Perry Rhodan e seus companheiros preparam a libertação de Crest. Para este fim, os contatos no serviço secreto de Allan D. Mercant, os novos desenvolvimentos técnicos de Lesly Pounder, as paracapacidades dos mutantes e os inesgotáveis recursos de Homer G Adams, disponíveis através da General Cosmic Company, são usados. O império corporativo da GCC também inclui os serviços de bufe que abastece o Supremo Tribunal Federal. Rhodan e Bull escondem-se em um caminhão da empresa dirigido por Iga Tulodziecki. O teleportador Ras Tschubai vai sentado no banco do passageiro. A PHOENIX, que foi reparada, também é levada. Uma ação espetacular é criada para prover distração: o protótipo de uma aeronave, em que um material de revestimento avançado para missão espacial foi remodelada no espaçoporto do antigo Cabo Canaveral para se assemelhar a uma nave esférica arcônida. Essa nave se aproxima do tribunal.
A equipe de Mercant faz uma parede do tribunal ruir sob uma explosão controlada. Flipper que só pediu para participar da audiência a fim de salvar seu amigo Manoli é atacado e morto por Deegan. A “nave esférica” é baleada e cai em uma explosão inofensiva. Porém, surge uma verdadeira espaçonave arcônida na frente do prédio! É a velha TOSOMA IX, uma nave auxiliar de 60 metros, que estava estacionado na base de Vênus. Thora e Rico voaram à Terra, para salvar Crest das garras dos bárbaros terráqueos. Nem Thora nem Rhodan puderam impedir Monterny e Deegan de desaparecer com Crest. Thora dá a humanidade um ultimato. Caso Crest não seja entregue no prazo de 24 horas, ela vai destruir a Terra. No entanto, ela se limita a bombardear alguns pontos turísticos terráqueos, com a energia das armas de sua nave, depois do prazo.
A pista de Monterny leva ao Forte Sunrise nas montanhas de Adirondack. Usando Crest como isca Monterny visa atrair Thora, porque ele precisa da sua espaçonave, para procurar o mundo da vida eterna. No entanto, não é Thora que surge para confrontá-lo, mas Rico – e o mesmo não pode sofrer a influência sugestiva de Monterny, porque o suposto arcônida é, na verdade, um robô. Deegan ataca Rico telecineticamente e destrói as entranhas do robô de forma que ficam irreparáveis. No entanto, Rico ainda consegue matar Deegan. Rhodan e Bull seguem a TOSOMA usando a PHOENIX. Rhodan ainda consegue ouvir as últimas palavras do robô que está “morrendo”. De repente, Sid González e Sue Mirafiore aparecem. Sid quer matar Monterny. Quando o sugestor tenta influenciar Sid, Sue demonstra o lado “negativo” de sua paracapacidade pela primeira vez. Ela não só pode curar, mas também matar as pessoas. Monterny morre devido à proliferação explosiva de suas células, que acabam estourando suas veias e parando seu coração. O teleportador Tako Kakuta se recusa a ajudar seu antigo mestre.
Tatiana Michalovna aplica em Ivan Goratchim uma injeção que lhe acorda. Monterny já havia dado ao mutante um comando pós-hipnótico. Portanto Goratchim usa sua capacidade de detonador contra a TOSOMA. O escudo de energia da nave entra em colapso. A nave danificada cai. Tako Kakuta coloca Thora em segurança a tempo. A arcônida surpreendentemente diz “obrigado”. Com o coração pesado Reginald Bull destrói a PHOENIX para criar uma distração a fim de que todos possam voltar para Gobi. Em Terrânia Perry Rhodan e seus companheiros no dia 16 de Julho de 2.036 criam a União Terrana, e a partir daí os terráqueos serão conhecidos como Terranos.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.