Novaal objeta que a sua flotilha não têm nenhuma chance contra as 61 naves tópsidas encontradas. Porém, da Teffron não está disposto a escutar as objeções de perito de Novaal. Ele comanda impassível, que ele ataque os tópsidas, mesmo que isto signifique o fim da 247ª Patrulha Avançada de Fronteira.
Novaal tem outras preocupações além deste comando suicida. Seu filho Sayoaard é malformado e precisa permanente de caros cuidados médicos dos médicos ara. Novaal está ligado a ele, embora isto seja contra a cultura naat.
O lugar-tenente de Novaal, Krineerk, o desafia a um duelo ritualizado, num círculo de vida e morte, no qual Novaal consegue vencer no último segundo.
Sergh da Teffron entra em contato e humilha Novaal com a mensagem de que ele descobriu seu filho em Aralon e o levou como refém. Ele está descontente porque Novaal parece atrasar seu comando e dá novamente a ordem para o ataque.
Enquanto isso, Rhodan descobre que os ruídos na grade de ventilação dentro da sua cela representam sinais de código Morse. É Anne Sloane que se escondeu, com Tatiana Michalovna e Crest da Zoltral dentro da nave. Rhodan descobre que 1.900 sobreviventes estão a bordo e 200 mais adiante em outra nave.
Sistema Tatlira
Em Gorr, no sistema Tatlira, o arqueólogo tópsida Hisab-Benkh, os seus assistentes Emkhar-Tuur e Tisla-Lehergh e o gorr Ralv despertam do sono profundo um maahk. Este vê em Ralv um arcônida e o ataca. Hisab-Benkh para o maahk com um comando no seu idioma.
O aparelho de tradução do maahk aprende rapidamente o tópsida e assim os pesquisadores apreendem sobre a biografia de Grek-487. Ele é um soldado simples, lutando tudo sua vida contra os arcônidas. Que ele dormiu durante milênios, não está claro para ele. Grek-487 considera o tópsida como um pesquisador neutro e aceita a oferta para levá-lo a bordo de uma espaçonave tópsida e encher seu tanque de hidrogênio.
Grek-487 é levado a bordo do couraçado tópsida, onde o maahk está destinado a se tornar prisioneiro do déspota. Porém Hisab-Benkh o empurra através de uma eclusa de ar, na atmosfera do planeta de metano Rayold.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.