.