Algum tempo depois, o CEDRO atingiu o país, onde leva a nova ordem de Atlan: na ilha do norte, que será chamada de Inglaterra, um alienígena incomum está encalhado. Ele é um ser, como nunca visto antes por Atlan: grande, preto, quatro braços e três olhos, e já as primeiras observações mostram ao arcônida e seus amigos que ele é de excepcional resistência e tenacidade. Parece como se ele pudesse transformar temporariamente seu corpo em pedra. Parte de sua força, ele usa agora para criar um observatório que lhe permitirá determinar a sua posição. Independentemente das suas necessidades, força os nativos de um assentamento próximo, para ajudá-lo. Uma vez que ele souber a sua posição, será possível para ele, com a sua última energia, emitir uma ligação de rádio direcionada e chamar equipes de resgate. A demanda da superinteligência AQUILO é para evitar isso, o que levanta em Atlan um conflito, porque para ele essa ligação de rádio poderia ser a sua salvação. Ele fica, portanto, inicialmente hesitante e antes se limita a observações. Pode ser visto a partir das imagens que a águia robotizada fornece a Atlan, que o encalhado ocasionalmente sofre convulsões de destruição descontrolada. Depois de um desses ataques, o alienígena destrói o pássaro robótico com uma enorme arma de energia. Isto lhe revela a natureza do ser, e ele agora está avisado.
Em um novo ataque do estranho, Atlan sucede em roubar a arma de energia de sua nave. Quando ele retorna, porém, ele verifica que o astronauta não só destruiu partes da aldeia, mas também alguns dos seus homens foram mortos. Agora fica claro a sua determinação de que o alienígena deve ser morto. Enquanto ele faz os últimos preparativos para a sua ligação de rádio, Atlan penetra novamente na nave para interromper as linhas de fornecimento de energia. Usando a arma de energia e todos os equipamentos que puderam trazer, Atlan e seus homens atacam o gigante de pele negra e, em seguida, podem destruí-lo em uma luta prolongada.
Por um tempo Atlan e seus amigos permanecem entre os moradores para corrigir os piores danos que foram causados pelo alienígena gigante. Depois de se certificar que a aldeia vai sobreviver ao próximo inverno, eles também ensinam as pessoas novas técnicas. Desta forma, talvez a ilha um dia será integrado a um destino interessante para a crescente rede de civilizações de mercadores. Assim, a Humanidade está em outro pequeno passo mais perto do objetivo, Atlan coloca todas as suas esperanças sobre isso: a capacidade de possuir e construir espaçonaves. Mas até então, muitos milhares de anos irão passar, e após o retorno do CEDRO para as águas do Mediterrâneo, o arcônida usa uma pequena fração desse tempo para aproveitar a vida com sua companheira, antes de ambos retornarem à cúpula submarina de segurança novamente.
Nota: A falta de conhecimento de Atlan sobre a espécie halutense é provavelmente devido ao apagamento de memórias específicas por AQUILO (ou um erro do autor). No PR0200, ela já se lembra, com a visão de Icho Tolot, sobre um encontro com os halutenses já no decurso da Guerra do Metano.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.